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Calendário do e-commerce 2022

Planejamento é essencial para qualquer e-commerce, e se você tem o objetivo de gerar mais vendas em 2022, é interessante conhecer as datas comemorativas que podem alavancar suas vendas.

Essa relação de datas é o que chamamos de calendário editorial. Ele é uma ótima ferramenta para explorar no seu planejamento, afinal, para determinados públicos, algumas datas têm o poder de aumentar a intenção de compra do consumidor.

Além de ficar por dentro das melhores datas para sua loja virtual, é importante compreender as estratégias que você pode usar para conquistar mais retorno em cada período. 

Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia das datas comemorativas de 2022 e das táticas de marketing digital mais usadas em cada uma delas. Continue conosco:

Janeiro

O primeiro mês do ano é marcado pelo Ano Novo (01/01) sendo a época perfeita para fazer queimas de estoque e eliminar coleções passadas! Aproveite para despertar o desejo de consumir novas experiências de compra.

Ainda, a volta às aulas aparece como destaque nesse mês e é uma ótima oportunidade para lojas virtuais do segmento de papelaria e livros, que por sua vez, podem apostar em cheio em campanhas no Dia do Leitor (07/01).

Além disso, o mês de Janeiro é repleto de vantagens para quem trabalha com turismo, afinal, muitas pessoas aproveitam o verão para viajar. E quem também pode levar vantagem disso são os e-commerce de roupas de praia e artigos de piscina.

Para aproveitar ainda mais esse mês, aposte em ações de remarketing e faça interação com leads que não fecharam sua compra há algum tempo. Usar o Dia da Saudade (30/01) é um bom gatilho para essa estratégia, mas você também pode utilizar de outras datas, oferecendo cupons e/ou brindes especiais.

Fevereiro

Com as férias indo embora e a chegada dos impostos como IPTU e IPVA, há um impacto não tão positivo nas vendas. Para conseguir aproveitar o mês de fevereiro, muitos vêm apostando na data internacional de Valentine’s Day (14/02), que coincidentemente, também é o Dia da Amizade aqui no Brasil.

Outras datas também podem ser uma oportunidade para esse mês, como o Dia do Esportista (19/02), que tem potencial atrativo para o segmento de esporte.

Março

Em 2022, o mês de Março chega com bastante festividade. A volta do Carnaval (01/03) — evento suspendido pela pandemia do Covid-19 — é uma oportunidade para os setores de turismo, bebidas, fantasias e maquiagem.

Além dessa data, Março também conta com outra comemoração que atrai vendas para os segmentos de presentes: Dia Internacional da Mulher (08/03).

No meio desse mês, ainda temos o Dia do Consumidor (15/03), data considerada uma das mais importantes do primeiro trimestre do ano. É hora de oferecer cupons de desconto e preços baixos para atrair e fidelizar mais clientes.

Abril

Para quem trabalha no setor alimentício, Abril é um dos melhores meses. 

A Sexta feira Santa (15/04) é o feriado que antecede a Páscoa (17/04) e nessas duas datas, as vendas de chocolates, vinhos e outros presentes é de forte potencial.

Nesse mês, também acontece o Dia do Frete Grátis, geralmente, na última semana, mas sem data definida, e para quem tem uma loja virtual, é praxe explorar essa data para oferecer condições especiais de entrega.

Maio

Maio é um mês com uma data comercial muito importante, o Dia Das Mães (08/05). Essa comemoração que atinge o emocional de tantas famílias, movimenta as lojas físicas e claro, as virtuais também.

Para atrair clientes e fidelizar os seus compradores, ofereça brindes e faça um unboxing cheio de mimos para agregar no produto que vai virar presente de uma mamãe.

A entrega rápida também é fundamental para esse período, é comum que as pessoas deixem para comprar de última hora, e você precisa estar preparado para garantir que a compra chegue a tempo.

Ainda em Maio, o Dia De Star Wars (04/05) e o Dia do Orgulho Nerd (25/05) são datas que precisam aparecer no seu planejamento caso você atenda o público geek. Ações nas redes sociais são ótimas pedidas para engajar e instigar a compra nesses dias.

