Você provavelmente está deixando dinheiro na mesa, exatamente agora! Não, isso não é uma previsão esotérica, isso é marketing digital.
Você vai concluir se isso está ou não realmente acontecendo com seu negócio assistindo ao vídeo que a E-Launch acabou de publicar… clique agora e assista, é mais rápido do que você imagina.
No vídeo anterior a gente falou sobre a Jornada de compra de um churrasqueiro, lembra?
Se você procurar pelo vídeo “A descoberta do churrasqueiro” você vai assistir a história sobre o que ele descobriu em relação a preparar um bom churrasco e todo seu caminho até o momento da compra.
Quatro fases ficaram bem definidas neste percurso que no marketêz chamamos de “jornada de compra”. Vamos lembrar:
A Descoberta
Nosso protagonista descobre um produto que prometia ajudar com a qualidade de seu churrasco, algo que ele desejava. Descobriu que existia algo que ajudaria a atender seu desejo.
Reconhecimento
O churrasqueiro reconheceu que aquilo estava ao seu alcance, que ele poderia adquirir o produto que realizaria seu desejo.
Consideração
Quando estava já considerando comprar a Flor de Sal, nosso herói tirou dúvidas e apresentou objeções que poderiam fazer ele desistir da compra, mas o vendedor o ajudou a se convencer de que valeria a pena.
Avaliação e Compra
Após decidir comprar, perguntou preço, ponderou a disponibilidade imediata de ter aquele produto e comprou.
Descoberta > Reconhecimento > Consideração > Avaliação e Compra
Repare que duas coisas aconteceram em comum nessas quatro fases:
Desejo
Sim, uma coisa foi que o tempo todo ele procurou atender a um DESEJO.
Canais
A outra coisa foi que, durante essa jornada e pulou de canal em canal para ganhar mais conhecimento e chegar a compra.
Ele começou nas mídias sociais quando viu o artigo. Depois pegou mais informações em um blog. Fez pesquisa no Google e finalmente, em uma loja física, tirou mais dúvidas e realizou a compra.
Ao entender isso, você vai se dar conta de onde estão as boas chances de você gerar oportunidades para seu negócio. Pensa bem, se você entender que tipo de informação é importante ao seu potencial cliente em cada fase de sua jornada você vai poder ajudá-lo provendo essa informação.
Dentre todos os seus potenciais clientes que estão por aí avançando na jornada de compra pela internet, existem muitos deles em cada fase da jornada.
Existem muitos deles reconhecendo que a realização de um desejo está ao seu alcance… dezenas, centenas ou talvez milhares deles tirando dúvidas pois já estão considerando comprar o produto ou serviço que você oferece… e outros muitos já pesquisando preços e condições de entregas e pagamento.
Sua estratégia de Marketing de Atração
Sabendo que Existem muitas pessoas em todas as fases… sabendo que eles pulam de canal em canal em busca de informações para avançar na jornada de compra, então você pode oferecer essas informações na forma de bons conteúdos e atrair essas pessoas. Essa é a base estratégica do marketing de atração ou o inbound marketing.
E aí, em relação ao seu negócio, existe uma chance de você estar deixando dinheiro na mesa?
No vídeo passado eu deixei uma tarefinha onde você será guiado para levantar dores e desejos das pessoas que você quer atrair.
Nesta tarefa também você entende quais informações seu futuro cliente busca em cada fase. Assim você pode criar conteúdos que irá atrair pessoas em cada momento da jornada. Que tal? Top né? E você vai atrair pessoas com potencial e interesse em ser seu cliente, sem ter que interromper ninguém!
Quer ver na prática como fazer isso?
No próximo vídeo vou dar exemplos práticos de como atrair seu prospecto em uma destas fases da jornada. Sendo assim, vou deixar aqui uma pergunta:
Se você pudesse escolher apenas uma, em qual dessas fases você focaria seu trabalho de inbound marketing, inicialmente?
Responda ali em baixo nos comentários e anote sua resposta.
O que seu potencial cliente faz, o que ele busca e onde ele procura mais informações nessa fase?
Com isso em mãos, nos encontramos no próximo vídeo para mais marketing digital, combinado?
Cadastre seu e-mail no formulário desta publicação para você não perder o próximo vídeo.
Chega de deixar dinheiro na mesa!