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Como vender mais com uma boa descrição de produtos no e-commerce?

O processo de compra é pautado por diversos fatores, dependendo do valor e importância do bem adquirido. Portanto, as empresas precisam trabalhar em busca de otimizar os pontos de contato entre cliente e marca. No caso do e-commerce, o gestor tem de buscar estratégias de como vender mais pela internet. Com isso, as páginas do site e a descrição de produtos, por exemplo, precisam estar impecáveis, a fim de aumentar as chances de conversão.

Pensando nisso, preparamos este artigo, que orientará você sobre algumas técnicas de engajamento, além de trazer várias dicas para você caprichar nas táticas e no texto para a venda de produtos da sua loja virtual!

Por que a descrição de produtos é tão importante em um e-commerce?

É fato que as compras online estão aumentando e são mais práticas aos consumidores, por não precisarem sair de casa. Apesar disso, ainda existe uma lacuna entre a confiança e a aquisição. Enquanto em uma loja física, o consumidor pode pegar a peça, analisá-la bem, experimentar, sentir na pele, cheirar, a web não proporciona isso.

Dessa maneira, antes de um cliente decidir por um produto e por uma loja, ele usualmente busca todas as informações possíveis sobre o item: preço, dimensões, recursos, dados técnicos, depoimentos de outros clientes, referências sobre a marca, entre outras. Com isso, uma boa descrição ganha mais importância.

Para suprir essas falhas, quanto mais detalhados e informativos estiverem os produtos, maiores as chances de concretização de vendas.

Como melhorar a descrição de produtos em um e-commerce?

Bem, então você já se convenceu de que descrições são essenciais, certo? Mas também é importante que elas sejam aprofundadas. Assim, existem diversos fatores que devem ser otimizados para que a página de uma mercadoria fique pronta para as compras. Confira!

Conheça bem o seu cliente

Uma das etapas mais relevantes para você conseguir elaborar um bom texto para a venda de produtos é identificar quem é o seu público-alvo. Depois, com base nele, determinar sua buyer persona, que se resume em um perfil fictício e representa o tipo de cliente ideal. Ou seja, é a pessoa perfeita para comprar na sua loja.

Para isso, você precisa reunir diversas características específicas dos seus melhores consumidores, como:

  • idade e sexo;
  • localização geográfica;
  • renda mensal;
  • estado civil;
  • quantidade de filhos;
  • profissão;
  • hábitos de compra;
  • necessidades;
  • problemas;
  • desejos.

Para conseguir essas informações, você pode buscá-las em um sistema informatizado da empresa. Caso precise complementar os dados colhidos, você pode entrevistar consumidores ou mandar formulários com perguntas por e-mails.

 

Finalmente, com os dados em mãos, agora é só encontrar as peculiaridades em comum entre todos, para assim montar sua persona.  Dependendo do seu nicho, é possível ter duas ou três, cada uma representando clientes diferentes, como no caso de e-commerce que trabalha com produtos femininos e masculinos ao mesmo tempo.

Utilize regras de SEO

O Search Engine Optmization (SEO) é um conjunto de técnicas focadas em deixar um site nas primeiras posições do Google. Dentro desse contexto, é importante investir na busca por palavras-chave relevantes, reduzir o tempo de carregamento, trabalhar as HTML Tags, entre outras atividades para deixar a página de produtos escaneável e ganhar em tráfego orgânico.

As palavras-chave (keywords) são os termos que o usuário digita em um buscador, como o Google, a fim de encontrar o que ele deseja. Alguém com interesse em café e que mora em São Paulo, por exemplo, pode digitar “melhor café em São Paulo” ou “como fazer um café cremoso”. As opções são várias e dependerão da necessidade dele no momento.

O comerciante, entendendo o que o seu público quer, pode introduzir essas expressões ao longo do seu texto para a venda de produtos. Mas como saber quais as melhores keywords? Para buscar as mais relevantes para o seu negócio, é preciso pesquisar o número de buscas que cada termo tem na região do seu interesse. Para isso, você pode usar ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google AdWords, os sites SEMrush e Ubersuggest, entre outros.

