fbpx

Entenda o comportamento de compra do consumidor online

Os números do comércio eletrônico não param de impressionar no Brasil. O país tem se adaptado muito bem a esse método de compra e venda, e prova disso são os números que crescem anualmente. Assim, o consumidor online tem recebido cada vez mais atenção de profissionais de marketing e empreendedores. 

Mas afinal, o que diferencia os e-shoppers, como são conhecidos, dos consumidores tradicionais? Quais fatores influenciam sua decisão de compra? Quais são os diferenciais que eles procuram? Se você ficou curioso para descobrir as respostas, confira este texto até o final!

Números do e-commerce

Na contramão da crise, o comércio online tem crescido substancialmente nos últimos anos. Só em 2016, de acordo com o relatório Webshoppers, o setor faturou R$44,4 bilhões e teve um crescimento de 7% em relação a 2015. 

Também em 2016, de acordo com o mesmo relatório, o número total de consumidores online ficou em 48 milhões de pessoas — o que é bastante impressionante, concorda? 

Outro dado interessante mostra o aumento no uso do smartphone para realizar transações comerciais. De acordo com a Ebit, empresa que mede a performance de empresas do setor, o dispositivo móvel foi a plataforma usada em 21,5% das compras na internet no Brasil em 2016. 

O consumidor online

O processo de consumo é tema de diversos estudos científicos. Agências de comunicação, psicólogos e neurocientistas têm pesquisado os fatores que influenciam a mente humana na hora de escolher e adquirir um bem de consumo. Confira alguns pontos levantados: 

Papel social e cultural 

Dado que o ser humano é um ser social, pode-se supor que grande parte de suas atividades seja sublimada pelo contato com outros. Portanto, o processo de compra de um indivíduo sofre influências do grupo social e cultural nos quais ele está inserido. Esse fator vale tanto para o consumo online quanto para o offline. 

Medos e necessidades 

O consumidor online é mais receoso em relação à procedência do produto e a reputação da loja em que está comprando. Assim, é comum que haja uma checagem em sites como o Reclame Aqui antes que uma transação seja efetivada. Como consequência, as empresas precisam criar mecanismos para conquistar a confiança desses compradores. 

Atrativos do e-commerce 

O consumo online tem importantes diferenciais que ajudam explicar o sucesso do setor. Confira alguns deles: 

Grande número de opções 

Longe das limitações geográficas, o consumidor online encontra uma vastidão de opções de lojas, produtos, preços e formas de pagamento. Dessa maneira, é comum que ele pesquise e compare diversos locais antes de fechar um negócio

Mobilidade

A locomoção, principalmente em grandes cidades brasileiras, pode ser um problema atualmente. Portanto, o comércio pela internet se mostra uma facilidade extremamente atraente para os consumidores, que podem comprar do conforto de suas casas. 

Frete grátis 

Alguns sites, dependendo do valor consumido, tem o diferencial do frete grátis. É claro que esse tipo de oferta não é um padrão para todas as lojas eletrônicas. Afinal, deve-se levar em conta o retorno sobre o investimento e as margens de lucro da empresa. 

Como você pode ver, o setor de e-commerce não para de crescer. Assim, o consumidor online tem ganhado o holofote das estratégias de venda. Quer aprender a conquistar esses clientes? Veja como é importante contar com uma assessoria para e-commerce!