fbpx

Como aumentar a taxa de conversão no e-commerce? Aprenda!

Se você possui um site ou loja virtual, certamente já se deparou com o termo “taxa de conversão”. Ele diz respeito, no caso dos e-commerces, à porcentagem de pessoas que realizam uma compra em relação ao total de visitantes do domínio.

Para calcular sua taxa de conversão, basta dividir o número de compradores do seu site pelo número de visitantes e multiplicar o valor por 100.

Com esse número em mãos, você terá um bom indicador sobre a atratividade e eficiência de seu site, afinal, o maior objetivo é realizar vendas. Caso isso não esteja ocorrendo em um nível satisfatório, algumas mudanças podem ajudar muito.

Confira agora o que fazer para aumentar suas vendas e, consequentemente, sua taxa de conversão!

Comece pelo básico

Antes de tomar medidas avançadas, verifique no Google Analytics os dados de tráfego do e-commerce. Veja quais são as páginas mais visitadas e suas taxas de conversão. Caso elas estejam baixas, pode haver algum problema que deve ser corrigido rapidamente. Confira outras ações importantes:

  • cheque se há estoque dos produtos e elimine do site todos os itens que saíram de linha  ou reveja sua estratégia de logística;

  • facilite o entendimento sobre as características do produto e torne a descrição rastreável pelos mecanismos de busca, utilizando os conceitos de SEO (palavras-chave);

  • utilize fotos de boa qualidade.

Invista no design de seu e-commerce

Um bom design é importante não só pela estética (que conta muito), mas também para a qualidade da navegação do usuário. O visitante deve sentir facilidade em encontrar as informações necessárias para entender seu e-commerce. Por isso, faça de tudo para garantir que o botão de compra e do carrinho estejam visíveis, assim como o passo a passo da etapa de pagamento.

Atraia com imagens e vídeos

A experiência visual conta muito para conquistar o público porque transmite credibilidade e a personalidade da marca. Vale a pena investir em uma boa interface, identidade visual e conteúdo rico em imagens e vídeos. Você sabia que vídeos podem aumentar taxa de conversão em até 80%? Portanto, esse tipo de material é imprescindível para seu site!

Nutra seu público

Com os e-mails dos visitantes de seu site  que você pode conquistar por meio de um blog e/ou landing pages , crie uma base de leads. Esse termo designa pessoas que são potenciais compradores.

O objetivo da nutrição é aproximar os leads de seus produtos ou serviços por meio de e-mail marketing, enviando newsletters e ofertas para atraí-los e, possivelmente, conquistá-los como clientes.

Importante: sempre inclua CTAs nos e-mails para direcionar o lead ao e-commerce e incentivá-lo a realizar a compra.

Não esqueça da responsividade

Muitas pessoas acessam e-commerces por meio de smartphones ou tablets. Isso significa que parte significativa de suas vendas podem ser realizadas nos dispositivos móveis.

Portanto, para aumentar a taxa de conversão, é imprescindível que a loja virtual também seja responsiva para esses aparelhos — uma ferramenta do Google permite verificar se seu site atende esse requisito.

Listamos dicas básicas para impulsionar suas vendas online, portanto, não deixe de contratar uma empresa especializada no ramo se quiser obter melhores resultados. Para começar, entre em contato conosco e saiba como otimizar seu e-commerce!