O mundo está cada dia mais online. Por isso, investir em e-commerce já virou questão de sobrevivência para qualquer negócio, principalmente para aqueles que ainda estão realizando vendas somente por meio de suas lojas físicas.
O fato é que a internet combinada com a tecnologia vem auxiliando muito a vida do consumidor de diversas maneiras, e uma delas é justamente facilitar a vida no momento de fazer alguma compra.
Portanto, os negócios precisam estar urgentemente presente nesse canal, tanto para não perder espaço para a concorrência quanto para aproveitar todo seu potencial e expandir as vendas além da sua localização geográfica.
Para ajudar você a entender melhor essa questão, vamos apresentar 5 razões para sua loja física investir em e-commerce. Confira!
1. Aumenta a satisfação dos clientes
Pensar na satisfação do seu cliente é uma boa razão para começar a investir em um e-commerce.
O fato é que cada vez mais os consumidores estão indicando amigos para fazer compras em lojas online em que tiveram uma experiência positiva.
Segundo um levantamento recente da E-bit, o índice de consumidores que fazem essa indicação já é maior do que 60%. Ou seja, isso mostra que cada vez mais as pessoas estão satisfeitas com as compras realizadas por meio da internet.
2. Melhora o relacionamento com os consumidores
Outro bom motivo para investir no e-commerce é que ele ajuda muito no relacionamento com os consumidores.
Estar presente na internet ajuda muito os clientes a encontrarem informações sobre o negócio, bem como sobre os seus produtos. Isso gera comodidade e facilidade, pois eles conseguem obter essas informações sem sair de casa, algo que é muito valorizado pelo consumidor nos dias de hoje.
Além disso, a própria venda online e a utilização de blogs e das redes sociais ajudam a fortalecer a marca e ampliar esse relacionamento com os consumidores, disponibilizando mais possibilidades de se relacionar por meio de mais canais de comunicação.
3. Incentiva a fidelização dos clientes
Saiba que com o e-commerce é possível realizar diversas ações para incentivar o cliente a continuar comprando na sua loja. Estamos falando dos famosos cupons de desconto, dos programas de recompensa e até do frete grátis. Ações como essas são muito valorizadas pelos clientes.
Atualmente tornou-se comum que eles acabem optando por comprar onde são oferecidos os benefícios mais atraentes, principalmente em épocas de crise, em que seu poder aquisitivo torna-se cada vez mais limitado.
Nesse contexto, trabalhar dessa maneira ajuda a fidelizar e reter os clientes — e saiba que o e-commerce é o melhor lugar para se fazer isso!
4. Diminui os custos e aumenta as vendas
Diminuir os custos e vender cada vez mais se tornou algo totalmente viável quando se trata de um e-commerce.
Afinal, com ele não há muitas despesas com ponto comercial, visto que não é preciso pagar aluguel, água, luz, entre outros gastos. Ou seja, ter um comércio online é muito mais barato que manter uma loja física.
O bacana é que essa economia pode ser repassada para o cliente, tornando o produto mais barato, incentivando a compra e aumentando as suas vendas.
5. Aumenta a disponibilidade de vendas
Quando falamos de uma loja física, é preciso levar em consideração que ela funciona em horário comercial, que é preciso pagar funcionários, respeitar as leis de horário de funcionamento, entre outras coisas.
Com uma loja online, a disponibilidade de vendas aumenta, pois como a internet não para, aumenta-se a chance de vender mais, pois é possível atender os clientes que não podem comparecer na loja justamente no horário comercial.
Gostou de saber os motivos de investir em e-commerce? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!