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Como oferecer cupom de desconto no seu e-commerce?

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que cerca de 77% dos consumidores usam cupons digitais, contra 68% que utilizam os impressos. Esse dado ilustra a importância do cupom de desconto para as vendas de e-commerce. Portanto, se a sua empresa ainda não emprega essa estratégia, é hora de repensar sobre o assunto.

Neste post, vamos adentrar no tema de cupons de desconto, prática aplicada por profissionais de marketing há muito tempo. Entretanto, com o advento do digital, novas possibilidades têm surgido. Confira!

Entenda os benefícios do cupom de desconto

Essa ferramenta é especialmente efetiva em duas frentes essenciais em um comércio eletrônico: atrair novos compradores e incentivar os atuais a realizarem uma nova aquisição.

O mesmo estudo citado acima coletou informações que mostram um Retorno sobre o Investimento (ROI) positivo nas empresas que usam os cupons de desconto para aumentar as vendas e conversões.

Insira o uso de cupons no planejamento de marketing

O recurso dos cupons deve ser pautado pelas configurações atuais do negócio e, também, pelos seus objetivos a curto e médio prazos. Afinal, emitir cupons significa, muitas vezes, diminuir sua margem de lucro. Além disso, deve-se considerar um orçamento para anunciar a existência dos cupons, a fim de potencializar uma oferta.

Outro detalhe importante é o controle de estoque. Toda ação que busca aumentar as vendas substancialmente deve ser planejada para que tudo saia como o previsto. Isso inclui um prognóstico dos possíveis cenários resultantes do uso dos cupons.

Escolha os tipos de cupom corretos para o seu negócio

Os cupons digitais podem vir de formas, origens e benefícios diversos. Confira alguns dos principais e analise para filtrar as melhores opções para o seu e-commerce.

Porcentagem

Um dos modelos mais usados no mercado, pela facilidade de configuração e ativação, a entrega de uma porcentagem de desconto na compra é uma ótima forma de incentivo. Ela pode ser usada como um pop-up para usuários que estão abandonando o site, como premiação depois de uma compra realizada e, ainda, em forma de campanha nas redes sociais e e-mail marketing.

Desconto fixo

Outra possibilidade é o uso de um valor fixo em um desconto. Nesse caso, é preciso considerar o valor médio dos produtos da sua loja e definir um valor  mínimo para o cupom ser utilizado — por exemplo, R$10 em compras acima de R$99. Assim, não existe risco de o cupom ser desproporcional e gerar margem negativa em suas vendas.

Desconto progressivo

Este tipo de desconto pode ser trabalhado em forma de cupom ou simplesmente programado para ser automático no site. Ele funciona de forma bem simples. Veja um exemplo:

  • R$10 em compras acima de R$100;
  • R$30 em compras acima de R$200;
  • R$60 em compras acima de R$300.

Note que o uso de valor em vez da porcentagem torna-se mais atrativo para o cliente. Já, para o lojista, apesar de parecer a mesma coisa, não é bem assim.

Por exemplo, R$10 em compras acima de R$100 equivale a 10% somente se o cliente comprar exatamente R$100. Como normalmente esse desconto será usado em compras entre R$100 e R$200, ele, em percentual, equivale a bem menos que 10%.

Outra forma de trabalhar o desconto progressivo é seguir uma linha das lojas de atacado, onde um mesmo produto tem o valor reduzido depois de certo número em uma única compra — por exemplo: a partir da 12 unidades, o valor cai de R$10 para R$8,80.

Como você pode ver, o uso de cupom de desconto é uma tática relevante e que pode trazer bons resultados para o seu e-commerce. Portanto, fique por dentro do tema e estuda a melhor forma de trabalhar essa estratégia.

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