Abrir um e-commerce não é uma tarefa fácil. Mesmo que você já tenha um negócio físico e decida colocar a sua loja online, são diversas etapas a cumprir antes de começar as vendas pelo seu site.
Antes de dar esse passo com a sua empresa, é essencial contar com certas competências e investir em cursos sobre o assunto. Mas você sabe o que é preciso nessa etapa?
Neste post, você vai entender por que o conhecimento especializado é tão importante na hora de abrir um e-commerce e ficar por dentro de alguns cuidados a serem tomados nesse momento. Vamos lá?
É indispensável saber planejar
Apenas uma pessoa capacitada sabe planejar, de forma eficaz, todas as ações necessárias para que o e-commerce seja bem-sucedido.
O planejamento precisa levar em conta as características da sua empresa e do seu nicho de mercado para que a loja online trabalhe da maneira correta, direcionada às pessoas certas.
Além disso, é preciso mapear exatamente quais são os objetivos do negócio para determinar os recursos necessários e as métricas que servirão para avaliar o desempenho do e-commerce.
Sem um bom planejamento e acompanhamento dos resultados (processo estabelecido no planejamento), o negócio caminha sem rumo e já começa com erros. O planejamento dará a noção de quais resultados analisar para saber se o e-commerce está indo bem ou não, e caso não esteja, que tipo de atitude será preciso tomar.
É fundamental conhecer os requisitos técnicos
Um e-commerce é um tipo de site complexo, que possui uma série de funcionalidades e precisa estar integrado com a sua estrutura logística, o seu atendimento e o seu setor financeiro.
Tudo isso precisa funcionar em conjunto para garantir que o usuário não faça operações inconsistentes — como comprar um item esgotado, por exemplo —, que podem trazer problemas sérios para o negócio.
Uma pessoa despreparada dificilmente terá condições de lidar com os detalhes citados acima. Sem contar que ainda é preciso pensar na compra do domínio, hospedagem do e-commerce, selo para comprovar que o site é blindado, sistemas de pagamento e muitos outros.
É preciso entender de marketing digital
Como um e-commerce é um ativo virtual, nada mais justo que promovê-lo utilizando estratégias de marketing digital. Esse tipo de campanha certamente trará uma boa visibilidade para o seu negócio e lhe dará a capacidade de conquistar muitos clientes.
Só quem entende sobre as práticas de marketing digital saberá em quais técnicas — anúncios pagos, SEO, marketing de conteúdo, divulgação nas redes sociais etc — vale a pena investir. Fora que o conhecimento na área é determinante para selecionar e gerenciar os melhores canais digitais para o relacionamento com o público.
Todos os erros no e-commerce citados aqui acabam causando um prejuízo muito maior que valor do investimento em capacitação e conhecimento especializado. Portanto, se você se preocupa com os seus clientes e com a saúde do seu negócio, dedique-se a estudar bastante antes de abrir a sua loja online. Os cursos online são uma ótima opção.
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