O tempo de carregamento das imagens também é outro fator de SEO que influi na qualidade da página de produtos. Por isso, tenha cuidado e não use imagens em resolução maior que a recomendada para a web que é, em média, 72 Pixel Per Inch (PPI).

Invista em imagens de qualidade

Por falar em fotos, além de terem o tamanho ideal, elas precisam contar com bastante qualidade e mostrar todos os detalhes e ângulos do produto. Isso porque as imagens são umas das maiores responsáveis pelo aumento da conversão. São elas, inclusive, que tendem a causar aquela primeira impressão. E você já conhece o ditado, né?

Assim, caso você não possa investir em um profissional para tirar boas fotos para sua loja e você mesmo tenha que fazer essa parte, é só seguir algumas instruções básicas. Por exemplo, o fundo da imagem costuma ser relevante. Assim, preste atenção nas cores usadas e tente deixar tudo combinando.

O fundo infinito é um equipamento que pode ser feito em casa e ajuda nessa questão, pois ele dá a impressão de que o objeto está focalizado em um plano sem barreiras, como paredes. Além dele, o tripé é outro instrumento que ajuda na hora do clique, pois evita fotos tremidas e desfocadas.

Mais detalhes, como: aproveitar a luz natural do dia, prestar atenção nas sombras e limpar o produto (ou passar, se for uma roupa) antes das fotos também fazem diferença.

Use vídeos como complemento

Uma das melhores dicas, atualmente, de como vender mais pela internet é usar vídeos na descrição do produto, porque eles adicionam muito valor na experiência de compra do usuário.

 

Quer algumas provas de como essa tendência dá certo?

  • as taxas de conversão aumentam em 80% quando as empresas inserem vídeos em landing pages;
  • os sites com vídeos, junto de textos, têm uma média de conversões de 4,8%, enquanto os sem vídeos chegam a 2,9%.

Uma forma de utilizá-los é com demonstrações de como usar a mercadoria. Isso permite que o potencial cliente aprecie e entenda mais sobre o que deseja comprar. Então, monte um passo a passo ou dê algumas dicas de bom uso no caso de produtos como maquiagem ou roupas, por exemplo.

Além disso, o vídeo tende a deixar o produto mais real aos olhos do consumidor. Sabe aquela sensação que algumas fotos dão de ter muitos filtros e efeitos, a fim de tornar a mercadoria atraente? Com o vídeo, isso geralmente não existe. Então, o cliente tende a se sentir mais confiante no momento da compra.

Coloque o maior número possível de informações

Na descrição de produtos da sua loja, tente pensar naquele consumidor bastante inseguro e que precisa tirar muitas dúvidas para fazer a decisão. Parta do pressuposto de que a maioria precisará ser convencida de que a mercadoria atende às suas necessidades.

Dessa forma, elabore respostas para as seguintes respostas:

  • qual o nome do objeto?
  • Para que ele serve?
  • Quais suas dimensões?
  • Qual seu material?
  • Quais as cores existentes?
  • Qual o seu diferencial?
  • Quais as medidas do modelo humano? (essa informação é relevante em e-commerces que vendem roupas e trabalham com pessoas servindo de modelos para tirar as fotos);
  • Como o item pode ser usado?
  • Com o que ele combina?
  • Quem poderá se interessar por ele?

Enfim, são infinitas possibilidades de informações a serem relatadas e tudo dependerá do tipo de objeto que você está querendo vender.

Além disso, ao elaborar esse texto para a venda de produtos, use uma linguagem atrativa à buyer persona. Jovens podem se sentir mais engajados com uma escrita mais despojada, com gírias e emojis. Já homens na faixa dos 50 anos poderão ter mais confiança em uma escrita um pouco mais formal, que passe autoridade, por exemplo. E, claro, insira as palavras-chave nos lugares certos, como no título do produto e ao longo do texto.

Estratégias como storytelling (na qual você conta uma história relevante sobre o item ou alguma matéria-prima dele) e gatilhos mentais, como o da urgência, escassez e novidade, também tendem a dar certo quando bem planejados.

Acrescente comentários e notas

Tática adotada pela maioria dos grandes marketplaces e sites do mercado, a adição de comentários e um sistema de notas dos clientes recebe o nome de gatilho mental da aprovação social. Ela confere valor aos produtos, além de consentimento à usabilidade e à qualidade.

