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Como atrair clientes com marketing digital?

Uma das maiores dificuldades num comércio online, principalmente para quem está começando, é elaborar estratégias de como atrair clientes para o negócio. A concorrência no mercado assusta, afinal, a variedade de opções é grande. Todavia, algo que tende a ser muito vantajoso é o uso do marketing digital.

A eficácia dele se dá, dentre outros motivos, pela maior geração de leads, sendo 3x maior que o marketing tradicional; e pela economia, sendo 62% mais barato que o investimento no seu irmão mais antigo, segundo os dados da Demand Metric.

Então vamos dar uma olhada em algumas orientações para conseguir conquistar mais consumidores? Boa leitura!

Como atrair clientes utilizando marketing digital

O marketing digital é um conjunto de táticas muito utilizado atualmente, pois é eficaz em captar leads para a marca e aumentar a taxa de conversão. Estamos todos conectados na internet, com um celular na palma da mão, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. Dessa forma, nada mais sagaz que chamar a atenção por esse meio, concorda?

Conheça bem o seu público

Muitas vezes, um e-commerce vende produtos diversificados e que atraem pessoas completamente diferentes, desde uma garota de 18 anos a um senhor de 60. Analisando apenas essas duas pessoas, um comerciante pode dizer que atende um público amplo. Porém, é importante ter foco e saber o tipo de pessoa certa a quem você vai oferecer a mercadoria.

Assim, tente juntar, da forma mais completa possível, os dados dos seus visitantes e de todos os consumidores. Analise o que a maioria tem em comum. A partir disso, você poderá definir o seu cliente ideal e, assim, conseguir oferecer serviços personalizados.

Entregue o que seu cliente procura

Ao entender bem o comportamento dos seus consumidores, dá para ter insights sobre o que os clientes mais procuram, suas dúvidas e objetivos. Existem alguns softwares que conseguem monitorar o comportamento do usuário ao entrar no site, procurar por itens ou visualizá-los.

Sabendo o que pode ser interessante ao consumidor, você pode desenvolver conteúdo relevantes, que respondam às suas perguntas e acrescentem informações necessárias.

Utilize recursos multimídia

Com a correria diária, é natural que as pessoas não tenham, todos os dias, tempo para dar uma pausa, sentar e ler um artigo, por mais relevante que ele possa parecer. Para superar esse obstáculo, se couber no perfil que você atende, uma ótima ideia é produzir, também, conteúdos em vídeo ou áudio.

Vídeos podem ser assistidos até quando a pessoa está tomando seu café da manhã. Já os áudios podem ser feitos em forma de podcasts, para serem escutados enquanto dirige ou está na academia. A ideia é, além de entregar algo que faça a diferença, facilitar a vida do consumidor.

Faça um brainstorming

Ideias boas surgem e, se não forem anotadas, são facilmente esquecidas. Separe um tempo na semana e escreva, em forma de palavras ou frases simples, insights que surgirem. Tenha tudo guardado, para quando outra ideia chegar, você poder anotá-la. Caso trabalhe em equipes, com o pessoal do marketing ou das vendas, incentive-os a compartilhar os maiores problemas da área e possibilidades de soluções. Juntando todas as informações, é possível ter um brainstorming bem rico, para ser aplicado em produções de conteúdo, por exemplo.

Observe as tendências atuais

Estar ligado no que está acontecendo fora da empresa é essencial, pois o ambiente externo é capaz de influenciar nas estratégias a serem implementadas. Dessa forma, tente perceber o que mais está chamando a atenção, ou, até, o que seus concorrentes têm executado. Não quer dizer que sua empresa deve imitá-los para tentar o mesmo sucesso. Porém, pode servir de inspiração para adaptar ao que seu negócio pede, na forma online, seja com artigos ou propagandas.

Essas foram algumas orientações de estratégias focadas em como atrair clientes usando o marketing digital. Tente executá-las, mas encaixando-as às especificidades do seu empreendimento. Analise, depois, seus resultados obtidos, mas não se esqueça de que eles costumam vir a médio ou longo prazo.

Aqui, na e-launch, temos profissionais que passam conhecimentos para alavancar ainda mais sua estratégia. Procure-nos para mais informações!