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5 melhores estratégias de marketing digital para investir já

Quem deseja investir no e-commerce precisa ficar atento a uma série de questões técnicas, como a plataforma, os sistemas de pagamento e as modalidades de frete a serem escolhidas. Porém, não adianta ter uma loja virtual perfeita se o seu público não a encontra. É aí que entram as estratégias de marketing digital.

Quer descobrir as melhores estratégias para você investir já? Estão todas logo abaixo!

1. Marketing de conteúdo

Criar conteúdo relevante para o seu público é uma das melhores maneiras de mostrar que a sua empresa entende do assunto. Ao fazer uso do marketing de conteúdo, há um estreitamento no relacionamento entre empresa e clientes, uma vez que a comunicação entre as partes não é estabelecida apenas no momento da venda.

Para fazer uso dessa estratégia, você precisa saber quais e onde o seu público busca as informações relacionadas ao seu segmento. As principais redes sociais, se prefere texto, imagens ou vídeos são alguns dados importantes. Porém, o principal é fazer uso de um blog.

Ao manter um blog com conteúdo que desperta interesse no seu público, você, além de se tornar autoridade, melhora os resultados com as buscas orgânicas ao utilizar termos-chave pesquisados por seus visitantes.

2. SEO

Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca é o que significa a sigla SEO, termo extremamente importante para quem almeja sucesso na web. É por meio das técnicas de SEO que será possível que a sua loja virtual seja encontrada em buscas orgânicas.

O resultado de uma busca orgânica é aquele em que a pessoa faz uma pesquisa em um buscador, como o Google, por exemplo, e clica em um site que esteja na lista e que não seja patrocinado, ou seja, sem a necessidade de pagar. A importância da busca orgânica se deve por dois pontos:

  • o primeiro, é que não há custos para que a sua página apareça entre os primeiros da lista. O que você precisa é utilizar as técnicas corretamente, como por meio do marketing de conteúdo mencionado acima;

  • o segundo, é que os usuários tendem a optar com mais naturalidade pelos resultados orgânicos, muitas vezes abrindo mão do link pago.

Para colocar essa estratégia em prática, você precisa ter organização e paciência. A organização é para ter um planejamento para definir as palavras-chave que são mais buscadas pelo seu público e garantir que elas estejam em suas postagens. A paciência é por conta do tempo que os primeiros resultados gastam para surgir, entre 6 e 12 meses.

Porém, não desanime! Aprofunde seus conhecimentos em SEO porque, depois desse período inicial, o retorno é consistente e vale muito a pena.

3. Links patrocinados

Para enfrentar a demora que o SEO costuma demandar para apresentar resultados positivos, usar links patrocinados é uma alternativa interessante dentre as estratégias de marketing digital, pois o seu retorno é rápido.

Explicando melhor, essa estratégia é realizada quando você se dispõe a pagar determinado valor para que um link que direciona para o seu site ou loja virtual apareça para pessoas que possuem o perfil estabelecido ou busquem determinadas palavras. É o caso dos primeiros resultados que aparecem nas buscas do Google, com a palavra “Anúncio” ao lado.

Você poderá usar essa estratégia não só no Google, mas também, em redes sociais que o seu público utiliza, como o Facebook, YouTube ou LinkedIn. O interessante dessa ferramenta é que os valores serão pagos apenas no caso de pessoas clicarem no link e abrirem o seu site. Também é possível estabelecer valores máximos que esteja disposto a investir, controlando os gastos.

Outras vantagens é que não existem valores mínimos para contratação e a possibilidade de segmentar a audiência dos anúncios, fazendo com que apenas as pessoas que interessam para você recebam a sua propaganda.

4. E-mail marketing

Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das estratégias de marketing digital mais importantes, pois permite chegar à caixa postal do seu lead. Com uma abordagem correta, as chances de fechar vendas pelo e-mail marketing são grandes. Porém, tem muita gente desperdiçando a oportunidade ao cometer diversos erros na estratégia.

Os mais graves e que você não pode cometer de jeito nenhum são:

  • utilizar serviços de e-mails pessoais, como Hotmail ou Gmail, para disparar as mensagens. Além de não inspirar profissionalismo, as chances de cair na caixa de spam são enormes;

  • escrever títulos muito longos e pouco chamativos;

  • enviar mensagens que não agregam valor ao cliente, sem oferecer algo que seja realmente interessante para o receptor;

  • abusar da quantidade de mensagens, o que acaba irritando as pessoas.

Para utilizar corretamente a estratégia, conte com ferramentas construídas para essa finalidade, como o Mailchimp. Por meio dele, você cria listas personalizadas, campanhas segmentadas e mensura os resultados obtidos, tornando a estratégia muito mais assertiva.

5. Mídias sociais

Os resultados apresentados pela pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015 são de impressionar. O estudo é feito em mais de 40 países, considerando o comportamento dos internautas em seus PCs, smartphones e tablets. O intuito é definir um panorama de tendências digitais.

Segundo essa pesquisa, a audiência em mídias sociais no Brasil ultrapassa o total de usuários de desktop da Argentina, Chile, Colômbia e México somados. Além disso, as mídias sociais representam 1 a cada 4 minutos gastos na Internet no Brasil.

Vai desperdiçar esse público? Porém, não basta fazer um cadastro em cada rede social e replicar suas postagens em todas elas sem qualquer critério. Mais uma vez, você precisa conhecer o seu público e saber qual rede social ele prefere. Depois, crie conteúdo específico para aquela mídia e estimule o engajamento dos seus seguidores.

Para dar ainda mais resultado, impulsione postagens e utilize os links patrocinados já mencionados. Além disso, esteja sempre aberto a se comunicar com as pessoas, pois essa é a essência das redes sociais. Jamais deixe comentários sem respostas. Por último, monitore sempre o que as pessoas estão dizendo sobre a sua loja virtual. Intervenha rapidamente nos comentários negativos e estimule os positivos.

Você deve ter percebido que as estratégias de marketing digital se entrelaçam. Realmente, ao fazer uso de uma delas, acaba-se utilizando outras também. Ao investir em mídias sociais, por exemplo, é importante cuidar também do marketing de conteúdo, e esse último pede técnicas de SEO.

Além disso, independente de qual das estratégias de marketing digital for priorizar, sempre tenha o cuidado de mensurar os resultados. Somente assim, você saberá se está caminhando para o rumo certo.

Por último, mas na mesma importância, está a organização. Ter campanhas claras e objetivas facilitam a sua implementação. Para isso, descubra como fazer o planejamento de marketing para 2018 e comece agora mesmo!