joker123 Como ter sucesso no marketing digital? Conheça 3 cases! - E-commerce e Marketing Digital

Como ter sucesso no marketing digital? Conheça 3 cases!

De acordo com o último levantamento do We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo usam a internet. Desse total, 3 bilhões são usuários mensais de, pelo menos, uma rede social, 9 em cada 10 utilizando os dispositivos móveis (sobretudo o smartphone) como principal ponto de acesso. Isso deixa clara a seguinte mensagem: ter sucesso no marketing digital é vital para o crescimento de um negócio.

O modo pelo qual ele pode ser aplicado é bastante variado. Nesse sentido, uma de suas ramificações mais populares é o Inbound Marketing, cuja ideia consiste na produção de um conteúdo que prepare os clientes para uma possível decisão de compra.

Todas as maiores organizações do planeta já sabem que esse recurso é uma valiosa ferramenta para a expansão e o fortalecimento de suas marcas. Dito isso, mostraremos, a seguir, 3 cases de empresas que usaram (e ainda utilizam) bem o marketing digital. Continue a leitura e confira!

1. Domino’s

Manchete em grandes publicações, como Cnet, Wired e Forbes, a Domino’s, com sua campanha “Domino’s AnyWare”, representa um ótimo case de sucesso no marketing digital. A estratégia foi simples, mas muito interessante — mostrar para todos que o ato de pedir uma pizza pode ser realizado a partir de qualquer equipamento de tecnologia.

Essa gigante das pizzas começou possibilitando aos clientes a realização de pedidos via Twitter. Em seguida, passou a permitir encomendas pelo seu próprio aplicativo, com o recurso do “peça a sua pizza favorita com zero cliques”.

Hoje, a experiência também é oferecida pelo Facebook Messenger e pelo Slack. A campanha foi anunciada em todos os canais da marca, principalmente nas redes sociais. Além de se posicionar como inovadora e moderna, a organização conseguiu aumentar as suas vendas e tornar-se ainda mais popular.

2. Heineken

Outro case de sucesso no marketing digital foi a campanha da Heineken a respeito das divergências políticas e sociais que vêm acontecendo em todo o mundo. De forma inteligente, ela conseguiu transformar o negativo em positivo: em vez de polarizar e dividir as pessoas, elas foram reunidas — com cerveja, é claro.

A companhia juntou indivíduos com pontos de vista não apenas opostos, mas agressivamente contrários, sobre diversas questões. Após tê-los reunidos, ela deu a opção para que eles saíssem ou sentassem-se para tomar uma cerveja e discutir suas diferenças.

Tudo isso foi filmado, e o vídeo, promovido no Facebook. O resultado: 342 mil ações de engajamento, com 138 mil compartilhamentos. No total, 18 milhões de visualizações, com aproximadamente 3 milhões na primeira semana.

Na mensagem, ainda foi inserida a hashtag “#OpenYourWorld”, ganhando rapidamente pouco mais de 20 tweets extremamente positivos para a imagem da Heineken.

3. Taco Bell

O Taco Bell quebrou recordes no Snapchat. Recém-chegada ao Brasil, essa rede de restaurantes de comida mexicana aproveitou-se de uma data comemorativa em que os mexicanos celebram a vitória de seu país sobre a França, na Batalha de Puebla.

O que ela fez foi lançar um filtro patrocinado no aplicativo. Os usuários podiam fazer fotos e vídeos com ele, que transformava suas cabeças em um taco gigante. Para você ter uma ideia da viralização, essa estratégia de marketing digital rendeu mais de 225 milhões de visualizações em um único dia!

Para concluir, é preciso deixar claro que pequenas e médias empresas também podem criar seus próprios cases de sucesso no marketing digital. Embora tenham orçamentos reduzidos, é possível alcançar centenas de milhares de pessoas com um investimento relativamente baixo.

Se gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também o vejam!

Open chat