joker123 Afinal, por que devo utilizar recursos audiovisuais no e-commerce?

Afinal, por que devo utilizar recursos audiovisuais no e-commerce?

Vender pela internet exige algumas estratégias, a fim de deixar os produtos mais atrativos e, dessa maneira, conseguir mais conversão. O gestor precisa ter em mente que, na aquisição online, o consumidor não pode tocar no objeto, o que tende a gerar mais insegurança. Para suprir essa falha, os recursos audiovisuais têm sido cada vez mais implementados e gerado ótimos resultados às empresas.

Por exemplo, uma das diversas pesquisas aponta que sites que utilizam vídeos junto aos conteúdos conseguem uma média de conversões de 4,8%, enquanto os que não usam alcançam 2,9%.

Continue a leitura e conheça alguns dos benefícios que essa prática traz à marca!

Promove maior interação

O uso de webinar no site, ou de lives no Instagram, permitem que o consumidor interaja mais com a marca. Isso o torna mais ativo e propicia uma ressignificação do produto, aumentando as chances de decisão. Além de loja e mercadorias se tornarem mais humanizadas, o usuário ainda pode se comunicar em tempo real, ter suas dúvidas supridas e sentir-se pertencente ao grupo de clientes especiais.

Deixa o relacionamento mais forte

Ainda que os vídeos não sejam ao vivo, eles podem ficar gravados no site do e-commerce, o que ajuda a melhorar a experiência de compra. Isso porque o consumidor, ao querer informações mais detalhadas, tem a possibilidade de tirar suas conclusões, de forma mais engajada que um texto escrito daria.

Além disso, canais como o YouTube ou o IGTV permitem que os seguidores acompanhem regularmente as novidades e promoções. Isso tudo melhora o relacionamento com os clientes e aumenta a possibilidade de fidelização.

Facilita a demonstração do produto

Costuma ser mais prático demonstrar a utilidade de um objeto ou dar dicas de uso por meio de recursos audiovisuais do que pela forma escrita. Essa última também é ótima, claro. Mas, às vezes, está sujeita a equívocos de interpretação, quando a explicação precisa ser detalhada. A gravação tende a deixar o conteúdo mais divertido e mais fácil de ser entendido.

Melhora o SEO e o ranqueamento

Os algoritmos do Google identificam como sites com conteúdos relevantes aqueles que oferecem boa experiência ao usuário. Sabendo disso, os vídeos ajudam a otimizar o SEO, deixando a página em posição mais favorável no ranqueamento. Um dos motivos é que essa estratégia faz as pessoas permanecerem mais tempo navegando no e-commerce, tornando-o mais relevante aos bots do buscador.

Viabiliza mais compartilhamentos

Vídeos são conteúdos fáceis de serem compartilhados, já que podem ser vistos em diversos meios, inclusive por dispositivos mobile. Com isso, o site da loja virtual consegue maior número de tráfego orgânico, além de a marca atingir muitos usuários e aumentar as possibilidade de vendas. Tais conteúdos podem, também, ser reutilizados em outros canais da marca, como as redes sociais.

Para utilizar os recursos audiovisuais na sua estratégia, primeiro é importante conhecer bem o público-alvo, pois isso deixará os vídeos mais direcionados. Também tente descobrir o tipo de conteúdo que esses clientes consomem, além das possíveis necessidades, dos desejos e dos problemas. Por fim, elabore um roteiro, para que você não se perca no meio da gravação e ela consiga ficar mais atrativa.

Quer mais dicas de vendas com o marketing digital? Então, continue navegando no site e leia nosso próximo artigo!

Open chat