O mercado virtual tem se mostrado um ambiente rentável para os mais diversos setores. Só nos Estados Unidos, o e-commerce B2B e o B2C movimentaram, juntos, mais de 1 trilhão de dólares. Foram 780 bilhões de dólares no B2B, enquanto o B2C vendeu 350 bilhões de dólares.
Com um sucesso tão expressivo, as companhias americanas passaram a buscar novas alternativas, ampliando seus canais de comunicação e área de atuação para garantirem uma parte do comércio online. Nesse cenário, é fundamental expandir o vocabulário e entender os conceitos básicos de mercado: isso ajuda os empreendedores a ter uma visão ampla do negócio e das oportunidades.
Para começar, explicaremos uma dúvida muito comum: qual é a diferença entre B2B e B2C? Continue a leitura e entenda!
Qual a diferença entre e-commerce B2B e o B2C?
O que define o tipo de comércio que uma empresa pratica não é o produto comercializado, e sim sua atividade-fim — ou seja, o objetivo a que se destina a mercadoria ou serviço. Esses pontos caracterizam o modelo de negócio, o campo de atuação e as demais figurantes atuantes nesse modelo.
Em linhas gerais, o B2B (Business to Business, ou “empresa para empresa”) é o comércio realizado entre empresas, enquanto o B2C (Business to Consumer, ou “empresa para consumidor”) se refere ao comércio feito entre empresa e consumidor.
Não há diferenças entre essas modalidades praticadas no meio físico e no meio digital: o que muda é somente o canal. Vamos entender esses conceitos e suas demais diferenças?
E-commerce B2B
É um ambiente virtual para o comércio de empresa, que pode ser de revenda, indústria, marca, distribuidor ou importador cujo foco são outras empresas. Nele, as companhias comercializam seus produtos ou serviços para outras companhias que poderão revendê-las ou utilizar em suas próprias operações.
A natureza das operações podem ser caracterizadas como revenda, transformação ou consumo. As operações que se caracterizam como B2B são:
- transformação: unidade fabril (indústria) que comercializa seus produtos para outras indústrias;
- revenda: indústria que comercializa produtos para distribuidores ou revendedores; distribuidores que comercializa para revendedores; indústria, distribuidor ou comércio de atacado que comercializa seus produtos para profissional liberal.
E-commerce B2C
É um ambiente virtual, geralmente uma plataforma, destinado a transações entre empresa (revenda, indústria ou distribuidor) e o consumidor final.
A natureza das operações que envolvem o comércio B2C tende a ser somente de consumo. Caracteriza-se como B2B as indústrias, atacadistas ou revendedores que comercializam seus produtos para o consumidor final e as indústria que comercializam para consumidor final por meio de um distribuidor ou atacadista.
Como focar as vendas?
Uma empresa pode vender tanto para outras empresas quanto para o consumidor final. O sucesso das vendas, no entanto, depende de aperfeiçoar as estratégias para saber que caminho seguir e obter bons rendimentos.
Por isso, conhecer bem as diferenças entre esses modelos ajuda os empreendedores a não cometer erros conceituais que podem atrapalhar os gestores, sobretudo na carga tributária, uma vez que esta incide de forma diferente para cada modalidade — afinal, a jornada de compra, o público-alvo e as personas são diferentes.
Nesse contexto, os processos de compras precisam ser adequados para cada modalidade de comércio. Prospecção, exposição, abordagens, publicidade formas de pagamentos, logística, entre outros quesitos são diferentes no e-commerce B2B e o B2C: cabe ao negócio identificar as diferenças e aperfeiçoar os processos internos e externos.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre e-commerce B2B e o B2C, que tal ficar por dentro das melhores práticas de marketing e vendas? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!