fbpx

5 lições que você pode aprender com o marketing da Amazon

Fundada em 1994 em Seattle, nos Estados Unidos, a Amazon foi uma das primeiras companhias a obter destaque com a venda de produtos na internet. Hoje em dia, ela é um dos maiores players do mercado, e seu fundador, Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo.

Sem dúvidas, a Amazon é um case de sucesso. A boa notícia é que algumas das suas estratégias de marketing podem ser utilizadas por empresas de diferentes tamanhos e seguimentos de mercado.

Por isso, hoje vamos apresentar cinco lições que você pode aprender com o marketing da Amazon e aplicar em sua empresa para alcançar mais visibilidade e obter melhores resultados em vendas. Ficou curioso? Então, continue com a gente e saiba mais!

1. Estratégia de marketing personalizada

A estratégia de marketing da Amazon é focada quase que exclusivamente em marketing digital. O diferencial é que grande parte desse trabalho é realizado por meio de seu próprio site.

Apesar da existência de perfis institucionais em redes sociais como o Instagram, a arquitetura de venda do site é altamente intuitiva e funcional.

Produtos separados por nicho, itens mais vendidos por categoria, recebimento de sugestões personalizadas e criação de “Lista de desejos” (ao ocorrer promoção em algum dos itens incluídos, a plataforma informa o percentual de desconto em relação ao preço inicial) são algumas das funcionalidades existentes para aumentar o interesse do público e facilitar a compra.

E-mail marketing

Além do site, a Amazon investe substancialmente em e-mail marketing. Envio de ofertas sazonais, divulgação de lançamentos e promoções relâmpago são alguns dos gatilhos para o envio.

Mas o grande diferencial da empresa é que a abordagem é totalmente personalizada. O marketing da Amazon utiliza informações como o comportamento do cliente no site, histórico de compra, localização, idade e gênero para criar e-mails personalizados, aumentando as chances de conversão, uma vez que o cliente é qualificado.

Aqui o foco é ser funcional! Esse modelo fica claro desde o layout dos e-mails enviados: sem grandes toques artísticos, o objetivo é promover venda. Com técnicas de remarketing e retargeting, a estratégia utilizada pela Amazon ficou conhecida como o melhor e-mail marketing do mundo.

Faça o teste! Cadastre-se no site e busque analisar informações disponíveis, fluxos de compra e e-mails recebidos. Procure enxugar processos desnecessários e burocráticos e investir na personalização do conteúdo. Isso fará com que sua equipe de venda tenha acesso a clientes mais qualificados, aumentando lucros e otimizando investimentos.

2. Relacionamento de qualidade com o cliente e logística eficiente

O marketing da Amazon reconhece que não faz sentido investir em divulgação, cujo objetivo principal é a venda, se não existe a capacidade de oferecer um atendimento de qualidade e uma logística eficiente.

Atendimento ao cliente e itens de ajuda estão dispostos em todo o site e norteiam o cliente para a solução de problemas, envio de dúvidas ou questionamentos. O processo de logística da empresa também merece atenção especial.

Um dos principais argumentos dos clientes é a rapidez com que os pedidos chegam em suas casas. Para que esse sistema funcione de forma eficaz, organização, treinamento de funcionários e investimentos em sistemas para automatização são peças chave.

Ter um canal de comunicação em que o cliente consiga entrar em contato de forma rápida e fácil, e informar prazos de entrega e cumpri-los é essencial para a credibilidade de uma marca. Invista na qualidade de atendimento e honre os prazos que foram acordados para ter uma loja de sucesso.

3. Não tenha medo de apostar na inovação

A Amazon é uma das empresas que mais investe em pesquisa de inovação. Dentre esses trabalhos, um dos resultados mais conhecidos é o desenvolvimento do Kindle, o eReader da empresa.

Além de concentrar a venda dos dispositivos e criar um novo nicho de produtos, ela foi mais longe e lançou o Kindle Unlimited. Um programa de assinatura no valor de R$ 19,90 que disponibiliza mais de 700 mil títulos de e-books

Por isso, investir em aplicativos, programas de fidelização, ferramentas de automatização de marketing e softwares de gestão irão fazer com que a empresa fortaleça suas ações, tanto operacionais como de marketing, e ganhe agilidade para tratar questões críticas.

4. Observe a concorrência

É inegável que parte do investimento em pesquisa e tecnologia realizado pelo marketing da Amazon tem como objetivo se manter em nível de igualdade ou superior ao de seus concorrentes.

Para não ficar para trás, a empresa se propõe a adentrar mercados ainda não explorados pela marca. Como é o caso do Amazon Prime Vídeo, concorrente direto do serviço de streaming Netflix.

Outro segmento em que empresa atua é a oferta de serviços de infraestrutura de TI por meio de ferramentas web, conhecidos atualmente como computação em nuvem. Aqui, a AWS (Amazon Web Services) tem como concorrentes empresas de tradição e renome, como Microsoft e Google.

Investir em um segmento completamente novo pode não ser uma boa ideia para empresas que não possuem orçamento para altos investimentos. Mas se manter atento às novas tecnologias e observar quais técnicas estão sendo utilizadas pela concorrência é essencial!

5. Mantenha um posicionamento de marca

A Amazon possui um posicionamento de marca que, ao englobar os itens citados anteriormente, transmite autenticidade e inspira credibilidade aos clientes. Mas essa não é uma tarefa fácil!

Um bom posicionamento de marca pode ter um impacto significativo nos resultados de uma empresa. Dentre alguns dos principais itens para desenvolver um posicionamento de sucesso, estão:

  • conheça o seu público alvo;
  • entenda as características e particularidades do seu nicho de mercado;
  • analise os concorrentes e defina sua vantagem competitiva;
  • entenda como é possível trabalhar a inovação em seu segmento de atuação.

Ou seja, conhecer o seu público, suas expectativas e desejos e se manter atento às novidades tecnológicas é um ótimo início pra estruturar um posicionamento de marca. Em complemento, desenvolva um plano de comunicação para trabalhar as ações de marketing de forma mais detalhada. Seja estratégico! Com a estratégia definida fica muito fácil colocar em prática.

Gostou de saber mais sobre o marketing da Amazon? Então, que tal receber novidades em primeira mão? Assine nossa newsletter e fique por dentro de temas como esse!