As empresas que querem manter um bom relacionamento com o cliente já não devem enxergar a presença online como uma opção, mas como uma obrigação para conseguir bons resultados. Com o avanço da tecnologia, é possível utilizar várias ferramentas e estratégias para se posicionar nesse universo de maneira eficaz.
Você ainda tem dúvidas sobre como otimizar resultados com ajuda da internet? Não se preocupe: no post de hoje, apresentaremos algumas opções para ajudá-lo nesse processo. Vamos começar?
Invista em um e-commerce
Você já deve ter se perguntado como é possível investir em um novo segmento de negócio se o país vive um momento de crise. Pois saiba que o mercado de e-commerce mal conhece o conceito de recessão!
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Mastercard, houve em janeiro uma queda de 2,3% das vendas no varejo em relação ao mesmo período de 2016. Já no e-commerce, foi registrado um aumento de 26% em fevereiro, maior crescimento registrado no período desde 2014.
Além de números animadores, o e-commerce oferece algumas outras vantagens:
- flexibilidade: o espaço físico não precisa estar preparado para receber o público. Só é necessário espaço suficiente para seu estoque e ter à disposição um PC com acesso à internet; além disso, é possível gerenciar seu negócio de qualquer lugar do mundo onde exista conexão com a internet. Se você já tem uma loja física, colocar seu negócio online já tem toda estrutura física que um e-commerce precisa.
- baixo custo inicial: por mais que sejam exigidos investimentos com plataforma, marketing digital, layout e logística, o custo ainda é menor do que ao abrir uma loja física. Além da economia com o aluguel de um imóvel, você pode atuar com uma equipe reduzida;
- auxílio de profissionais especializados: por ter se tornado uma ótima opção de negócio, existem no mercado diversas empresas e profissionais especializados em e-commerce que podem contribuir com o crescimento do seu negócio. Dessa forma, você pode iniciar o investimento com segurança e suporte.
Crie um SAC 2.0
De acordo com levantamento realizado pela Accenture, as empresas brasileiras, juntas, perderam cerca de US$ 217 bilhões em 2015. O motivo? O mal atendimento, que fez seus clientes migrarem para a concorrência.
Por isso, é muito importante investir no SAC 2.0, já que os consumidores encontraram nas redes sociais uma maneira prática de solucionar seus problemas. O Facebook, por ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, deve ser um dos pontos centrais do seu SAC 2.0.
Responda a todas as dúvidas diretamente na rede social. Se for algum assunto particular, converse com o cliente por meio do Messenger. Pedir para o consumidor mandar um e-mail ou entrar em contato via telefone torna seu SAC 2.0 ineficaz.
Faça uma pesquisa com seu público-alvo e identifique quais são as outras redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes. Manter um bom relacionamento online é fundamental para a reputação da sua empresa — e para otimizar resultados com ajuda da internet.
Conte com uma boa estratégia de marketing digital
Além de oferecer um bom atendimento na internet, é importante engajar o cliente por meio das mídias sociais — ou seja, fazer com que ele se interesse e se identifique com a sua empresa nesses canais.
Tenha uma boa frequência de posts nas redes sociais (no mínimo um por dia), divulgue fotos, crie enquetes, faça vídeos, transmissões ao vivo e abuse da criatividade. Além disso, para atrair um bom número de acessos para o seu site, é interessante investir em anúncios no Google Adwords.
Aumentar a presença online da sua empresa pode trazer mais vendas, fortalecer sua marca e melhorar o relacionamento com o cliente. Nesse artigo, você conferiu as principais estratégias para otimizar resultados com ajuda da internet!
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!