Junho

Com a chegada do inverno, o mês de Junho é palco das festas juninas e também, das viagens do meio do ano.

Além dessas típicas atrações, o Dia dos Namorados (12/06) é a data que mais movimenta o mês. Em todos os segmentos, cabe uma estratégia para esse dia!

O ideal é que você faça uma avaliação dos desejos e gatilhos mais comuns entre o seu público e use isso em suas táticas.

No fim desse mês, é hora das marcas engajadas com a comunidade expressarem apoio ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28/06). Esse assunto é importante e delicado, por isso, não use essa data de forma oportuna. Faça campanhas que realmente fortaleçam a causa!

Julho

Sem datas fortes para o comércio, Julho é o mês de explorar pequenas comemorações segmentadas.

  • Dia Mundial do Chocolate (07/07)
  • Dia da Pizza (10/07)
  • Dia Mundial do Rock (13/07)
  • Dia Internacional do Homem (15/07)
  • Dia Nacional do Futebol (19/07)
  • Dia Internacional da Amizade (20/07)

Aproveite e faça campanhas para as datas que se relacionem com a sua marca e o seu público!

Agosto

No mês de Agosto temos o Dia do Estudante (11/08) que pode ser explorado por plataformas de cursos e até papelarias. 

Também temos o Dia dos Pais (14/08) com o mesmo apelo do Dia das Mães, ou seja, uma forte data para vender.

Além desse dia importante, outra data que vem ganhando força nacionalmente é o Dia dos Solteiros (15/08). Muito comum na China, com a chegada do comércio eletrônico internacional aqui no Brasil, essa comemoração vem crescendo e você certamente deve aproveitar com estratégias que façam sentido.

O Dia da Informática (15/08) também vem forte para o segmento da tecnologia e eletrônica, assim como o Dia da Fotografia (19/08) em seu respectivo nicho.

Setembro

Setembro é um dos meses mais tensos para o comércio. Pensando nisso, recentemente o governo federal criou a Semana do Brasil. 

Sem dias definidos, essa iniciativa acontece em setembro e representa uma versão brasileira da Black Friday. Por ser uma data nova, criada em 2019, muitos segmentos ainda não aderiram à proposta. Contudo, ela tende a crescer e deve sim estar prevista no seu calendário. 

Outra data que pode ser um gás para o mês de setembro é o Dia do Cliente (15/09). Nesse dia é ideal que você faça campanhas como forma de agradecimento! Apostar nessa data para realizar pesquisas de satisfação é uma boa pedida para mostrar atenção e fidelizar clientes.

Outubro

Para o mês de outubro, a data que mais ganha atenção é o Dia das Crianças (12/10).

Mais uma vez o segmento de presentes tem potencial de venda e para se destacar, vale a pena apostar em campanhas lúdicas que atraiam crianças e adultos.

Além dessa data, outubro também conta com o Dia das Bruxas (31/10), que é cada vez mais inserido no contexto brasileiro. No ano passado, muitas empresas de comércio eletrônico usaram esse dia para oferecer condições especiais assustadoras como forma de atrair mais clientes.

Novembro

É dada a largada para as compras de fim de ano! Novembro é um mês bastante movimentado, principalmente, por conta da Black Friday (25/11).

Nessa data, os clientes obrigatoriamente esperam descontos e ofertas imperdíveis, por isso, nunca deixe para planejar de última hora! 

O pós Black Friday é momento de vender produtos eletrônicos e tecnológicos! A Cyber Monday (28/11) é a data que movimenta o segmento de notebooks, celulares, TVs e outros aparelhos.

Dezembro

Dezembro é um mês de festas e presentes. O poder de compra é aumentado com a chegada do 13° e você deve aproveitar isso.

Os segmentos de turismo ganham força com as preparações das férias de verão, mas não é só nesse setor que há oportunidades.

O Natal (25/12) pede presentes dos mais variados tipos, por isso, esteja em dia com o seu público e ofereça gatilhos que auxiliem na decisão de compra. Mais uma vez, não esqueça de dar atenção aos prazos de entrega!Para fechar o calendário, o Réveillon (31/12) é a hora de comemorar. E se a sua ideia é comemorar muitas conquistas nessa data, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse e se preparar para vender muito em 2022!