joker123 Descubra as formas de pagamento mais usadas no e-commerce

Descubra as formas de pagamento mais usadas no e-commerce

Uma loja virtual exige diversas estratégias a fim de que os usuários se sintam atraídos e confiantes para comprar. Oferecer várias formas de pagamento e-commerce é uma das principais ações nesse sentido, por exemplo.

Justifica-se: o ambiente online abrange clientes de inúmeros perfis e com necessidades distintas. Se essas carências não forem supridas adequadamente, você corre um sério risco de perder ótimos clientes para a concorrência.

Ainda pensando no comprador, é importante disponibilizar uma proteção eficiente, tornando as transações mais confiáveis com frequência. Segundo o Serasa, o Brasil tem uma tentativa de fraude a cada 16 segundos. Se interessa pelo assunto? Continue a leitura e saiba quais as formas de pagamento mais usadas no comércio online!

Boleto bancário

Boletos são títulos de cobrança comuns em lojas virtuais. O documento abrange dados do recebedor, banco utilizado, titular do pagamento e valor da compra. Uma das principais vantagens é a possibilidade de acessar qualquer pessoa, mesmo sem conta bancária ou cartão de crédito, já que o débito pode ser quitado até em casas lotéricas.

Outro benefício consiste em facilitar para o consumidor receoso quanto à exposição de seus dados pessoais. Uma desvantagem, por outro lado, é o tempo necessário para a confirmação do pagamento.

Cartão de crédito

Cartões de crédito ainda figuram como a preferência do brasileiro. Rápidos e práticos, eles exigem apenas a digitação de alguns dados, sem a obrigação de ter o dinheiro vivo no momento.

Uma grande vantagem do cartão é o fato de ele viabilizar compras parceladas, inclusive envolvendo altos valores. Um aspecto contrário fica por conta da vulnerabilidade às vezes existente para que hackers roubem informações.

Transferência online

Pela transferência online, o cliente não precisa ter um cartão de crédito, pois pode passar o valor da compra pelo aplicativo do banco em seu celular. Basta que o estabelecimento disponibilize os dados bancários.

Vale destacar que o dinheiro entra na conta instantaneamente, tornando o processo de faturamento e recebimento da encomenda mais rápido.

Gateways de pagamento

Uma das principais formas de pagamento no e-commerce, os gateways são como maquininhas virtuais de cartão. Eles consistem em sistemas de integração capazes de transmitir informações junto aos bancos ou operadoras. Assim, o sistema verifica os dados do cliente em toda transação realizada.

Os gateways são vantajosos por facilitarem o controle das operações pelos lojistas. Além disso, possibilitam um checkout rápido e prático. Entretanto, é necessário contratar um sistema antifraude à parte.

Intermediadores de pagamento

Intermediadores de pagamento, como o próprio nome diz, fazem o intermédio do pagamento entre banco, cliente e e-commerce. Eles costumam oferecer várias formas de quitação para o consumidor escolher, incluindo o boleto bancário. Além disso, viabilizam diversas bandeiras de cartões de crédito.

O fato de quase sempre contarem com um sistema antifraude é uma grande vantagem, garantindo proteção tanto ao cliente quanto ao comerciante. A desvantagem chega na hora do check-out, já que o usuário é transferido a outra página. Se não houver uma estratégia nesse momento, isso pode aumentar o número de carrinhos abandonados.

As formas de pagamento e-commerce precisam, como observamos, fazer parte do planejamento, a fim de que sempre haja engajamento com os usuários. Na decisão, o gestor tem de avaliar aspectos como o perfil do público, as taxas das operadoras e a boa experiência do usuário.

Open chat