Sua loja online não cresce? As vendas do seu e-commerce estão com baixo desempenho ou aquém das expectativas? Você pode estar cometendo alguns erros básicos sem perceber.
Para te ajudar a visualizar melhor os erros que podem comprometer o crescimento do seu negócio, preparamos este conteúdo para mostrar cinco motivos pelos quais seu e-commerce pode estar estagnado.
Continue a leitura conosco para conferir.
1. Falta de planejamento e estratégias
O primeiro grande erro que leva à estagnação do e-commerce é não se planejar. Quais metas você busca atingir? Quais estratégias você está implementando? Quais os próximos passos do seu negócio?
Essas são perguntas importantes que você deve se fazer para guiar o crescimento da sua loja virtual.
A partir deste planejamento, você poderá traçar e aplicar boas estratégias para tirar seu e-commerce da estagnação. Estratégias sólidas e diferenciadas são o primeiro passo para crescer.
2. Falta de investimento em marketing digital
Este é um problema que pode parecer óbvio, mas ainda há muitos e-commerces cometendo. Sua loja é virtual, seu terreno é a internet, logo, investir em marketing digital é primordial para vender.
Mas claro, não é só impulsionar uma postagem no Instagram e Facebook e esperar que os resultados sejam imediatos.
O marketing digital é muito amplo e complexo, e é importante ter isso em mente para desenvolver as melhores ações para trazer retorno a curto, médio e longo prazo. Anúncios em mídia paga, e-mail marketing, SEO, são estratégias capazes de fazer seu e-commerce faturar mais.
3. Cadastro de produto incompleto
Para começar, a descrição dos seus produtos é um dos principais pontos de contato entre sua loja e seus visitantes. É neste espaço que as pessoas tiram as primeiras dúvidas e se certificam de que encontraram exatamente o que estavam procurando.
Descrições ambíguas e com erros gramaticais geram desconfiança e podem afastar seus consumidores. Por isso, é importante investir em descrições claras e originais, evitando inclusive copiar informações do site do fabricante, até porque isso pode afetar o ranqueamento do seu site no Google.
Boas descrições de produtos possuem algumas características:
- Clareza: a descrição do produto ou serviço é clara, não deixando margem para dúvidas;
- Objetividade: a escrita é objetiva e direta ao ponto. Isso é importante até mesmo considerando o fato de que hoje muitos clientes não dispõem de tanto tempo para fazer leituras longas;
- Resolve as dúvidas do cliente: a descrição é capaz de resolver as principais dúvidas dos cliente, por exemplo, apresentando as funcionalidades do produto e suas principais vantagens.
Além da descrição, é importante cadastrar boas imagens e vídeos, afinal, diferentemente da loja física, no e-commerce o cliente não pode tocar, sentir nem experimentar o que está comprando. Logo, ter fotos e vídeos que demonstrem a aparência do seu produto em vários ângulos diferentes é importante para estimular a compra e evitar inclusive futuras devoluções e/ou reclamações.
A ficha técnica é outro ponto importantíssimo que garante que o cliente se sentirá seguro para comprar. Faça questão de preencher todos os campos possíveis, com informações corretas e atualizadas, assim seu cliente sente a confiança de que está fazendo a melhor escolha e não tem a surpresa indesejada de comprar algo que não é como esperava.
Por último, mas não menos importante, tenha um campo de avaliação disponível na página do produto para que os consumidores possam dividir suas experiências com outros compradores.
4. Site difícil de navegar ou duvidoso
Sua loja virtual deve oferecer uma boa experiência para os clientes, ser fácil de navegar e possuir um layout profissional. Caso contrário, os visitantes poderão se sentir perdidos ou mesmo desconfiados da qualidade e confiabilidade do seu site.
Tenha disponível em seu site todas as informações de contato possíveis, como e-mail, telefone, WhatsApp, chat, e por aí vai. Além disso, é importante que seu CNPJ esteja visível no rodapé da página, para que seja facilmente consultado pelos clientes. Ambos os pontos são importantes para transmitir confiança e transparência.
5. Má gestão do estoque
Este é um dos maiores desafios no cotidiano das lojas virtuais, gerenciar seu estoque corretamente garante que você estará sempre preparado para atender as demandas de seus clientes.
Para te auxiliar, existem algumas metodologias de gestão, uma delas é a curva ABC, que faz a classificação dos itens de acordo com sua importância. Com isso, os produtos são divididos em 3 grupos:
- Grupo A: produtos muito importantes, normalmente 20% dos itens, que representam 80% do faturamento;
- Grupo B: produtos importantes, cerca de 30% dos itens, que representam 15% do faturamento. Ou seja, A+B = 95% do faturamento;
- Grupo C: produtos pouco importantes, aproximadamente 50% dos itens, que representam 5% do faturamento.
Ao definir sua curva ABC, você verá os produtos mais importantes da sua loja, aqueles que estão no grupo A. Não deixe que o estoque desses itens acabe, negocie com fornecedores e busque aumentar sua margem de lucro sobre esses artigos.
Os produtos do grupo B são importantes e devem estar em segundo lugar na lista de prioridades. Já os produtos do grupo C são menos importantes, representando menor faturamento para o negócio, ainda assim, não devem ser esquecidos de maneira alguma.
Esses são os 5 principais motivos que podem levar um e-commerce à estagnação. O que achou do conteúdo?
Quer receber mais materiais como esse, que podem ajudar a levar seu e-commerce ao sucesso? Acesse nossa newsletter para receber todos nossos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada.