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3 erros comuns que fazem um e-commerce perder dinheiro

Hoje falaremos sobre 3 erros comuns que sempre vemos gestores de e-commerce cometendo. Apesar de serem erros comuns, eles não deveriam acontecer, pois geram prejuízo para o e-commerce. Quer saber quais são? Continue conosco!

1- Não levar em consideração sua curva ABC de produtos

Caso você não conheça a curva ABC dos seus produtos, isso pode fazer com que você deixe de dar prioridade ou contato a um produto que tem mais potencial de venda. 

Por exemplo: você sabe no seu e-commerce, qual é o seu produto mais visitado e que não converte bem? Se você tem um produto que é muito visitado e não converte bem, talvez você deva colocar um pouco de empenho nele e realizar algumas ações, como fazer um cadastro de produto melhor, encontrar algum problema no nome ou na descrição do produto ou até mesmo efetuar um pequeno ajuste de preço. Ao fazer isso, é possível que você consiga transformar uma parte um pouco maior desses visitantes em clientes, deixando de perder dinheiro com aquele produto.

Outra pergunta: você sabe qual o seu produto de maior conversão percentual? Ou seja, do total de visitas que aquele produto recebe, quantos de fato compram ele? Ao descobrir esses produtos, você pode conseguir gerar mais tráfego para aquela página e consequentemente mais venda.

Uma curva ABC padrão é feita com base no faturamento. Através do Princípio de Pareto, temos que em torno de 20% dos seus produtos mais vendidos, são os responsáveis por  80% do seu faturamento. Então claro que você vai cuidar muito melhor desses produtos, gerenciando bem o estoque deles, negociando com os fornecedores e aumentando sua margem, entre outras coisas que você pode fazer com foco nesses produtos.

Lembrando que a curva de faturamento não é a única forma de analisar o seu mix de produtos. Você pode fazer curvas com a mesma lógica do Princípio de Pareto para encontrar os produtos mais visitados, produtos de maior conversão, e assim poder agir para que eles rendam mais vendas para o seu e-commerce.

O que são os grupos da curva ABC?

Grupo A: são os 20% dos seus itens mais vendidos, que normalmente vão corresponder a 80% do seu faturamento.

Grupo B: são 30% dos seus itens, que correspondem a 15% do seu faturamento. Sendo assim: A+B = 95% do seu faturamento.
Grupo C: são os outros 50% dos itens, mas que correspondem somente a 5% do seu faturamento.

e-commerce

Você pode utilizar essa lógica para criar curvas de itens do seu e-commerce, como as de mais visitados e maior conversão, e assim usar estratégias para cada um deles e escalar suas vendas.

2- Não acompanhar indicadores importantes do seu e-commerce

Indicadores como as conversões de visitantes únicos para carrinho > de carrinho para checkout > e de checkout para a página de confirmação do pedido devem ser acompanhados semanalmente, o que ajuda muito a encontrar problemas de forma mais rápida. Ao comparar as conversões atuais com as conversões passadas no seu histórico, você pode encontrar gargalos que estão acontecendo em um desses passos e resolvê-los, fazendo com que você pare de perder dinheiro com esse gargalo.

É muito importante deixar no e-commerce um canal disponível para contato rápido, como um chat ou botão de Whatsapp para que as pessoas possam pedir ajuda em algum problema do site. É assim que descobrimos problemas no site que podem atrapalhar as vendas.

3- Não analisar os canais de tráfego separadamente

É bastante comum você ver uma análise de tráfego total, mas deixar de ver por exemplo, qual é o canal que te traz maior rentabilidade, que possui um custo menor de aquisição de cliente. Você sabe se o investimento que vem das mídias sociais traz um custo de aquisição de cliente mais barato ou mais caro que o seu investimento em Google ads, por exemplo?

Quais outros canais de tráfego são interessantes para você? Tráfego direto, tráfego orgânico, e-mail marketing? Um acompanhamento constante desses canais de venda de forma separada é muito importante para você conseguir tomar decisões que vão trazer rentabilidade para o seu e-commerce!

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Obrigado pela atenção, essa foi mais uma Quinta Digital! Até a semana que vem. Pra cima!