Em uma média global, estudos apontam que menos de 3% dos acessos em site de e-commece resultam em uma conversão, ou seja, a maior parte desses usuários saem sem uma aquisição. Esse fato reforça a importância de trabalhar estratégias para evitar todo esse tráfego seja mal aproveitado, causando um queda nas vendas.
Uma estratégia de e-mail marketing, dentre outras coisas, servirá para recuperar aqueles usuários que já demonstraram algum interesse e, por um motivo ou outro, não realizaram a compra. Mas não é só isso, confira outros motivos para investir nesse canal de comunicação!
Faz a nutrição dos leads
Um fluxo de nutrição é uma sequência de e-mails enviada para um lead que se inscreveu em uma lista da sua empresa. Essas mensagens são sequenciadas para conduzir o lead para uma futura aquisição, criando uma relação mais próxima entre empresa e consumidor.
Sem esse trabalho, o marketing digital de um comércio eletrônico fica realmente comprometido. Portanto, uma boa estratégia de e-mail marketing é essencial para a nutrição dos leads do seu negócio.
Comunica as ofertas do e-commerce
Na missão de transformar um lead em cliente, poucos argumentos funcionam tão bem quanto uma oferta. Valores promocionais, brindes e condições especiais são a alegria de todo consumidor e poucas ferramentas conseguem comunicar essas informações de forma tão dinâmica e direta quanto o e-mail marketing.
Assim, é imprescindível ter uma lista pronta para receber suas promoções, principalmente em datas especiais, como dia das mães, dos pais, dia dos namorados e natal.
Tem um ótimo custo-benefício
No quadro de mídia de uma campanha de marketing digital, o e-mail costumar figurar entre as que exigem menor investimento financeiro. Entretanto, isso não significa que ele seja menos importante ou eficiente que as outras ferramentas.
Na verdade, o seu custo, em relação ao seu potencial de conversão, é exatamente um dos diferenciais que fazem a estratégia de e-mail marketing uma ótima opção para e-commerces.
Permite teste e mensuração de resultados
As ferramentas de e-mail marketing vão mostrar números exatos sobre a performance das suas campanhas. Assim, é possível checar a taxa de abertura, o número de pessoas que clicaram, onde clicaram e muito mais.
Além disso, é possível fazer testes A/B, que usam mais de um template de e-mail e descrição de assunto para checar o que chama mais atenção do público.
Ajuda na estratégia de marketing de conteúdo
Os e-mails da sua empresa não precisam vir sempre com ofertas e produtos. Para aprofundar a relação com o público, é recomendado o envio de conteúdo, como links para blog posts e vídeos informativos sobre a área de atuação do seu negócio, sempre buscando ajudar a resolver os problemas dos seus potenciais clientes.
Como você pôde notar, seu e-commerce se beneficia em várias frentes quando faz uso de uma estratégia de e-mail marketing. Portanto, invista nesse canal com profissionalismo, planejamento e mensuração constante para deixar as campanhas sempre otimizadas e com os melhores resultados possíveis.
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