Ter uma loja virtual é um ótimo caminho para empresas que desejam expandir seus negócios sem o alto investimento e a burocratização que demandam as lojas físicas. Porém, isso não significa que seja um caminho mais fácil de trilhar!
Construir e estruturar uma loja virtual exige muito trabalho e dedicação aos detalhes. Ter um planejamento que seja capaz de nortear a tomada de decisões e consolidar informações importantes é uma estratégia para evitar que erros sejam cometidos.
Por isso, hoje, vamos conversar sobre 5 erros que você não deve cometer jamais na criação de loja virtual! Quer saber mais? Então, fique com a gente!
1. Não ter um planejamento
Como falamos, ter um planejamento é essencial para o sucesso do negócio. É ele que será o responsável por dar visibilidade para o projeto como um todo. Não investir no desenvolvimento de um planejamento adequado pode ser um grande tiro no pé!
Definir desde o investimento o que será necessário para o desenvolvimento de uma loja virtual, passando pela análise de demanda do mercado, fornecedores, parceiros até estratégias de comunicação são alguns dos dados e informações que devem ser coletados previamente.
Sem um planejamento a empresa tende a realizar investimentos baseados em achismos gerando gastos desnecessários com algo que, se melhor trabalhado, poderia ser evitado.
2. Escolher plataforma pelo preço
Hoje em dia, existem no mercado diferentes plataformas de venda. Mas um erro comum entre empreendedores é basear a sua escolha em razão do preço.
Para escolher uma plataforma eficiente para uma loja virtual é preciso levar em consideração alguns aspectos. Como a expectativa de crescimento, o seu nicho de mercado e os custos de manutenção.
Alterar uma plataforma de venda é algo extremamente trabalhoso. Por isso, procure mapear todas as funcionalidades que gostaria de ter implementadas no site baseadas nas necessidades atuais, levando em consideração a projeção de crescimento, que poderá demandar funções mais complexas.
3. Investir apenas em marketing a curto prazo
Investir em marketing para aumentar a visibilidade de uma marca é muito importante, principalmente, quando estamos falando de empreendimentos na web. Porém, muitas empresas acabam por cometer erros por levarem em consideração apenas um formato de estratégia.
Ações de marketing a curto prazo tendem a ser voltadas para conteúdo promocional. Com clientes cada vez mais exigentes e bem informados ter uma estratégia de divulgação baseada unicamente nessa temática pode ser um problema. Afinal, quem não se incomoda quando percebe sempre os mesmos anúncios em sites e redes sociais?!
Procure desenvolver uma estratégia que contemple ações de marketing com o objetivo de tornar os usuários em clientes fiéis e defensores da marca.
4. Não contar com pessoas especializadas
A criação de loja virtual exige a colaboração de pessoas com conhecimentos técnicos específicos. Designers e programadores são alguns dos profissionais necessários para garantir segurança e usabilidade.
Não contar com pessoas especializadas ou resolver agir sozinho pode fazer com que o seu negócio simplesmente não vá para frente. Montar uma equipe diversificada para obter diferentes pontos de vista são características de negócios de sucesso.
Trabalhar com uma equipe especializada também irá ajudar a poupar tempo e dinheiro!
5. Não analisar métricas e resultados
Com tudo pronto e a loja virtual funcionando o foco é analisar métricas e resultados. São eles que ditarão se o site está sendo eficiente ou não. E caso não esteja, com os dados e informações disponibilizadas é possível reestruturar a estratégia.
Ferramentas como Google Analytics , Google AdWords e Google Trends são ótimas opções para analisar o tráfego do site, características dos usuários e tendências que poderão ser usadas em ações de marketing.
Agora que você já sabe quais erros não deve cometer em uma criação de loja virtual, que tal aprender um pouco mais sobre a plataforma de venda ideal para o seu negócio? Baixe nosso e-book e saiba mais!