O mercado digital é um universo de possibilidades e oportunidades para lojas virtuais de diferentes nichos, mas para se destacar neste mercado é importante estar atualizado sobre quais ações a sua concorrência está fazendo.
Afinal, você somente despertará a atenção do seu consumidor se a sua marca oferecer um diferencial em relação às outras marcas que atuam no seu segmento.
Mas como ficar de olho no que seu concorrente está fazendo? Como saber se suas estratégias estão no caminho certo?
Se você compartilha dessas dúvidas, vem com a gente, pois preparamos um guia com 5 passos simples para analisar sua concorrência online!
Crie uma conta no Semrush e insira seu domínio na ferramenta
Antes de começar, é necessário criar uma conta gratuita na ferramenta Semrush, seguindo as orientações do próprio site. Na aba Pesquisa competitiva, vá até o campo Visão geral do domínio.
Ao inserir a URL da sua loja, automaticamente o sistema fornecerá diversos dados sobre a situação do site, e serão com essas informações que iremos trabalhar:

1 – Analise as palavras-chave mais relevantes
Nesta mesma página de “Visão Geral do Domínio”, logo abaixo, vá até “Pesquisa Orgânica”, onde você encontra as palavras-chave orgânicas que geram maior tráfego para o seu e-commerce, inclusive, com dados sobre a distribuição dessas palavras em posições.

2 – Verifique os principais concorrentes da pesquisa orgânica
Nesta etapa, você conseguirá observar quais são os seus principais concorrentes na pesquisa orgânica.
Essa análise é importante para que você entenda quais são as marcas que mais competem com o seu site. Nesse campo, é possível verificar as palavras-chaves mais bem ranqueadas, a autoridade de domínio e o volume de tráfego, por exemplo.

Os resultados orgânicos também dizem muito sobre a maturidade dos seus concorrentes. Quanto mais estruturado for o marketing digital de um negócio, melhores resultados orgânicos ele terá.
3 – Analise também o tráfego pago dos seus concorrentes
Aqui você conseguirá observar o volume de tráfego que os seus concorrentes estão recebendo a partir de investimentos em mídia paga. Essa etapa te ajudará a entender quais as estratégias das marcas que concorrem com a sua loja virtual.

Os resultados pagos refletem a situação e as ações atuais dos seus concorrentes, então é possível identificar possíveis estratégias que eles estão seguindo, e criar planos de ações.
Por exemplo: se você verificar que um de seus concorrentes gera menos resultados no orgânico, mas está investindo pesado em tráfego pago, significa que ele está tentando correr atrás do prejuízo e alcançar uma maior parcela de mercado. Com esses dados, você pode se preparar e implementar estratégias para não ficar para trás.

4 – Analisar o domínio dos seus concorrentes
Depois de identificar quais são os concorrentes da sua marca, a próxima etapa é inserir o domínio de cada empresa que compete com a sua loja no campo “Visão Geral do Domínio”, que fica no topo da página.
Ao inserir a URL do site do seu concorrente, é possível ter insights para elaborar as suas estratégias de marketing digital, já que você poderá comparar métricas, conseguindo até mesmo estimar o faturamento do seu concorrente com base no volume de tráfego que ele possui.
5 – Análise de concorrência no Similarweb
Além do Semrush, você também pode usar o Similarweb, um site que oferece praticamente a mesma análise, mas com alguns critérios diferentes.
Essa ferramenta apresenta dados sobre tráfego direto, que incluem informações como clientes recorrentes, tráfego de referência e de redes sociais, link de pesquisa, e muito mais.


Após analisar todos esses dados, é necessário chegar a algumas conclusões para de fato sair na frente da concorrência: fortaleça o que está funcionando para você, deixe de fazer o que não gera resultado e utilize os pontos fracos do seu concorrente para se fortalecer, trabalhando canais em que ele é fraco, gerando conteúdo e utilizando palavras que possuem volume e não estão sendo trabalhadas, por exemplo.
Agora que você aprendeu a analisar seus concorrentes, comece a acompanhar as marcas que competem com o seu e-commerce e não fique para trás!
Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e receba mais dicas e informações valiosas como essas.