A mudança no comportamento dos consumidores está fazendo com que as empresas busquem novas estratégias para atender as demandas exigidas. Com isso, surgiu o atendimento multicanal, que oferece diversos canais de contato para o público-alvo.
O crescimento do mercado junto ao surgimento de outros concorrentes a todo instante pode prejudicar o rendimento de uma empresa. Em razão disso, é preciso investir em estratégias que beneficiem o seu comércio perante o cliente.
Quer saber como o multicanal pode auxiliar na conquista do sucesso de um estabelecimento? Acompanhe este post e melhore os seus resultados!
O que significa atendimento multicanal?
De forma resumida, essa estratégia representa a atenção ao cliente em diferentes pontos de contato. Ou seja, a empresa se fazer presente em diversos meios em que o consumidor pode vir a solicitar orçamentos, tirar dúvidas ou até mesmo realizar reclamações.
Embora pareça simples, o atendimento multicanal ainda não é muito bem compreendido por algumas empresas que acabam perdendo espaço para a concorrência.
Quais são os principais benefícios de implementar esse modelo de atendimento em um negócio?
Existem diversas vantagens de aderir esse modelo de atenção ao consumidor para a sua empresa, além da facilidade do contato com o cliente. Abaixo, listamos os prós de se investir nessa estratégia:
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redução de custos: conforme a demanda da empresa, um funcionário é capaz de atender vários consumidores ao mesmo tempo, e algumas respostas podem ser automatizadas por meio de bots;
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mais opções de contato para os clientes;
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maior alcance em comunicação e melhora no tempo de atendimento ao consumidor.
Como estruturar um atendimento multicanal?
Agora que você já compreende a importância de utilizar essa estratégia, separamos algumas dicas de como implementar esse modelo de comunicação em sua empresa. Confira!
Escolha as plataformas e softwares apropriados
Para que os resultados sejam positivos, defina quais são os meios de comunicação mais utilizados conforme o seu público-alvo e, assim, priorize a qualidade do serviço nessas ferramentas.
Realize um planejamento adequado
O atendimento multicanal precisa ser eficiente em todas as plataformas, no entanto, isso só ocorre com uma preparação e treinamento dos profissionais responsáveis. Apenas um bom planejamento é capaz de auxiliar na obtenção dos resultados.
Defina os objetivos com clareza
Acelerar o tempo médio de resposta para o cliente? Melhorar a experiência de compra do consumidor? Antes de investir no atendimento multicanal a sua empresa precisa saber quais são as finalidades dessa ação.
Essa definição vai auxiliar durante todo o processo e melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido ao consumidor.
Quais canais devem ser integrados no multicanal?
Com o avanço da tecnologia, o atendimento multicanal conseguiu se expandir e as empresas conseguem se comunicar com o público em diferentes plataformas. Oferecendo experiências distintas em cada uma delas.
Saiba quais são os principais canais que devem ser integrados ao atendimento multicanal:
- SMS;
- chats;
- e-mail;
- redes sociais;
- telefone.
São essas várias possibilidades que proporcionam ao consumidor um atendimento personalizado, solucionando as suas dúvidas e necessidades rapidamente.
O atendimento multicanal pode parecer complexo, contudo, por meio dessa estratégia o seu negócio vai conseguir oferecer um serviço diferenciado e melhorar a imagem da marca perante os consumidores.
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