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Entenda o que é e como calcular o ROI do seu e-commerce

Muitas empresas investem muito para alcançar os números desejados de retorno. No entanto, esse acompanhamento sobre a quantia e métricas restituídas depois de tantos gastos não é realizado.

E você: sabe como calcular o ROI do seu negócio? Quais são os seus meios de analisar se o investimento está proporcionando o retorno esperado?

Explicamos, neste texto, tudo sobre essa métrica essencial para estudar os resultados de um investimento e o que você precisa saber para colocá-la em prática dentro do seu negócio. Confira!

O que significa ROI? 

Derivado da expressão em inglês Return Over Investment (Retorno Sobre Investimento, em tradução livre), o ROI surgiu da necessidade de as empresas acompanharem quanto elas ganharam (ou perderam) sobre algum investimento. 

O cálculo é feito em diferentes estratégias do marketing digital, facilitando as análises de empresas online. Com essa métrica, as instituições conseguem um resultado mais específico sobre qual ação está alcançando os objetivos desejados e o que não produz os números esperados.

Qual é a função desta métrica para um e-commerce?

Para entender como calcular o ROI, é necessário conhecer quais são as principais áreas que utilizam esse acompanhamento na hora de compreender a sua eficácia. 

Sendo assim, o ROI é calculado a partir de estratégias como as de:

  • SEO;
  • blogs corporativos;
  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • mídias sociais.

Além disso, ele também consegue ser trabalhado para confirmar o sucesso de um produto ou se a nova página do e-commerce está agradando os usuários a ponto de melhorar as vendas.

Por que é importante calcular o ROI em um negócio? 

Muitos empresários investem em diferentes empresas buscando alcançar os seus objetivos, ou seja, agradar o público-alvo por meio de produtos ou serviços de qualidade e gerando lucros. Contudo, isso nem sempre é uma tarefa simples e os resultados são difíceis de serem analisados quando não existe o acompanhamento correto.

Portanto, quando um profissional sabe como calcular o ROI, é possível investigar quais áreas do negócio estão gerando os números esperados e o que precisa ser otimizado na busca pelo retorno ideal. Trabalhar com o acompanhamento desta métrica significa compreender os erros e acertos e elaborar novas estratégias para que os números sejam cada vez melhores.

Como calcular o ROI no e-commerce? 

Agora que você já conhece a definição de Retorno Sobre Investimento e qual é a importância dessa métrica para um comércio digital, vamos explicar como esse cálculo é realizado.

A fórmula do ROI é:

ROI = (Receita-Custo/Custo) x 100

O cálculo oferece duas possibilidades: ser realizado envolvendo todas as áreas do e-commerce ou analisando cada investimento de maneira separada para obter um resultado mais específico para cada setor.

Nesse cálculo, a receita é tudo aquilo que a empresa arrecada por meio das suas vendas. Enquanto isso, o custo compreende as despesas essenciais que são usadas para garantir a viabilidade de um investimento.

Quais variáveis precisam ser analisadas na hora da mensuração? 

Com os resultados em mãos, é possível estudar diferentes questões que vão auxiliar na hora de descobrir novas opções de otimização na busca pelo retorno desejado. Veja alguns exemplos:

  • as campanhas estão produzindo retornos semelhantes ou superiores aos dos concorrentes?
  • qual é a relação entre os investimentos que mais proporcionaram resultados positivos?
  • quais são os fatores que influenciaram esses números?
  • o que pode ser feito para replicar os resultados positivos para os investimentos que não estão rendendo bem?

Como saber se o resultado obtido com o ROI é satisfatório?

Uma vez que o cálculo é medido em porcentagem, é preciso analisar se o número final é positivo o suficiente para manter os custos do negócio. Ou seja, considerando que uma empresa precise de um lucro de 200% para manter o seu funcionamento, o ROI vai ser capaz de apresentar se o objetivo foi alcançado ou não.

Entender como calcular o ROI é o primeiro passo para conseguir acompanhar os resultados do seu e-commerce e descobrir maneiras de otimizar os números obtidos. Contudo, esse começo é essencial para garantir que você consiga encaminhar os investimentos para o segmento correto, melhorando cada vez mais os números.

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