O número de pedidos no e-commerce brasileiro ultrapassou os 50 milhões no primeiro semestre de 2017, segundo o relatório Webshoppers da E-bit. Isso significa que há mais pessoas querendo comprar sem ter que sair de casa.
Se você é uma das que querem fazer disso um empreendimento, preparamos este post que ensina como vender pela internet e ter bons ganhos. Continue a leitura e confira.
O que vender?
Inicialmente é importante definir os produtos ou serviços que serão oferecidos. Se não tem ideia de como começar, o ideal é pesquisar não somente as opções de mercadorias, mas também o público-alvo, pois seu produto deve atender às necessidades dele.
Para quem vender?
Apesar da concorrência, existem formas de se destacar, principalmente se os empreendedores se dedicarem a um nicho que conheçam. Surge, então, a necessidade de fazer pesquisas de campo, acompanhar notícias sobre o tema, elaborar questionários, acompanhar métricas, incidência de pesquisas nos buscadores sobre palavras-chave relacionadas e tudo mais que possa ajudar a obter informações relevantes a respeito do público que quer impactar.
Onde vender?
A internet é cheia de canais de vendas, como as lojas virtuais e os marketplaces. A diferença básica é que as lojas são destinadas a uma só empresa, enquanto os marketplaces se assemelham aos shopping centers físicos, em que muitas marcas empresas vendem seus produtos.
Cada um tem suas vantagens e desvantagens. A escolha vai depender dos recursos disponíveis, da necessidade de profissionalizar do negócio e da experiência do empreendedor.
Se a escolha for a de ter sua loja virtual, será necessária a adoção de uma plataforma que dará sustentação ao empreendimento. Existem plataformas gratuitas, que são simples de usar, mas apresentam limitações. São ideias para começar, porém, se o negócio prosperar, será preciso migrar para uma paga ou de código aberto.
As pagas são mais completas, oferecem diferentes ferramentas de gestão, divulgação, entre outras possibilidades que as gratuitas geralmente não dispõem. As de código aberto também são completas, contudo, exigem conhecimentos ou investimentos em Tecnologia da Informação, como a contratação de um profissional para auxiliar na programação.
Como vender pela internet?
Se você respondeu às questões anteriores, é o momento de divulgar sua proposta, cativar e se relacionar com o público, entre outros pontos que farão sua loja gerar resultados. Vamos a eles:
Facilite a navegação
Primeiramente, o site precisa ser responsivo para atender a todos os tipos de telas, sejam de computadores ou smartphones. Também é importante dar atenção aos seguintes pontos:
- cores que transmitam segurança e deem uma identidade à loja virtual;
- fontes nítidas (no máximo duas);
- produtos com imagens reais, nítidas e de diferentes ângulos;
- menus com categorias bem definidas;
- campos de busca para que o usuário encontre o que procura com facilidade;
- login que possibilite o uso de informações das redes sociais para agilizar cadastro;
- botões para retornar à página inicial em todas as páginas, inclusive na do carrinho de compras.
Divulgue sua proposta
É preciso explorar as possibilidades que a internet dispõe para que sua marca seja vista e lembrada. Entre as possibilidades, destacamos:
Links patrocinados
Tratam-se dos anúncios pagos nos sites de buscas, redes sociais, entre outros. Como estão relacionados a palavras-chave, é importante usar ferramentas como o Google Trends para ajudar a identificar os termos mais usados de acordo com a região.
SEO (Search Engine Optimization)
Diz respeito à prática de criar conteúdo relevante a fim de informar seu público em potencial. Quando ele realizar uma pesquisa nos buscadores, poderá encontrar o seu conteúdo e conhecer sua proposta. A partir daí, poderá estreitar seu relacionamento e, quando for o momento de comprar, sua marca já estará em sua mente.
E-mail marketing
Você pode utilizar o e-mail como um forte canal de comunicação com seu cliente, criando uma lista de contatos para informá-los sobre ofertas, condições exclusivas, conteúdo específico etc.
Utilize as redes sociais
As redes sociais permitem conversar com o cliente, responder seus questionamentos, divulgar ofertas, entre outras possibilidades que fortalecem a relação com o público.
Quer entender ainda mais sobre como vender pela internet? Então entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas e começar o quanto antes a otimizar seus ganhos pelos meios digitais.