Após a escolha da plataforma, contratar o sistema de pagamento para um e-commerce é o segundo passo mais importante para quem deseja abrir uma loja virtual. Entre as principais características que precisam ser analisadas na tomada de decisão estão fatores como usabilidade, segurança, preço de tarifas e suporte ao usuário.
Para uma loja virtual, é importante disponibilizar ao consumidor soluções diferentes de pagamento, pois isso permitirá que o seu empreendimento alcance um número ainda maior de clientes. Hoje, o mercado já dispõe de inúmeros formatos para pagamentos no comércio eletrônico, como cartão de crédito, débito em conta, transferências eletrônicas e boleto bancário.
No post de hoje, selecionamos algumas dicas para ajudar na hora de escolher um sistema de pagamento para o seu e-commerce:
Conheça as principais ferramentas
O mercado de tecnologia oferece soluções que se adaptam aos diferentes perfis de empresa. Entenda as principais:
- gateways de pagamento são vulgarmente conhecidos como as maquinhas de cartão do mundo virtual. Eles atuam como mediadores da interação entre o lojista e as bandeiras de cartão de crédito;
- intermediadores de pagamento permitem que as lojas online realizem transações pela internet sem que as empresas precisem assinar contratos burocráticos com bancos e operadoras. Entre os intermediadores de pagamento mais conhecidos do mercado estão PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, Moip;
- contratos com o adquirente são aqueles em que o comerciante firma uma parceria diretamente com as empresas responsáveis por realizar transações via cartão como Rede, Cielo, Elavon, Getnet, entre outras. Nesse caso, não existem intermediadores nas operações de pagamento.
Integração com a sua plataforma de e-commerce
Todos os modelos de pagamento possuem funcionalidades e capacidades diferentes de processamento, e esses aspectos precisam ser compatíveis com a sua loja virtual.
É por esse motivo que a integração com a sua plataforma de e-commerce é um passo importante no processo de escolha da ferramenta de pagamento, pois é dessa forma que as duas tecnologias vão dialogar e realizar as transações em seu comércio.
Avalie o custo-benefício
É importante saber os valores de mensalidade, como funciona a política de suporte ao cliente e cancelamento de contrato, valores das taxas por transação, segurança do sistema, interface antifraude, entre outros. Esses motivos reforçam a importância de pesquisar o custo-benefício oferecido pelas diferentes opções de ferramentas disponíveis.
Pesquise o mercado e encontre a alternativa mais adequada para o porte e fluxo de vendas de sua empresa, além da opção que caiba no seu bolso. Nesse momento vale também criar uma boa relação com seu fornecedor de tecnologia, pois isso pode lhe garantir taxas mais atraentes e outros benefícios para sua empresa.
Gerenciamento das transações
O gerenciamento das transações realizadas é a alma de um sistema de pagamento. Essa gestão é responsável não apenas por executar as operações, mas também por enviar reportes durante o processo de pagamento e disponibilizar informações sobre a finalização de cada operação.
Um sistema que conte com uma boa gestão de transações também disponibiliza às lojas informações detalhadas sobre a recusa de um pagamento e valores, além de ferramentas que permitam a consulta das operações realizadas.
Ainda que o mercado tenha muitas opções disponíveis, é essencial entender que cada uma se ajusta melhor aos diferentes portes e necessidades das empresas. Então, na hora de escolher o sistema de pagamento para um e-commerce, observe qual é a demanda da sua loja virtual e, a partir disso, opte pelo formato mais adequado.
Agora que você já sabe como escolher o sistema de pagamento para um e-commerce, que tal continuar acompanhando outras novidades sobre o mercado digital? Siga nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo: estamos no Facebook, Linkedin e YouTube!