Um dos grandes questionamentos de quem está começando no mundo digital é: “como fazer o Google encontrar meu site?”. Existem vários métodos que respondem essa pergunta, alguns simplesmente fazem seu site aparecer no Google, outros, além disso, também podem agregar valor ao domínio e à sua marca. Para te ajudar a entender o que fazer para o Google encontrar seu site, preparamos esse guia para te ajudar.

Por onde começar?

Primeiramente, devemos entender que não existe somente um método para o Google indexar seu site nas primeiras páginas de pesquisa. Dito isto, selecionamos algumas estratégias que irão ajudar seu site a se destacar no Google:

Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console

O Google preferencialmente aceita o modelo de cadastro do sitemap (um arquivo que esclarece ao Google como funciona a estrutura de seu site, suas atualizações e suas principais páginas) no formato XML através do Google Search Console (GSC). Essa é a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois assim você entrega organizadamente todas as páginas do seu site.

Mesmo sendo bastante eficaz e indicado, existem muitos sites que ainda não utilizam esse método, seja por não possuir um Sitemap XML, ou por não fazer o cadastro no GSC.

Solicite a indexação de suas páginas

Caso você queira que uma URL seja indexada mais rapidamente pelo Google, é preciso ir no GSC e clicar em “Inspeção de URL”. Após inserir a URL desejada, você verá se a página em questão está indexada ou não, e caso não esteja, você pode solicitar a indexação. Esse método é interessante principalmente para que suas páginas menos acessadas também sejam descobertas.

Utilize as redes sociais para impulsionar seu site

Além da pesquisa do Google, é interessante anexar o link do seu site em outros canais, como Youtube e Twitter. O legal disso é que seu site pode começar a alcançar público de forma direta, recebendo visitas desses canais, enquanto o Google vai lendo o Sitemap para exibi-lo também nos resultados de busca.

Tenha um código limpo

A indexação do seu site pode se tornar mais fácil se a programação por trás dele estiver bem feita. Seu código deve ser organizado, ser compatível com a estrutura W3C (World Wide Web Consortium) e ser limpo, sem tags ou códigos jogados sem funcionalidade. Para isso, certifique-se de que o desenvolvedor do seu site se preocupou em criá-lo de forma limpa e otimizada.

Preze pela rapidez e agilidade

Busque sempre o equilíbrio entre visual e funcionalidade. Um site cheio de animações pode ser lindo, porém se ele não for ágil, de nada vai adiantar. Faça uma revisão geral em seu site, veja se é possível diminuir o tamanho das imagens e verifique se existem plugins ou outras aplicações que estão deixando o site pesado. Com isso, ele será lido com mais agilidade e eficácia pelo Google, além de melhorar a experiência dos usuários que acessarem seu site, elevando sua qualidade.

Crie conteúdos de qualidade que gerem valor

O desenvolvimento de conteúdos de qualidade também é muito benéfico para aumentar a autoridade do seu site e consequentemente da sua marca. Utilize os conteúdos para otimizar seus resultados no Google criando artigos para blog e textos de apoio com base em uma pesquisa de palavras-chave.

Para aplicar essa estratégia você deve buscar criar conteúdos relevantes e que estejam alinhados à persona da sua marca, se tornando relevantes para ela.

Mantenha atualizações constantes em seu site

Um dos principais fatores que fazem seu site ser encontrado pelo Google é mantê-lo atualizado. Crie uma rotina de testes, avalie se há links quebrados nas páginas, verifique se a experiência do usuário está fluída e tenha constância na criação de conteúdos e atualizações. Isso ajudará a manter o padrão de qualidade do seu site sempre elevado.

Faça um bom trabalho de SEO

Bom, agora que o Google conhece seu site, está na hora dele ser um dos primeiros a aparecer no Google! As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de busca.

Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para otimizar o posicionamento do seu site, que vão desde aspectos estruturais do seu site até fatores externos, ligados ao funcionamento do Google em si. Estude bastante e utilize todas essas técnicas a favor do seu negócio! 

Quer saber mais sobre como deixar o seu site preparado para receber e converter seus clientes com sucesso? Clique no banner abaixo e entre em contato com um de nossos consultores.

Deixe seu comentário