Sua empresa decidiu investir no comércio eletrônico? Chegou a hora de estender a atuação e ganhar mercado na web? Se sim, você terá que aprender como criar um site de vendas — e este post vai te ajudar nessa missão.
Muitos empreendedores estão se atentando para as possibilidades e oportunidades do mercado digital. Assim, tem sido cada vez mais comum a migração de negócios, antes exclusivamente off-line, para a grande rede de computadores, a internet. Confira abaixo o que fazer para ter um site qualificado para essa mudança!
Considerações gerais
Existem algumas etapas que precisam ser obrigatoriamente completadas antes da criação de um site — seja um e-commerce ou institucional.
Compra de um domínio
O domínio é um nome exclusivo o qual os clientes digitarão para acessar o seu site no navegador. É preciso comprá-lo e renová-lo anualmente.
Contratação de um servidor
Outro passo bastante importante: a aquisição de um plano de hospedagem que seja adequado ao seu perfil de site. Nesta etapa, deve-se considerar o tipo de site — previsão de tráfego e funcionalidades — para decidir entre as diversas configurações de servidores.
Opções para criar um site de vendas
Existem diversos caminhos para seguir na hora de desenvolver um e-commerce para a sua empresa. O importante aqui é encontrar a opção mais adequada para as configurações atuais do seu negócio, sem esquecer do planejamento a médio e longo prazo.
Plataforma de e-commerce
Desenvolver um site do zero é um processo trabalhoso, ainda mais quando falamos de uma loja eletrônica. Dessa forma, contar com um sistema editável e otimizado para vendas na web é uma ótima solução.
As plataformas de e-commerce funcionam como facilitadoras na criação e gerenciamento de comércios na web. Com elas, pode-se ganhar em tempo e recursos para lançar sua marca no universo digital. Essas ferramentas possibilitam, entre outras coisas, a realização das seguintes tarefas:
- customização de logo e elementos gráficos;
- gestão do estoque;
- definição de preços e promoções;
- otimizações de SEO;
- opções de pagamento;
- integrações com redes sociais e ferramentas de marketing.
Desenvolvimento por contra própria
Opcional ao uso da plataforma, a criação de forma independente é um processo que demanda muito conhecimento técnico da equipe responsável. Afinal, nesta modalidade, tudo deve ser feito individualmente, com a necessidade de programação de muitos dos recursos e funcionalidades.
Devido ao tempo e conhecimento exigidos para o desenvolvimento dessa maneira, o preço acaba ficando bem superior se comparado ao uso das plataformas.
A importância do suporte profissional
Atuar com vendas na internet é uma atividade que exige cuidado e expertise para garantir os melhores resultados. São muitas as variáveis que podem influenciar o sucesso de um negócio neste ambiente. Assim, é essencial contar com uma agência para realizar o setup e a manutenção do seu website.
Esse apoio personalizado assegura que o seu negócio trabalhe de forma otimizada e com as melhores opções de estratégia, plataforma e ferramentas do comércio digital. Dessa forma, as chances de sua empresa ser um sucesso na internet ficam muito maiores.
Que saber mais sobre como criar um site de vendas? Ficou interessado em começar a atuar na internet? Entre em contato e vamos iniciar essa jornada juntos!