fbpx

4 Passos para Alcançar seus Objetivos

4 Passos para Alcançar seus Objetivos

No início dos anos 2mil eu me encontrei trabalhando no exterior em um início de carreira promissor. Eu estava entre grandes profissionais com os quais aprendia muito e rapidamente fui promovido. Tinha a nítida visão de que caminho estaria traçado e meu futuro financeiro seria tranquilo bastando somente seguir em frente com aquele plano. Mas havia um problema, eu não estava feliz! Me dei conta de que aquele plano não era meu e de que eu estava seguindo para viver uma vida longe dos lugares, das pessoas e das atividades que mais amava e que me faziam feliz.

Me perguntava a todo momento como eu havia chegado até ali e porque me deixei levar pela sequencia de decisões que tomei. Anos mais tarde conclui que o que me faltou foi ter uma visão do que eu queria para minha vida e que meu foco estava em o que eu queria para minha carreira. 2 anos se passaram até que decidi largar tudo, voltar para o Brasil e começar de novo, desde o ponto zero.

Hoje entendo que meu trabalho deve dar suporte e sustentar o estilo de vida que quero levar e que eu não tenho que viver um certo estilo de vida para sustentar meu trabalho. Para isso é preciso entender com clareza e exatidão quais são os seus grandes sonhos e torná-los o seu grande objetivo de vida.

Receba o plano de marketing digital feito especialmente para seu negócio. Agende seu diagnóstico!

A definição de um objetivo claro deve ser o primeiro passo de seu planejamento pessoal. Um objetivo é uma visão futura do que você quer alcançar. A partir desta visão é possível criar um planejamento ao quebrar este objetivo em pequenas partes chamadas metas. O conjunto de sucessivas metas irão compor um passo a passo para o seu sucesso.

Um estudo feito pelo Dr. Gail Mattews, professor de psicologia da Dominican University of California revela o quanto ter um objetivo é importante mas não basta somente defini-lo. É preciso ir além. Entenda porque:

Matthews recrutou 267 voluntários com diferentes perfis e os separou em 5 grupos:

Grupo 1 Foi solicitado a este grupo definir mentalmente alguns objetivos relacionados ao seu negócio que poderiam ser realizados dentro de 4 semanas. Eles deveriam também classificar estes objetivos quanto a dificuldade, a importância, sua motivação e o empenho necessário para realizá-los. Também deveriam definir objetivos considerando suas habilidades e recursos para realizá-los.

Grupo 2 Solicitaram a este grupo objetivos com as mesmas atribuições que as solicitadas ao grupo 1, porém pediram a este grupo que anotassem por escrito estes objetivos e suas qualidades.

Grupo 3 Além das solicitações feitas ao grupo 2, pediram também que escrevessem ações com as quais se comprometeriam a realizar para cumprir seus objetivos.

Grupo 4 Para este grupo, além de escreverem ações com as quais se comprometeriam, solicitaram também que compartilhassem essas ações com um amigo.

Grupo 5 Além das solicitações feitas ao grupo 4, pediram a este grupo que reportassem seus progressos semanalmente ao seu amigo.

Apenas 149 dos 267 voluntários chegaram ao fim do estudo e o resultado foi o seguinte:

Grupo 1 – Realizou 43% de seus objetivos Grupo 4 – Realizou 64% de seus objetivos Grupo 5 – Realizou 76% de seus objetivos

O grupo com maior grau de comprometimento teve um desempenho 77% maior que o grupo que somente visualizou seus objetivos.

Gere Resultado com Facebook e Instagram. Alcance seu público, atraia oportunidades e conquiste clientes.

Não havia como incluir um grupo neste estudo que não tivesse definido nenhum objetivo, não funcionaria. Imagine como alguém ou alguma empresa sem objetivos bem definidos pode vagar na linha do tempo sem realizar e evoluir.

Os 4 Passos para alcançar seus objetivos:

1º passo O Poder da Visão O primeiro passo para a criação de um objetivo é descobrir o que você quer. Se você não sabe o que quer, você não vai saber o que você precisa para chegar lá. Permita-se a sonhar.