Na prática, são consumidores que já fizeram alguma aquisição e voltam ao site para relatar que aquele item vale a pena ser adquirido e atende ao seu propósito.

Mas como conseguir que os clientes deixem depoimentos? Uma boa forma é, alguns dias após a venda, dar uma atenção, mandando e-mail para eles. Você pode perguntar se tiveram alguma dúvida na utilização do item e qual o nível de satisfação da compra. Além disso, peça para eles deixarem um relato sobre a experiência na loja. Outra ideia é anunciar sorteios especiais ou cupons de desconto para quem colocar alguma declaração sobre o que achou do item adquirido.

Isso tudo é importante porque os novos visitantes gostam de saber a opinião de quem já realizou a comprou e testou o produto, pois isso os deixa mais confiantes de estarem fazendo a escolha certa.

Mescle objetividade e originalidade

Em um ambiente padronizado, a criatividade se torna um grande diferencial. Por esse motivo, busque ir além da objetividade e organização informativa, trazendo aspectos imaginativos e únicos para a linguagem e elementos visuais da página de produtos do seu e-commerce.

Assim, por mais detalhes que você tenha de inserir na descrição de produtos, tente, ao mesmo tempo, prezar por ser direto e claro. Fale o necessário e supra as inseguranças do comprador, mas sem cair na prolixidade.

Com relação à criatividade, ela torna a descrição mais atrativa, pois evita aquela mesmice e o risco de criar conteúdos iguais aos das lojas concorrentes.

Então, para um público mais jovem, usar as hashtags da moda pode ser uma ótima ideia. Fazer, no texto, um elo entre a utilidade do produto e algum filme, seriado ou personagem importante também tende a ser engajador.

 

De qualquer forma, a descrição não pode se distanciar da persona e quanto mais por dentro das tendências você estiver, mais fácil será fazer isso.

Em um exemplo de diferenciação, podemos citar o site da Bellroy, que usa uma animação interativa para comparar o produto da marca com um de qualidade inferior.

Trabalhe com palavras sensoriais

Ao criar o texto da descrição de produtos, busque usar termos que causem uma reação emotiva nos usuários. Assim, dependendo do que está sendo vendido, você pode falar sobre os sentimentos, aromas e características de uma forma atraente e elucidativa, amenizando a limitação física do online. Isso fará com que o usuário imagine o objeto com todas suas particularidades, fazendo-o se aproximar do produto.

Essa linguagem, de remeter a alguma característica sensorial, ativa uma área do cérebro conhecida como córtex somatossensorial, fazendo com que o texto do produto tenha mais impacto na decisão.

Assim, use os 5 sentidos (visão, olfato, tato, paladar, audição), a fim de deixar a descrição mais convidativa e fácil de ser imaginada.

Então, se você tiver um e-commerce de café, em vez de qualificar seus produtos como “especiais e saborosos”, é melhor ser mais específico, dizendo que eles têm um sabor suave e adocicado, aroma frutado e baixa acidez, por exemplo.

Já um tênis de corrida pode pedir termos relacionados, como leve, veloz ou “pisando em nuvens”. Da mesma forma, para a venda de um pudim, é mais atraente “pudim macio e aveludado” do que simplesmente “pudim de leite condensado”.

Faça remarketing e retargeting

Além de otimizar a descrição de produtos, outra dica de como vender mais pela internet é criar estratégias de remarketing e retargeting. Apesar de serem parecidas, elas se diferenciam em alguns pontos, como veremos a seguir.

Remarketing

O remarketing tem como um dos objetivos voltar a engajar aquele usuário que visitou sua loja, pareceu gostar do produto, o adicionou no carrinho de compras, mas, por algum motivo, o abandonou. Assim, por meio de técnicas, a marca tenta fazer com que ele finalmente compre a mercadoria.

Além disso, o remarketing consegue vantagens para o e-commerce, como: aumento do tráfego, mais reconhecimento da marca e aumento da taxa de conversão. Assim, você pode enviar por e-mail cupons de desconto, por exemplo, tentando fazer o cliente voltar à compra.

