Para quem tem um e-commerce com vendas ativas, dedicar tempo para uma análise semanal de conversão pode ser um desafio, já que o tempo de um gestor de qualquer negócio é um ativo muito escasso.
Atender pedidos, dar atenção aos clientes, atualizar estoques, colocar pedido de compras e acima de tudo, entender seu mercado e criar ações para desenvolver seu negócio é o core business de um empreendedor de vendas online. Com tudo isso acontecendo, sobra pouco tempo para dedicar-se ao marketing digital, não é mesmo?
Foi pensando nisso, e por saber da importância de cuidar de forma recorrente de seu dinheiro investido em anúncios online, que a e-Launch disponibilizou uma ferramenta simples, prática e poderosa para você, gestor de e-commerce que já tem vendas ativas em sua loja virtual. Com ela você vai precisar apenas de 10 minutos semanais para manter seu tráfego convertendo em vendas com melhoria constante de sua conversão.
Veja como funciona o funil do e-commerce na prática:
Nós entendemos que somente gerar tráfego não é suficiente. Sua loja virtual precisa gerar resultados e isso está longe de ser uma tarefa fácil, especialmente em um mercado dinâmico e competitivo como o canal online. Por isso você precisa de análises práticas e rápidas para seu dia a dia.
É necessário existir em sua operação um ciclo composto pelas seguintes ações: Planejar, executar o plano, analisar os resultados obtidos e agir com base nessa análise.
Como melhorar a conversão de seu e-commerce e gerar resultados?
Somente analisar não é suficiente, é preciso também gerar ações com base na análise para o resultado vir. Veja a seguir uma rotina saudável para o crescimento de seu faturamento online.
✓ Defina metas mensais de vendas e conversão.
✓ Acompanhe e compare, semana a semana, a projeção de como vai fechar o mês com a meta estabelecida.
✓ Encontre de forma visual e simples os gargalos de seu funil
✓ Analise dados de rentabilidade de seus investimento
✓ Crie com um guia de ações para corrigir cada gargalo encontrado para agilizar sua tomada de decisão
O vídeo acima demonstra como conseguimos, com uma ferramenta simples que você pode baixar e começar a usar hoje mesmo, colocar em prática essa rotina sem tomar muito tempo de seu dia a dia.
Resolvendo os gargalos do funil de conversão no e-commerce
Dedicamos uma das abas da planilha do funil do e-commerce com uma lista de prováveis causas na queda de conversão em cada ponto do funil, cada uma delas com ações sugeridas para ajudar gestores de lojas virtuais a tomar decisões assertivas para otimizar sua conversão. Confira algumas delas:
Causas para a queda na conversão de visitantes em carrinhos de compras:
Qualidade do tráfego
Suas políticas comerciais (Preço, Promoções, incentivos que levam clientes a colocar mais produtos no carrinho.
Disponibilidade dos produtos (Checar se estoques da curva aí mudaram nesse período)
Entre outras.
Causas para a queda na conversão de carrinhos de compras em novos check outs:
Problemas com cadastro ou login do cliente na plataforma.
Políticas de frete que afetam prazo de entrega ou custo de envio.
Além de outras causas. Nesta aba dedicada a facilitar a criação de ações assertivas também falamos nas possíveis causas para a queda da conversão do check out para a venda concluída.
Como saber se meu investimento em anúncios em Google Ads e Facebook Ads é rentável?
Para ajudar a entender essa questão, a planilha do funil do e-commerce trás de forma organizada e quase totalmente automática, o cálculo de importantes indicadores como CAC, que é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, ROAS, que explica o Retorno sobre Investimento em Anúncios e outros valores importantes para sua análise.
Se você ainda não baixou essa planilha e gostaria de utilizar em sua gestão de marketing digital para agilizar seu dia a dia e ter mais tempo para focar em seu negócio, então acesse agora essa ferramenta prática de análise de conversão e tomada de decisão.