Tire um tempo para você e imagine um dia perfeito que acontecerá daqui há 3 anos. Não tenha medo de pensar grande. Imagine como está o céu, onde você mora, onde você trabalha e com quem você está trabalhando. Como está seu relacionamento afetivo? Suas condições físicas e psicológicas? Onde você está morando? Use todos os seus sentidos em sua visão para torná-la a mais real possível. O que você vê, o que você escuta, os cheiros envolvidos, sabores, etc. Descreva por escrito sua visão, quanto mais detalhado melhor.

2º passo O planejamento É a sequência de ações para alcançar seu objetivo. Pegue suas anotações e crie uma lista escrita de metas concretas. Se em sua visão você se imaginou um empreendedor dono de seu próprio negócio, o seu objetivo em relação a sua vida profissional é ser o dono de uma empresa. Quebre este objetivos em partes menores e defina uma meta para cada um destas partes. Uma destas metas poderia ser a de realizar um plano de negócios. Defina um prazo viável para realizar essa meta e dê um indicador de sucesso pra ela, como por exemplo, ter o plano de negócios finalizado por escrito no próximo semestre. Crie os próximos passos e metas subsequentes e necessárias para realizar seu objetivo de ser dono de seu próprio negócio ao fim do terceiro ano. Nossas maiores realizações são um conjunto de pequenas conquistas, metas alcançadas. Se achar melhor, quebre as metas em partes ainda menores, sempre com indicadores de sucesso e prazos.

Esteja nas primeiras posições do Google com anúncios que geram resultados. Agende sua consulta e receba o melhor plano para seu negócio!

Como criar metas:

Uma meta bem definida deve ser SMART:

S pecific M easurable A rchievable R ealistic T ime-bound

A “versão brasileira” que melhor define as características de um bom objetivo é:

Específico Mensurável Realizável Relevante Com Prazo definido.

3º passo Comprometa-se e Compartilhe sua visão, suas metas e, quando fizer sentido, os papeis e responsabilidades de cada pessoa envolvida nessa jornada. É como sair muito cedo pra caminhar, se você combinou com alguém e essa pessoa vai passar bem cedo em sua casa para te acompanhar em seus exercícios, a chance de você deixar de ir é muito pequena, ou quase nenhuma.

4º passo Reporte seus Avanços Conte para as pessoas envolvidas em sua jornada cada conquista. Lembre-se de celebrar cada meta atingida pois, além de divertido, é importante para te dar energia para seguir em frente. Celebre, comemore cada meta atingida, mesmo as menores. Fazendo isso você fortalece atitudes que te levaram até o sucesso e ganha confiança para ir em frente e realizar o próximo passo. Memorize bem esse momento de sucesso. Nos pontos difíceis do seu caminho, se pensar em desistir, lembre-se de sua visão e das comemorações dos sucessos alcançados. Releia suas anotações e enxergue o caminho percorrido até este ponto em que está, isto vai te revigorar e te colocar de volta ao caminho.

Use benchmarks são uma ótima maneira de mantê-lo no melhor caminho. Defina uma referência para cada objetivo e colha informações sobre ela. Por exemplo, se sua visão é ter um estilo de vida com mais liberdade de tempo, procure uma referência personificada para isso, assim você saberá se está indo rápido ou devagar demais em direção ao seu objetivo. Faça ajustes em seu cronograma para colocar-se em um ritmo que faça sentido às suas expectativas.

Agende uma consulta com nosso especialista em e-commerce para definir a loja virtual ideal para seu negócio

Se responsabilize por tudo que te acontecer, pois tudo que acontece a você são resultados de suas próprias escolhas passadas. Coloque-se no controle e decole sua vida pessoal.

Neste vídeo você pode ver um breve exemplo prático deste conteúdo.

Gostou deste conteúdo? Então vou te pedir um favor, me ajude a levar a mensagem em frente! Compartilhe este post em sua linha do tempo do Facebook usando os botões abaixo e marque um amigo que ficará feliz em saber que você lembrou dele ao ler este artigo.

Aproveite e clique nos botões abaixo para see inscrever em meu canal do Youtube e Curtir minha Fanpage no Facebook, assim você não vai perder nenhuma atualização.

Deixe seu comentário

Sobre o autor

Newsletter

Receba conteúdo em primeira mão!

Siga-nos

Share This