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Confira 4 dicas de como diminuir a taxa de abandono de carrinho

Diferentemente do que ocorre em uma loja física, o comprador em um e-commerce não tem uma fila de espera atrás de si na hora de pagar pelos produtos escolhidos. Na prática, isso significa mais tempo para refletir sobre a aquisição do item e pesar os prós e contras. Muitas vezes, isso resulta no temido abandono de carrinho. 

Todo dono de comércio eletrônico sabe o quanto essa atitude é comum. Afinal, por diversos motivos, o potencial cliente acaba por abandonar o site antes de concluir a transação. Logicamente, esse cenário deve ser evitado. Por isso, desenvolvemos este post com 4 dicas para diminuir a taxa de abandono do carrinho no seu e-commerce. Siga conosco e boa leitura!

1. Use automação para enviar e-mail após o abandono

O usuário que desiste da compra momentos antes de sua conclusão é uma grande oportunidade para sua empresa, pois demostrou interesse em adquirir o produto oferecido por ela. Portanto, deve-se buscar formas de impactar essa pessoa novamente. 

Uma maneira eficiente de fazer isso é criando uma automação de envio de e-mail com link para o produto abandonado. Para isso, no entanto, é preciso que o usuário faça um cadastro e disponibilize o seu e-mail. Indo além, é possível trabalhar estratégias mais atraentes, como otimizar a mensagem do e-mail com descontos e condições especiais. 

2. Evite um checkout burocrático e detalhado

Uma pesquisa de 2016 mostrou que a média global de abandono de carrinho chega a quase 70% . Esse estudo também explicitou os principais motivos que os consumidores apontaram para realizar essa desistência. Entre os principais está o preenchimento de longos e complicados cadastros na hora do checkout. 

Dessa forma, é preciso buscar maneiras de simplificar esse processo para o usuário. Uma ação que tem se mostrado satisfatória é o login social, no qual o cliente usa suas próprias redes sociais — geralmente com apenas um clique —, para fazer o seu login e/ou cadastro antes de realizar uma compra. 

3. Deixe custos extras e valores de frete à vista

Essa mesma pesquisa, mostrou que a causa número um que levou os usuários pesquisados a abandonarem o carrinho foi a adição de custos extras, como taxas e frete acima do esperado. 

Para evitar esse tipo de situação, coloque próximo da descrição do produto a funcionalidade de pesquisar o valor do frete. Além disso, caso exista alguma taxa extra vinculada ao produto ou serviço, não deixe para mostrá-la apenas no momento no checkout. 

4. Ofereça diversas opções de pagamento e entrega

E-shoppers estão acostumados a muitas opções. Aliás, esse é um dos motivos que os fazem preferir as compras pela internet. Portanto, na hora de finalizar a transação, ofereça todas as formas de pagamento coerentes com o mercado, como boleto e parcelamento no cartão de crédito. 

Opcionais de frete também são bem-vindos aos olhos do cliente. Assim, ele pode escolher por uma entrega mais rápida ou demorada, dependendo dos valores e da sua pressa em receber os produtos.

Como você pode ver, existem diversas técnicas e ações que podem ser tomadas para diminuir substancialmente a taxa de abandono de carrinho. Citamos algumas neste texto, mas também há outras que podem ser aplicadas ao seu negócio. 

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