A experiência do usuário na internet é vital para o sucesso de uma empresa, principalmente no caso das lojas virtuais. Na verdade, vale dizer que esse conceito nunca esteve tão em evidência e há boas razões para isso.
Uma vez que as pessoas estão cada vez mais presentes nos meios digitais, é natural que elas busquem experiências mais práticas, rápidas e eficientes.
No que diz respeito ao consumo de produtos e serviços em e-commerces, obviamente, não é diferente. As marcas que não oferecerem boas experiências perderão espaço e correrão sérios riscos de fracassar.
Se você quer construir um negócio campeão de vendas, é essencial ficar por dentro deste assunto. Neste artigo, vamos destacar o que é experiência do usuário, qual sua importância no e-commerce e quais as melhores práticas. Confira!
O que é experiência do usuário?
A experiência do usuário consiste na percepção da pessoa ao acessar sua página, seu blog, suas redes sociais, seu aplicativo ou outro meio digital. Ela diz respeito à facilidade com a qual o visitante consegue completar uma determinada tarefa.
Em um cenário que integra diversos aspectos, como desenvolvimento web, design e comportamento de navegação, o objetivo é fazer com que o usuário tenha a melhor interação possível, de forma que suas necessidades sejam atendidas ou seus problemas resolvidos.
Quanto mais facilidades seu e-commerce oferecer, mais chance de uma venda ser efetivada.
Qual é sua importância no e-commerce?
Em toda compra online, existe um consumidor por trás dos processos. Assim, se o visitante viver algum tipo de experiência ruim, você corre o risco dele ir embora e nunca mais voltar ao seu site. Por outro lado, quando a experiência é agradável, as chances de a sua loja lucrar aumentam substancialmente.
Um site simples, com boa estética e interface amigável, por exemplo, trará mais facilidade para o cliente em sua jornada de compra. Pensar na melhor experiência do consumidor no e-commerce, portanto, é um investimento que costuma valer muito a pena.
Quais as melhores práticas?
Existem algumas boas práticas que facilitam a vida do possível comprador e aumentam suas vendas. Confira três delas a seguir.
Estética atrativa e intuitiva
A estética não é o elemento mais importante para um e-commerce, mas é essencial para proporcionar uma boa experiência ao usuário. A primeira impressão é primordial para o consumidor ter uma boa interação em sua página.
Dessa forma, uma interface atrativa promove o fortalecimento da confiança do visitante, pois indica que a navegação será agradável.
Arquitetura da informação bem apresentada
A arquitetura da informação refere-se à forma como as informações são disponibilizadas em um site. Assim, é essencial colocar as informações mais importantes em destaque e direcionar a atenção das pessoas para os locais certos. Isso será crucial para gerar conversões.
Checkout rápido e seguro
A página de checkout é responsável por efetivar as vendas de um e-commerce. Por isso, é primordial que ela seja bastante objetiva e clara para influenciar o comportamento do consumidor de forma positiva.
Além disso, também é indispensável deixar bem claro para o usuário que ele está em um ambiente totalmente seguro. Assim, deixe o símbolo que indica que seu site é seguro bem visível. Isso trará melhores resultados.
O que achou dessas dicas sobre a experiência do usuário no e-commerce? Seguindo essas dicas, você proporcionará muito mais facilidade para o visitante da sua loja.
Isso, por si só, possibilitará um ambiente mais dinâmico e mais alinhado com as necessidades desse novo consumidor. Quando você investe nesse tipo de trabalho assegura mais vendas e mais resultados para o seu negócio.
Para que a sua estratégia seja ainda mais efetiva, recomendamos que entenda o comportamento de compra do consumidor online. Boa leitura!