joker123 Atração de Clientes na Prática - E-commerce e Marketing Digital

Atração de Clientes na Prática

Qual é a maneira mais rápida de conquistar um cliente online? E qual é a mais barata, você arrisca dizer?

A E-Launch acabou de publicar um vídeo para responder essas perguntas e ainda dar exemplos práticos de como você pode gerar mais vendas atraindo as pessoas certas com a estratégia correta para o momento em que estão em sua jornada de compra.

Vale a pena assistir se você deseja vender mais. Clique e confira!

No vídeo anterior a gente falou sobre como atrair o cliente ideal, você assistiu? Se não assistiu, acesse o link na descrição pra assistir e aproveitar melhor o que vou compartilhar com vocês hoje. O vídeo se chama “como atrair o cliente ideal” e nele eu perguntei em qual das fases da jornada de compra você focaria seu trabalho de marketing digital se pudesse escolher só uma, tá lembrado? A resposta é: “Depende!”

Olha só, se o seu objetivo é conquistar clientes rapidamente, então você deve optar por pessoas que já estão na fase de “Avaliação e compra”, pois elas estão prestes a comprar, e trazê-las para sua oferta certamente vai trazer o retorno mais rápido possível para seu negócio.

Criando uma estratégia para conquistar clientes rapidamente

Veja esse exemplo, se eu for um fabricante de churrasqueira a gás e quero aproveitar as pessoas que estão na fase final da jornada um caminho muito promissor para conquistar clientes rapidamente seria através de Anúncios do Google, no Google Ads. Como o Google é uma ferramenta onde as pessoas buscam ativamente por informações, usando a ferramenta de anúncios Google Adwords eu consigo mostrar anúncios para pessoas que digitam por exemplo “churrasqueira a gás a pronta entrega”… hora, pessoas que digitam isso, certamente estão prestes a comprar, concorda? Ela já está tão evoluída em sua jornada que agora só quer saber onde conseguir o que quer o quanto antes.

Configurando o anúncio

Para aproveitar essas oportunidades eu posso configurar uma campanha com esta estrutura. Eu configuro meu anúncio para aparecer para pessoas que buscam por “Churrasqueira a pronta entrega”. O anúncio que vai aparecer tem que ser totalmente relevante para o que está sendo buscado, então em meu anúncio, um texto deveria dizer algo como “Compre Churrasqueira a gás a pronta entrega aqui”… Apenas um parênteses aqui, este esquema desenhado não tem a pretensão de ser um exemplo de campanha ideal, ok? É apenas uma forma esquemática de passar o conceito, combinado?

Como sei que, ao clicar no anúncio, a pessoa quer encontrar o que realmente buscou, eu construí uma página que será acessada após o clique que trás o que a pessoa quer. Esta página de destino deverá ser a continuidade do anúncio e mostrará ofertas de churrasqueira a gás a pronta entrega. Nela, com grande destaque haverá também um botão, que chama o visitante para uma ação específica que no caso, poderia ser Comprar, ou se a venda for sob orçamento, poderia ser “Solicitar Orçamento”.

Quando alguém comprar ou solicitar um orçamento através desta página, a equipe de vendas ou logística será acionada para seguir com o atendimento ao pedido.

E assim, uma oportunidade é aproveitada e um visitante se torna um cliente seu.

Poh, top Anselmo, então eu vou querer focar sempre nesta fase, pois assim os resultados são quase que imediatos!

Cuidados a serem tomados

É verdade, mas tudo tem seu preço. Como todos os seus concorrentes também irão querer resultados imediatos, a concorrência por pessoas que estão prestes a comprar também é maior. Os anúncios do Google funcionam com base em leilão e aparece na primeira colocação o anúncio que paga mais pelo clique, entre outros critérios. Isso faz com que o custo de aquisição de clientes na fase final da jornada de compra sejam sempre maiores.

Então se o seu objetivo é reduzir seu custo de aquisição de clientes, você poderá atrair pessoas em fases anteriores. Vamos ver como isso funcionaria?

Gerando valor e atraindo pessoas

Anteriormente, nesta série, você descreveu quais informações seus clientes buscam quando estão em cada uma das fases, certo?

Como um exercício, vamos considerar que, quando alguém está considerando comprar uma churrasqueira a gás mas ainda não está totalmente convencido se deve optar por esta modalidade, ela vai buscar entender alguns pontos como:

  • Posso usar qualquer gás?
  • A carne fica igual a que fazemos na churrasqueira a carvão?
  • Churrasqueira a gás requer muita manutenção?

O caminho é criar um conteúdo que responda essas perguntas. Este conteúdo pode ter um título como “3 coisas que você deve saber antes de comprar uma churrasqueira a gás

Com este artigo pronto e publicado em seu site, você vai divulgá-lo nas redes sociais e pessoas que estão considerando comprar um equipamento deste poderão se interessar e irão clicar para ler.

Ao clicar, essa pessoa cai em seu site, tem um primeiro contato com sua marca, recebe uma entrega de valor, o conteúdo, que você entregou sem pedir nada em troca.

Futuramente, quando a pessoa estiver convencida, oferecer uma oferta de churrasqueira a gás para ela aumentará a chance de ela comprar com você e não com o seu concorrente. E digo mais, pelo fato de esta pessoa ter visitado o seu site, você consegue, através das ferramentas de anúncios, mostrar outros artigos exatamente para elas, pois o Facebook Ads, por exemplo, “marcou” esta pessoa como um visitante seu. Seu concorrente não terá essa comunicação tão específica.

Gostou da estratégia? Então você não pode perder o último vídeo da série onde vou mostrar como a gente conquistou alguns milhares de oportunidades para um de nossos clientes, utilizando um único conteúdo.

Não perca! Cadastre seu e-mail aqui em baixo pra ser avisado quando o vídeo for ao ar.

Chega de deixar dinheiro na mesa!

Open chat