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Como evitar e recuperar o abandono de carrinhos no seu e-commerce

Como evitar e recuperar o abandono de carrinhos no seu e-commerce

O abandono de carrinho é uma grande preocupação dos gestores de e-commerce. A taxa de desistência de compra chega a ultrapassar 80% em alguns segmentos, segundo levantamento realizado pela SaleCycle em 2018. Se você tem uma loja virtual, é importante pensar em ações que aumentem as chances do consumidor finalizar a compra.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre estratégias que podem ser utilizadas para diminuir esse número e aumentar sua taxa de conversão! Continue conosco.

Entenda o motivo do abandono

Entenda quais os problemas seu cliente está enfrentando, se colocando no lugar dele e verificando quais motivos podem estar aumentando a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce.

Faça o caminho do cliente, verificando a navegação do site e se atentando a problemas ou quebras de fluxo. Lembre-se, a experiência do usuário deve ser sempre a melhor possível.

Atenção aos dispositivos móveis

Veja se seu site está adequado para dispositivos móveis. Verifique a velocidade de carregamento das páginas, a compatibilidade dos teclados com os formulários e a facilidade do checkout. Um e-commerce “mobile first” deve ser, desde sua criação, pensado para dispositivos móveis como prioridade.

Avalie o custo do seu frete

Se ao avaliar as causas do abandono de carrinho, o custo do frete se mostrar um problema, você pode incluir o valor no preço do produto, oferecendo a entrega gratuitamente. Outra solução é criar campanhas pontuais de frete grátis.

Facilite a compra e ofereça uma solução de pagamentos completa: cartões de crédito e débito (em várias bandeiras), boleto, depósito, transferência e finalização com um clique.

Conceda benefícios

Benefícios são uma boa forma de diminuir a taxa de abandono de carrinho. Cupons de descontos, frete grátis e brindes incentivam os clientes a voltar ao site e concluir a compra.

Para ações com frete grátis, experimente estratégias diversas e veja quais geram mais conversões. Frete grátis para uma região específica, para produtos ou categorias selecionadas, por tempo limitado e a partir de um valor mínimo, são alguns exemplos que podem ser aplicados no seu e-commerce.

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Para os cupons, aplique o desconto automaticamente no carrinho, facilitando a navegação do consumidor e evitando dificuldades ou distrações.

Crie boas campanhas de email marketing

O envio de e-mails é parte fundamental para recuperar carrinho abandonado no e-commerce. Segundo análise da Salesforce, 60% dos compradores retornaram ao site para finalizar a compra depois de 24 horas do recebimento de um e-mail personalizado.

São números bem expressivos, mas para alcançá-los, é necessário que o email tenha uma comunicação o mais pessoal possível. Sendo assim, não é necessário um trabalho tão grande de design nesses casos, mas sim, uma mensagem que converse diretamente com o leitor. Veja um exemplo criado para um de nossos clientes:

“Olá, (nome do usuário)! Percebemos que você esteve no nosso site recentemente, mas acabou não finalizando o pedido. Nós adoraríamos te ajudar e por isso separamos alguns produtos especiais para você.”

Facilite a vida do leitor e insira os produtos que ele adicionou ao carrinho com um link para voltar a loja e finalizar a compra. Você também pode utilizar cupons de desconto através do e-mail para gerar urgência e levá-lo de volta à loja.

Faça remarketing!

A dica aqui é utilizar o Google Analytics e as redes sociais para trazer de volta o visitante que abandonou o carrinho:

No Analytics, crie uma lista de remarketing para as pessoas que chegaram no checkout, mas não concluíram a compra. Depois, no Google Ads, adicione uma campanha de display ou pesquisa segmentada para o público criado. Convença o visitante a voltar ao site, destacando cupons de desconto ou algum outro benefício ao usuário.

Já o remarketing no Instagram ou Facebook consiste na veiculação de anúncio nos canais de interesse da persona, que pode levá-la de volta para o site e finalizar a compra.

Caso o cliente adicione um produto ao carrinho e saia sem converter, quando entrar em um aplicativo das redes sociais, ele pode receber anúncios contendo o produto visualizado no feed ou no Stories. Ao clicar no anúncio, o consumidor será direcionado ao e-commerce para concluir a compra.

Essas estratégias podem ser utilizadas separadas ou em conjunto. Faça testes, análise os resultados e aumente a taxa de conversão da sua loja virtual!

Quer entender melhor como planejar suas estratégias para o momento mais importante do ano no mundo do E-commerce? Fale agora com um de nossos consultores!

 

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