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A importância de um conhecimento especializado na gestão de e-commerce

Hoje em dia qualquer pessoa pode montar uma loja virtual, mas o verdadeiro desafio mesmo é mantê-la funcionando. É aí que entra a importância de um conhecimento especializado na gestão de e-commerce.

Graças aos avanços tecnológicos, há inúmeras possibilidades — inclusive gratuitas — para expandir os negócios do mundo físico para o on-line. Entretanto, a falta de informações compromete o sucesso da marca.

Segundo uma pesquisa da Big Data Corp, muitos e-commerces “fecham as portas” depois de apenas 3 meses de atividade, e os principais motivos são falta de planejamento e de conhecimento do setor, além da profissionalização da equipe.

Assim como o desempenho de uma loja física está diretamente ligado à capacidade de liderança do gerente, o sucesso de um e-commerce segue o mesmo caminho.

Administração de um e-commerce

Diferentemente de uma loja tradicional, o e-commerce nunca fecha. Isso é ótimo para as vendas, pois você está vendendo 24 horas por dia, 7 dias por semana. Contudo, isso requer uma atenção constante.

Uma boa loja virtual requer o trabalho sincronizado de diversos mediadores, como desenvolvedor da plataforma, transportadoras, operadores de pagamento, fornecedores de produtos e sistemas antifraude.

Além disso, há os plugins que fornecem métricas e índices de desempenho do seu site, como o número de acesso por página, o tempo de navegação, as taxas de conversão e de rejeição, o abandono de carrinho, o ticket médio etc.

Um conhecimento especializado na gestão de e-commerce é fundamental para ter um olhar macro sobre todos esses elementos em prol da melhor administração do negócio.

Além disso, como um bom líder é papel do gerente pesquisar e cobrar os melhores prestadores de serviço, o que fica inviável se você não tiver ciência desses elementos.

Programação e métricas de um e-commerce

Você não precisa se tornar o mestre em programação para gerenciar, de forma eficaz, a sua loja virtual, mas inevitavelmente é preciso conhecer um pouquinho de alguns elementos, seja para monitorar ou para resolver pequenos problemas de forma rápida e pontual.

O primeiro ponto é entender como funciona a sua plataforma de e-commerce. O cadastro de produtos é fácil? Como fazer para personalizar o layout? Ela permite integração com o ERP da sua empresa?

Por mais que você terceirize ou tenha um web designer dedicado exclusivamente ao seu e-commerce, é preciso conhecer esses elementos para diagnosticar se o profissional está fazendo um bom trabalho.

Além disso, você precisará dominar o conceito e entender as estratégias de SEO, usar de forma correta as mídias digitais da sua empresa, acompanhar o resultado das campanhas de e-mail marketing e dos anúncios no Google e no Facebook.

Em posse dessas informações você consegue identificar os acertos, os erros e as estratégias para que a sua loja fique mais competitiva.

Tendências do consumidor

Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Quando falamos em negócios virtuais, é preciso compreender que há peculiaridades nesse grupo.

Uma loja virtual competitiva é aquela que oferece a melhor experiência de compra ao consumidor, mas para isso é preciso saber quem é esse cliente e o que ele espera.

O conhecimento especializado em gestão de e-commerce ajuda a mapear micro e macrotendências do consumidor on-line a fim de alinhar a sua loja com esses aspectos.

Atualmente, fazem parte dessas tendências a omnicanalidade, ou seja, a integração de todos os canais de uma empresa e também o acesso à internet por dispositivos móveis.

Ficou com alguma dúvida sobre o conhecimento especializado na gestão de e-commerce? Deixe um comentário!