joker123 Gateway de pagamento: saiba o que é e porque usá-lo no e-commerce

Gateway de pagamento: saiba o que é e porque usá-lo no e-commerce

Um dos principais elementos no que se refere à realização de vendas na internet é o gateway de pagamento — uma solução robusta que pode trazer diversos benefícios para todo e qualquer tipo de comércio eletrônico. 

Diferentemente dos intermediadores, como PayPal, Moip e PagSeguro, os gateways permitem que os lojistas tenham uma maior autonomia em seu próprio negócio. Quando utilizados de forma estratégica, possibilitam uma série de ações que têm como objetivo o aumento das conversões.   

De qualquer maneira, a seguir, apresentaremos os principais pontos em relação a um gateway de pagamento. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira! 

Mas afinal, o que é um gateway de pagamento?

É uma interface computacional que efetua todos os procedimentos associados à gestão, ao envio transferência e ao recebimento dos dados relativos às operações de pagamentos, criando uma ponte tecnológica entre as lojas virtuais e os operadores financeiros. Basicamente, é disso que trata um gateway de pagamento. 

Para que essa conexão seja possível, é necessário estabelecer um vínculo direto com os bancos e com as administradoras de cartão. O processo não é complicado, mas o recomendado é contratar uma empresa com conhecimento especializado em e-commerce para ajudá-lo não apenas a realizá-lo, como também a escolher o gateway ideal.  

Como funciona?

É fácil de entender o funcionamento de um gateway de pagamento quando se sabe, por exemplo, que ele nada mais é do que o terminal de cartões de crédito das lojas virtuais. Em outras palavras, essa solução está para um e-commerce do mesmo modo que as tradicionais maquininhas de cartão estão para as lojas físicas, por exemplo. 

Em termos mais técnicos, quando o cliente fornece as informações de compra na página de checkout, o gateway “pegará” esses dados e os enviará para os adquirentes (Cielo, Rede, Stone, etc) ou bancos. 

Por que utilizá-lo no seu e-commerce?

Quanto ao porquê da utilização de um gateway de pagamento no seu e-commerce, nada melhor do que conhecer quais são os seus benefícios. Os principais incluem:

  • fácil integração com os bancos e adquirentes (a integração é única, eliminando as complicações e a necessidade de integrar um por um);
  • maior agilidade nas transações (o tempo de aprovação dos pedidos é bem menor quando comparado aos intermediadores de pagamento);
  • taxas reduzidas (é possível negociar melhores taxas de acordo com o volume de vendas);
  • relatórios gerenciais (essenciais para avaliar a performance do negócio).

Além disso, os gateways também transmitem maior segurança para o cliente, pois todas as transações são realizadas dentro da loja: as informações inseridas na interface são enviadas diretamente ao banco, garantindo o sigilo dos dados.  

Para concluir, vale repetir: procure uma empresa especializada em comércio eletrônico para auxiliá-lo na escolha do gateway de pagamento ideal. Diante da importância desse sistema para o sucesso das vendas, a ajuda de especialistas certamente contribuirá para o processo de implementação. 

Gostou do artigo que preparamos para você? Caso queira saber mais sobre esse e outros assuntos, conte com a nossa equipe, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as dúvidas que tiver!

Open chat