Retargeting

O retargeting também tem foco em vender o produto, mas ele adapta as formas de mostrar uma mercadoria de acordo com o interesse de determinado cliente. Por exemplo, para novos clientes, é possível fazer uma campanha convidando-os a conhecerem determinado produto. Já os clientes que fizeram uma aquisição podem receber algum tipo de oferta para comprarem novamente.

Geralmente, as marcas coletam dados das preferências dos usuários, de acordo com os cookies, e mostram publicidades com o intuito de conseguir a conversão. Por exemplo, alguém pode digitar “café importado” no Google e, depois disso, essa pessoa passa a se deparar com banners de propaganda, em diversos sites, vendendo “café importado”.

Impulsione nas redes sociais

As redes sociais exercem um papel importante no marketing digital, já que, cada vez mais, as pessoas estão conectadas por meio delas. Assim, você pode criar estratégias diferentes, dependendo da mídia utilizada.

 

No Facebook, é possível criar fanpage da marca e, por meio dela, fazer posts que levem os usuários aos conteúdos do e-commerce ou a qualquer outro tipo de engajamento.  A ferramenta Facebook Ads também é uma opção apropriada, pois você consegue criar anúncios segmentados para atingir as pessoas certas com o produto certo.

Instagram também conta com esse método de anúncios por meio do Instagram Ads. Além disso, os perfis de empresas podem utilizar o Instagram Shopping, um recurso que facilita a conversão, ao mostrar fotos de mercadorias com seus respectivos valores, além da possibilidade de redirecionar o consumidor à loja virtual, pelo clique na imagem.

O LinkedIn tem uma proposta um pouco diferente, já que tende a ser uma rede social um pouco mais formal. No entanto, por meio dela é possível construir autoridade da marca e manter o contato com outros comerciantes, aumentando assim o networking.

Faça testes A/B

O teste A/B ajuda a refinar as estratégias implementadas, a partir do momento em que é possível avaliar, por meio de alternativas, qual escolha dá mais resultado. Assim, ele ajuda o gestor nos casos de dúvida.

Por exemplo, será que é melhor colocar a foto do produto em cima da descrição dos produtos? Ou ao lado dela? E a fonte do texto, qual pode ser mais atrativa? E a cor do botão comprar, é melhor verde? Ou vermelha? E, para o remarketing, qual frase inserir no assunto do e-mail?

Não existe uma única resposta para essas perguntas, já que tudo pode variar de acordo com o nicho e tipo de público, por exemplo. É difícil prever o que pode dar mais certo, no entanto, é possível comparar, entre duas variáveis, aquilo que deu maior conversão.

Transmita segurança

Elaborar um bom texto para a venda de produtos faz a diferença, mas escrever as informações no site da loja virtual na parte “sobre nós” também é um dos passos imprescindíveis.

Isso porque os usuários que ainda não conhecem a marca vão querer saber dados, como contato, localização geográfica e quem são os gestores responsáveis. Sendo assim, colocar CNPJ, os perfis sociais da marca, e-mail e número de WhatsApp são itens primordiais. De preferência, insira, também, um texto descrevendo um pouco a história da marca.

Além disso, invista em certificados e selos de segurança. Os primeiros ajudam na criptografia dos dados, preservando informações pessoais e bancárias dos clientes. Os segundos demonstram o quanto a loja investe na proteção e qualidade do atendimento, deixando os consumidores mais confiantes nas transações.

Vender na web dará ótimos resultados, a partir do momento em que você implementar boas estratégias e puder medi-las, usando, por exemplo, o teste A/B, a fim de perceber qual teve mais impacto.

 

Então, na busca de táticas de como vender mais pela internet, é recomendado você melhorar o texto para a venda de produtos em um comércio eletrônico e prestar atenção em: palavras-chave, conhecimento da persona, imagens de qualidade, vídeos demonstrativos, informações objetivas e criativas, expressões sensoriais e gatilhos mentais, táticas de remarketing, retargeting e transmissão de segurança. Esteja sempre atento, pois a descrição de produtos costuma ser de fundamental importância para o sucesso do negócio.

Você sabia que, além de otimizar a descrição, escolher uma boa plataforma para sua loja virtual influencia no engajamento? Leia no próximo artigo!