fbpx

Como cresce o setor de serviços no e-commerce no mercado brasileiro?

O setor de serviços no e-commerce tem sido uma das melhores alternativas para driblar a crise vivida no Brasil. Afinal, a internet é um ambiente que permite divulgar produtos, interagir e aprender com o cliente, profissionalizar-se, entre outros benefícios.

Em linhas gerais, os prestadores de serviços estão criando e-commerces ou perfis em marketplaces, desenvolvendo estratégias e utilizando das ferramentas e possibilidades do meio digital para atrair, conquistar e fidelizar seus clientes.

Neste post, vamos elucidar alguns pontos sobre como o setor de serviços está valendo-se do e-commerce e do marketplace para ampliar seu leque de opções. Confira!

O fenômeno OLX

Segundo o OLX, as vendas intermediadas movimentaram R$ 81 bilhões em 2016, o que representa 1,4% do PIB do Brasil. Boa parte dessas vendas são de anúncios de prestadores de serviços.

Com uma pesquisa rápida no portal, o consumidor consegue encontrar diferentes prestadores de serviços, segmentados conforme a região, preço, entre outros fatores. Isso viabiliza a transação para as duas partes, tornando-se também uma forma de aumentar a receita, aperfeiçoar o atendimento e intensificar a network.

Os números do Magote.com

O Magote.com, marketplace direcionado a ofertas de tratamentos de beleza, realizou uma pesquisa com sua base de usuários/clientes. Segundo eles, o crescimento no número de parceiros foi de 100% no último ano, mostrando que clínicas e salões de beleza estão buscando saídas para enfrentar a crise.

O marketplace permite que os profissionais possam anunciar seus tratamentos de beleza. Dessa forma, o usuário adquire o cupom, realiza o procedimento estético e parte do valor fica com o Magote.

78% dos estabelecimentos pesquisados buscaram a plataforma para manter o faturamento. Além disso, 65% deles afirmaram ter aumentado a cartela de clientes com a proposta.

Os benefícios do ingresso do setor de serviços no e-commerce

Melhor posicionamento no mercado

Estar em uma nova posição estratégica no mercado proporciona uma série de benefícios, como a reorientação do modelo de operação tradicional da entrega de serviços. Nesse caso, os prestadores de serviços dispõem de um ambiente no qual podem inovar, o que contribui para que a marca se torne referência em conveniência e inovação.

Aumento do ticket médio e da lucratividade

É possível ainda aumentar o ticket médio, bem como a margem de lucro do negócio. O empreendimento pode também garantir uma nova experiência de compra e oferecer benefícios aos seus consumidores, o que traduz-se em receita e indicações para novos clientes. Essa atitude fortalece a marca e o segmento como um todo.

Apesar das facilidades, é válido frisar que é extremamente importante a elaboração de um plano de negócio consistente e um planejamento de ação eficiente, capaz de suprir as necessidades dos prestadores de serviços e do consumidor.

Melhora no relacionamento com os clientes

O setor de serviços no e-commerce enfrenta desafios. O principal deles é criar um vínculo e manter o cliente próximo após a concretização da compra. Outro ponto crucial diz respeito à estrutura da rede, uma vez que, ao optar por uma plataforma, não serão necessários grandes investimentos para a construção de uma rede própria. Isso facilita muito a inserção no mercado e permite uma maior abrangência de atuação para o negócio.

Gostou do nosso post e quer continuar acompanhando mais dicas e novidades? Curta nossa página no Facebook e receba conteúdos exclusivos para auxiliar sua estratégia de vendas!