joker123 Atendimento multicanal: Como estruturar?

Atendimento multicanal: Como estruturar e beneficiar seu e-commerce?

A mudança no comportamento dos consumidores está fazendo com que as empresas busquem novas estratégias para atender as demandas exigidas. Com isso, surgiu o atendimento multicanal, que oferece diversos canais de contato para o público-alvo.

O crescimento do mercado junto ao surgimento de outros concorrentes a todo instante pode prejudicar o rendimento de uma empresa. Em razão disso, é preciso investir em estratégias que beneficiem o seu comércio perante o cliente.

Quer saber como o multicanal pode auxiliar na conquista do sucesso de um estabelecimento? Acompanhe este post e melhore os seus resultados!

O que significa atendimento multicanal?

De forma resumida, essa estratégia representa a atenção ao cliente em diferentes pontos de contato. Ou seja, a empresa se fazer presente em diversos meios em que o consumidor pode vir a solicitar orçamentos, tirar dúvidas ou até mesmo realizar reclamações.

Embora pareça simples, o atendimento multicanal ainda não é muito bem compreendido por algumas empresas que acabam perdendo espaço para a concorrência.

Quais são os principais benefícios de implementar esse modelo de atendimento em um negócio?

Existem diversas vantagens de aderir esse modelo de atenção ao consumidor para a sua empresa, além da facilidade do contato com o cliente. Abaixo, listamos os prós de se investir nessa estratégia:

  • redução de custos: conforme a demanda da empresa, um funcionário é capaz de atender vários consumidores ao mesmo tempo, e algumas respostas podem ser automatizadas por meio de bots;

  • mais opções de contato para os clientes;

  • maior alcance em comunicação e melhora no tempo de atendimento ao consumidor.

Como estruturar um atendimento multicanal?

Agora que você já compreende a importância de utilizar essa estratégia, separamos algumas dicas de como implementar esse modelo de comunicação em sua empresa. Confira!

Escolha as plataformas e softwares apropriados

Para que os resultados sejam positivos, defina quais são os meios de comunicação mais utilizados conforme o seu público-alvo e, assim, priorize a qualidade do serviço nessas ferramentas.

Realize um planejamento adequado

O atendimento multicanal precisa ser eficiente em todas as plataformas, no entanto, isso só ocorre com uma preparação e treinamento dos profissionais responsáveis. Apenas um bom planejamento é capaz de auxiliar na obtenção dos resultados.

Defina os objetivos com clareza

Acelerar o tempo médio de resposta para o cliente? Melhorar a experiência de compra do consumidor? Antes de investir no atendimento multicanal a sua empresa precisa saber quais são as finalidades dessa ação.

Essa definição vai auxiliar durante todo o processo e melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido ao consumidor.

Quais canais devem ser integrados no multicanal?

Com o avanço da tecnologia, o atendimento multicanal conseguiu se expandir e as empresas conseguem se comunicar com o público em diferentes plataformas. Oferecendo experiências distintas em cada uma delas.

Saiba quais são os principais canais que devem ser integrados ao atendimento multicanal:

São essas várias possibilidades que proporcionam ao consumidor um atendimento personalizado, solucionando as suas dúvidas e necessidades rapidamente.

O atendimento multicanal pode parecer complexo, contudo, por meio dessa estratégia o seu negócio vai conseguir oferecer um serviço diferenciado e melhorar a imagem da marca perante os consumidores.

Gostou de aprender sobre atendimento multicanal? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos para melhorar o seu negócio diretamente na sua caixa de entrada!

Open chat