Não é novidade que muitos lojistas estão escalando cada vez mais suas vendas com as lojas virtuais, mas muitos esperam que as vendas caiam do seu, e acabam estagnados no seu e-commerce.
Além de uma ótima gerência – o que envolve cuidados com o estoque, atendimento, relacionamento com o público e entrega do produto – para alavancar suas vendas é necessário que você trabalhe estratégias de marketing digital que sejam rentáveis.
Quer saber como faturar mais com seu e-commerce? O marketing digital é a solução ideal para quem deseja escalar com qualidade e assertividade para crescer. Conheça algumas ações para aumentar suas vendas e comece a aplicá-las em sua loja online hoje mesmo.
Por onde começar?
Antes de qualquer coisa, para não pisar em falso na hora de elaborar uma estratégia que possa aumentar as vendas na internet, você precisa conhecer e estruturar alguns pontos iniciais:
Desenvolva uma persona
Para projetar uma boa estratégia de marketing digital que alcance os potenciais clientes do seu e-commerce, é preciso, certamente, conhecê-los bem.
No marketing tradicional, essa segmentação acontece de forma generalizada, por dados e amostras gerais de uma parcela da população. Contudo, com o passar do tempo e a evolução dos conceitos e estratégias, surgiu a técnica da criação de personas.
A persona da sua loja online é um personagem semi fictício criado para representar seu cliente ideal. Nessa tática, elegemos todos os dados dessa persona de forma específica, incluindo até mesmo seus hábitos, para que possam servir de base na criação de uma jornada de compra assertiva.
Com essas informações em mãos, você tem uma poderosa aliada na hora de conduzir as demais estratégias para aumentar as vendas em seu e-commerce.
Se posicione no mercado e selecione seus canais de comunicação
É muito importante ter bem definido e estruturado qual o posicionamento da sua empresa. Você precisa transmiti-lo de maneira com que ele possa criar conexões com a sua persona e ajudar no momento de decisão de compra. Para criar um posicionamento é preciso fazer uma imersão em vários pontos que formam a empresa como um todo, tais como: sua posição no mercado, seu pretexto para oferecer determinado produto ou serviço, sua proposta de valor, seu maior diferencial e suas perspectivas no futuro.
O conjunto dessas informações ajudará a alinhar o plano estratégico, e direcionar toda comunicação, que por sua vez, é outro ponto importante a definir. Saber os canais de comunicação que serão utilizados e mantê-los alinhados à sua persona e ao posicionamento que sua loja quer ter, isto é, repassando a mensagem principal da marca, conversando com a linguagem do público e alcançando os objetivos desejados, é essencial para gerar bons resultados.
Ações do marketing digital para resolver os desafios e alavancar as vendas
O marketing digital possibilita que sua empresa conquiste resultados altamente positivos e escaláveis, quando aplicado de maneira adequada. Um e-commerce de sucesso precisa ser estruturado por uma equipe especializada que possa visualizar os desafios e eleger as melhores estratégias a serem aplicadas, afinal, o marketing digital contempla uma enorme gama de possibilidades que devem ser analisadas caso a caso. Por isso, ter uma boa equipe que faça a gestão de todas as ações de marketing digital de forma analítica, tornando-as rentáveis e escaláveis, é fundamental para colher bons resultados.
Porém, se você está começando o marketing da sua loja virtual, pode pôr em prática algumas ações que podem te ajudar a crescer de forma sustentável. Veja só:
Geração de tráfego qualificado com Marketing Digital
O primeiro passo para aumentar as oportunidades de venda é gerar tráfego, isto é, aumentar o número de visitas em seu e-commerce. Esse é um desafio comum para muitos e pode ser resolvido trabalhando estratégias de SEO, que vão fazer com que o Google encontre seu site mais facilmente, e anúncios em mídia paga.
As táticas do SEO consistem em otimizações no site, como por exemplo, a utilização das palavras-chave corretas em títulos, tags e textos, para que os motores de buscas possam encontrar sua loja facilmente e classificá-la entre os primeiros resultados de uma busca, aumentando o número de cliques e visitas.
O SEO é uma estratégia que se torna rentável com o tempo, pois ela trabalha com a otimização dos resultados orgânicos, ou seja, sem custo por clique, ao contrário dos anúncios em mídia paga.
Já os anúncios em mídia paga são essenciais para gerar volume de vendas de forma rápida. Ao criar anúncios em canais como Facebook ou Instagram, você pode alcançar muitas pessoas com potencial de compra, contudo, para obter resultados positivos, você precisa atingir o interesse do público certo e para isso é fundamental contar com uma boa estratégia, alinhada totalmente à persona e aos objetivos do seu negócio. Dessa forma, seus anúncios poderão gerar mais retorno, o que possibilita maior investimento, e assim, escala.
Aumento da taxa de conversão
Não basta investir em tráfego e atrair volume de visitas se não houver uma estratégia de qualidade por trás das cortinas, que consiga captar o potencial cliente na hora certa da compra.
Para aumentar a taxa de conversão é necessário conhecer a jornada de compra do seu cliente, afinal, nem todos que tiveram contato com a sua marca estão querendo comprar algo. A jornada de compra é o caminho que qualquer consumidor passa, sendo definidas pelas etapas de descoberta, reconhecimento, consideração e decisão final. Portanto, é necessário saber quem ainda está considerando comprar e quem já está pronto para ser impactado pelas ofertas dos seus produtos.
Depois de esquematizar a jornada de compra, você pode utilizar o funil de vendas para mapear os estágios dos seus leads e nutrí-los com conteúdo de valor, através de textos e artigos em blog, por exemplo. Dessa forma, você irá entregar exatamente o que seus visitantes estão buscando, sanando dúvidas e tornando-os cada vez mais qualificados e prontos para receber uma oferta.
Além disso, é extremamente importante que seu e-commerce tenha um bom desempenho e fácil navegação, afinal, o cliente espera um visual confortável, confiável e intuitivo. Aqui vale lembrar também de sempre utilizar de forma estratégica as mecânicas de conversão dentro do seu site, como pop-ups de fuga, scroll e banners.
Otimização constante das estratégias
Se você deseja manter o foco no seu core business e começar a escalar com marketing digital usando as estratégias ideais para seu e-commerce, é fundamental contar com uma equipe especializada que possua ferramentas e processos bem definidos, possibilitando um direcionamento a resultados positivos e crescentes.
Mapear os passos e estratégias a serem usadas, conduzir táticas e analisar métricas para garantir o retorno sobre o investimento é muito importante para manter o crescimento e alavancar as vendas. Conquistar um e-commerce de sucesso é um trabalho árduo que deve ser feito com muita atenção aos detalhes e cuidado em cada etapa.
Quer alavancar os resultados do seu e-commerce com marketing digital? Fale com nossa equipe para escalar mais e aumentar suas vendas!