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e-Commerce
8 minutos de leitura

Como conciliar a administração de um e-commerce e uma loja física?

  • anselmobueno
  • Author
    anselmobueno
  • Published
    15 de agosto de 2017

Os hábitos de compra estão em constante mudança: com a facilidade de acesso à informação, os consumidores têm optado cada vez mais pelas compras online. Por esse motivo, os e-commerces vêm se destacando em relação às lojas físicas. Mas será que um empreendimento pode se beneficiar dos dois meios para aumentar as vendas de forma eficiente?

Embora conciliar a administração de um e-commerce e uma loja física possa ser um desafio inicialmente, essa prática faz toda a diferença no crescimento da empresa e no aumento das vendas. E como ter presença online é fundamental nos dias de hoje, ainda que você já possua uma loja física, é muito importante considerar abrir um espaço virtual.

Gostou da ideia e quer entender por onde começar? Continue a leitura e veja como fazer a administração conjunta dos dois tipos de lojas:

Como conciliar um e-commerce e uma loja física?

A palavra de ordem para responder a questão é omnichannel, estratégia de varejo que se baseia na utilização de múltiplos canais para oferecer a melhor oferta aos consumidores.

Trabalhar com a perspectiva de omnichannel vai muito além de pensar a integração das lojas física e virtual, envolvendo a necessidade de entender quais meios os consumidores usam para pesquisar e comprar produtos de determinada marca. Nesse sentido, um planejamento completo de ações é essencial para a boa conciliação entre as lojas.

Mesmo com a facilidade de compras pela internet, por exemplo, muitos consumidores preferem fazer a retirada em uma loja física, por ser mais rápido ou por causa dos custos com frete. Ao possibilitar essa facilidade, o negócio mostra que a unidade física e a loja virtual trabalham em conjunto.

Que ações utilizar no e-commerce e na loja física?

Um dos fatores que influenciam no abandono do carrinho é o frete caro. Uma solução interessante, então, é a de oferecer a retirada do produto na loja física.

Ao adotar essa estratégia, o ideal é posicionar o balcão de atendimento de pedidos online no final da loja, pois isso possibilitará o aumento de ticket médio por cliente, já que os visitantes poderão conhecer novos produtos em seu caminho dentro do estabelecimento. Ainda, oferecer produtos com desconto na hora da retirada é uma ação excelente para fidelizar e proporcionar uma experiência mais completa ao consumidor.

E mesmo se a compra do usuário for totalmente conduzida pela internet, ofereça a opção de troca nas lojas físicas. Em lojas virtuais, esse procedimento geralmente é demorado e frustrante, já que o cliente precisa enviar o produto para a empresa e esperar novamente até a chegada da nova mercadoria.

O que é preciso para integrar as lojas?

Uma boa integração entre as lojas é primordial para a marca não perder a confiança do cliente e evitar que algum processo fique pelo caminho. Por isso, a integração eficiente das operações físicas e virtuais fará com que o atendimento aos consumidores seja de qualidade.

A alternativa mais comum usada pelas empresas é o software ERP (Enterprise Resource Planning). De modo geral, o ERP faz a integração das áreas financeira, comercial e de estoque de ambas as lojas. Esse sistema é ainda mais atrativo para as médias e pequenas empresas, que geralmente possuem um único estoque.

O software deixará o gerenciamento da empresa mais organizado, já que todas as informações estarão em um único lugar. Além disso, a facilidade de atualização do estoque evitará problemas na conclusão das vendas.

Porém, a integração das lojas não se limita somente à parte operacional: a comunicação também é importante, pois pode fortalecer a relação da marca com os consumidores. E saiba que respeitar as características de cada canal deixará a comunicação mais eficiente e direcionada para o objetivo que foi proposto no planejamento.

Tomando esses cuidados, o objetivo do omnichannel se completará: ao utilizar as vantagens de cada meio e fazer com que um complemente o outro, a barreira entre o online e o offline é diluída, facilitando o acesso dos clientes e melhorando os resultados da empresa.

Agora que você entendeu como conciliar a administração de um e-commerce e uma loja física, que tal continuar se informando sobre outras novidades do marketing digital? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo do blog!

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