Até alguns anos atrás, ter um site era o suficiente para que uma empresa marcasse sua presença na internet. E isso até que fazia sentido numa época em que o total de usuários da web não passava de um punhado de milhares de pessoas distribuídas ao redor do mundo.
No entanto, como a gente bem sabe, as coisas mudaram bastante de figura e, hoje, mais do que ter uma página no ar, as empresas precisam pensar também na importância da presença online da sua marca.
Mas o que seria essa tal presença online? Como isso pode afetar os números de um negócio na internet? É o que veremos aqui no post. Confira!
O conteúdo digital e a importância da presença online
Mais do que “estar” presente na rede, a presença online diz respeito ao posicionamento do seu negócio no ambiente digital e qual é a autoridade e credibilidade dele neste meio.
E é por isso que só ter um site, ou uma conta no Facebook, ou no Instagram, não quer dizer nada (a menos que exista uma bom engajamento do público com o que é feito ali). É aí que entra o poder do conteúdo.
É por meio do conteúdo que você pode definir o tipo de mensagem que deseja passar para o público, criar engajamento com ele e ainda ganhar alguns pontos de otimização com o Google. O que é bom para qualquer tipo de negócio, no final das contas.
No entanto, é impossível ter um bom conteúdo sem antes ter um bom planejamento. Veja mais sobre isso no tópico a seguir!
Planejamento é tudo
Outro dia mesmo falamos por aqui sobre como escolher um bom nicho para o seu e-commerce, algo que é impossível de ser feito sem um planejamento prévio. Planejamento este que também vale para a criação de conteúdo e de presença online do seu negócio.
O que acontece é o seguinte: quando você planeja com quem e como irá falar na internet, você acaba percebendo também como a sua marca irá atuar na rede.
E é essa atuação que aponta o caminho que a sua empresa irá percorrer durante um tempo, tanto com respeito a parcerias de negócios (com outras empresas que tenham relevância com a sua mensagem) quanto com o tipo de cliente que você deseja ter.
O poder do design na presença digital
Agora, não adianta nada ter uma excelente mensagem se ela não estiver sendo entregue de uma maneira bem profissional e eficiente. Daí vem a necessidade de se ter também um bom design, seja no seu site ou em sua loja virtual.
Mais do que ser algo “bonito”, o bom design diz respeito a forma, função e credibilidade das suas páginas da web. Ou seja: quando um layout está realmente bem feito (forma), ele não deixa ninguém perdido durante a navegação (função) e ainda transmite confiança naquela marca (credibilidade).
E isso sem contar que páginas bem desenhadas ainda consomem menos banda da internet do usuário e também do seu servidor trazendo diversos tipos de resultados positivos para o seu negócio.
O efeito ROPO
Por fim, para aqueles que trabalham com lojas que atuam tanto dentro quanto fora da web, é bom ter em mente que uma boa presença online pode ajudar a ganhar pontos com algo relativamente novo, que foi nomeado como efeito ROPO (research online, purchase offline, ou “procure online, compre offline”).
Com isso, como foi observado em um artigo do próprio Google, alguns clientes podem encontrar o que procuram no site da sua empresa, no entanto, optar por fazer a compra na loja física. E aí, em alguns casos, acontece até mesmo do cliente gastar o dobro neste loja física do que ele gastaria no ambiente digital.
Pronto, agora que você já sabe qual é a verdadeira importância da presença online para o seu negócio, que tal começar a trabalhar isso no seu e-commerce?
Curtiu o post? Então aproveite para compartilha-lo em suas redes sociais!