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Marketing Digital
8 minutos de leitura

Como fazer um e-mail marketing? Confira nosso passo a passo!

  • anselmobueno
  • Author
    anselmobueno
  • Published
    5 de maio de 2018

Você já parou para analisar como fazer um e-mail marketing? Saiba que pode ser mais simples do que imagina! Inclusive, isso pode impactar diretamente nos resultados das empresas quanto à nutrição de leads, à retenção de clientes, entre outros fatores.

Basicamente, o e-mail é uma espécie de caixa de correio virtual e foi criado muito antes de sonharmos com a internet como ela é hoje. Talvez você não saiba, mas essa é uma das principais ferramentas dentro do marketing de uma empresa.

Portanto, se pretende manter a excelência em atendimento ao consumidor e surpreender seu público ao decorrer da jornada de compra, acompanhe este post e confira o passo a passo de como fazer um e-mail marketing!

1. Defina quais serão as estratégias principais

Qualquer empreendimento precisa de um bom planejamento e da definição dos objetivos que vão nortear as estratégias de marketing e vendas. Na maioria das vezes, as campanhas de e-mail marketing têm como missão engajar o público para a tomada de decisão, como baixar algum material, conferir promoções, etc.

Independentemente se seu e-commerce tem o foco no B2B ou B2C, entenda que é preciso enviar algo que demonstre conhecimento e personalidade para sua lista de contatos. Por isso, segmente bem sua base, foque nas personas e busque as melhores estratégias de nutrição de leads.

2. Construa sua própria lista de e-mails

Você há de concordar que receber um e-mail de quem não conhece e, ainda por cima, querendo que você compre algo é um tanto perturbador, não é mesmo? Quando se mexe com negócios na era digital, torna-se inconcebível enviar e-mails para pessoas que não deram permissão.

Evite comprar as listas milagrosas que existem por aí e desenvolva ações para que seu público-alvo forneça os dados que precisa. Para isso acontecer e você fugir da caixa de spam de seus clientes, invista no campo de assinatura de newsletter, crie materiais gratuitos, landing page para webinars, entre outras ferramentas.

3. Configure sua conta corretamente

Se você pensa que é só disparar e-mails livremente como se não houvesse amanhã, saiba que está cometendo um grande erro. Estabeleça critérios e, se possível, opte por automatizar esse processo por meio de plataformas especializadas no assunto.

Existem provedores bem completos nessa área, então escolha aquele que esteja de acordo com os objetivos que foram traçados. Além disso, defina seu nome pessoal como remetente e não o da empresa, visto que isso pode aumentar consideravelmente a taxa de abertura de e-mails.

4. Trabalhe bem o visual do e-mail

Compreenda que é fundamental chamar a atenção de sua base de contatos desde o título até o CTA para induzi-los ao próximo degrau. A parte visual do e-mail conta muito em qualquer estratégia de inbound marketing, então, não abra mão de usar a criatividade. No entanto, sempre tomando cuidado com a linguagem e a mensagem passada.

O ideal é mesclar texto com imagens, pois isso ajudará os filtros antispam a reconhecerem seu conteúdo como não invasivo e irrelevante. Atente-se às tendências de e-mail marketing e coloque gifs também, visto que isso, dependendo do assunto tratado, deixa a mensagem mais leve e descontraída.

5. Faça análises e testes

Embora seja o último passo nesta lista, o ato de testar e analisar as métricas de seu negócio deve ser constante em todas as etapas do processo. Dependendo do provedor de e-mail escolhido, é possível acompanhar relatórios e identificar quais são os gargalos que necessitam de reparos em sua estratégia.

Provavelmente você já sabe que, para fazer uma empresa crescer, é imprescindível compreender os indicadores-chave e ver como está a performance de seu negócio. Acompanhe periodicamente os resultados alcançados, tais como taxa de cliques, de entrega, de abertura, cancelamento de assinaturas e assim por diante.

Para encerrarmos, não podemos deixar de mencionar que você precisa buscar uma empresa com conhecimento especializado no mercado de e-commerce, pois ela pode dar todas as orientações necessárias para seu negócio prosperar.

Agora que você entende melhor como fazer um e-mail marketing, entre em contato com a gente e veja quais são as soluções que podemos disponibilizar para seu ramo de atuação!

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