fbpx

Conheça 4 lojas online de sucesso

Você sabia que muitas das lojas online de sucesso no Brasil atualmente começaram com lojas físicas? Na verdade, a maioria delas possui estruturas de vendas tanto na Internet como nas ruas das principais cidades do país.

Se você já possui uma loja e está pensando em abrir um e-commerce para aumentar as suas vendas, pode se inspirar nos cases de sucesso de várias outras marcas que também seguiram esse caminho.

Listamos abaixo algumas das principais lojas online do país — e o que elas podem ensinar para você. Continue nos acompanhando e confira!

1. Saraiva

A Saraiva é uma das redes de livrarias mais antigas do Brasil, com mais de 100 anos de existência.

Hoje, ela é uma das principais lojas online de sucesso no país. Segundo um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, seu e-commerce é o 12º mais lucrativo do território nacional, movimentando mais de meio bilhão de reais em 2015 (o equivalente a 30% de todas as suas vendas).

E como eles conquistaram isso? Com um site útil, que sabe conversar com o usuário. Com poucas visitas, a Saraiva aprende seu gosto, pesquisa suas compras anteriores e compara com o histórico de outros consumidores para sugerir produtos em que você pode se interessar.

Além disso, seu site é integrado às suas lojas físicas. Você pode comprar online e retirar o livro em uma das livrarias da empresa. Muito prático, não é?

2. Magazine Luiza

Uma das maiores redes de lojas de departamento no Brasil também faz bonito na sua versão online: a Magazine Luiza é a terceira principal empresa de e-commerce do país, com mais de R$ 2 bilhões em faturamento em 2015.

Hoje, a parte online da empresa representa 20% de todo o faturamento da marca, e eles chegaram nesses valores utilizando uma ferramenta básica para qualquer e-commerce — o funil de vendas.

Com um blog pessoal e perfis bem alimentados nas redes sociais, a empresa consegue mover o público ao seu redor por meio de um funil de vendas estruturado. O resultado é um dos maiores faturamentos do país!

3. Netshoes

Uma das belezas da Internet é a sua capacidade de segmentar o público que vai ouvir sua mensagem. Isso permite que empresas possam trabalhar com um nicho específico, que não seria alcançado facilmente de outra forma.

A Netshoes é o melhor exemplo disso. A empresa trabalha com calçados e equipamentos esportivos, e usa ferramentas como o Google Adwords ou o Facebook para identificar aquelas pessoas interessadas nos seus produtos.

Se você gosta de futebol, por exemplo, pode receber anúncios da loja da Netshoes no Facebook com produtos do seu clube do coração.

Com isso, a empresa consegue aumentar suas vendas ao anunciar para o público certo — e consegue sobreviver atuando apenas num nicho específico do mercado. E você, sabe qual o nicho da sua loja e como chegar até seus clientes em potencial?

4. Americanas

A loja online da Americanas faz parte da B2W Digital, grupo criado para gerenciar vários e-commerces do país. Sua principal lição aqui é a estrutura do e-commerce.

Faça chuva ou faça sol, durante a Black Friday, Natal ou Páscoa, o site da Americanas está no ar, funcionando normalmente. Você pode até notar algum atraso no carregamento das páginas durante o pico dos movimentos nessas datas mencionadas, mas é coisa momentânea.

Isso porque a Americanas conta com uma das melhores plataformas de e-commerce do país. O grupo da qual faz parte é o líder do setor no Brasil, movimentando mais de R$ 10,5 bilhões por ano — a estrutura deles precisa ser impecável!

Claro que a sua loja não começará com a mesma estrutura, mas você precisará de uma plataforma capaz de manter seu site no ar e gerenciar suas vendas de maneira simples para otimizar seus processos, assim como eles.

Agora que você conheceu essas 4 lojas online de sucesso, ficou inspirado para abrir o seu próprio e-commerce? Deixe um comentário abaixo contando qual desses cases te inspirou mais!