Assim como em uma loja física, o estoque do e-commerce tem o objetivo de regular as vendas e assegurar que os produtos ofertados serão entregues no prazo proposto. Surge aqui, então, a necessidade de realizar uma gestão de estoque no e-commerce eficiente, evitando atrasos e outros problemas que podem levar ao cancelamento do pedido.
Em geral, esse tipo de situação ocorre por falta de controle acerca dos processos de alocação, manejo, picking (separação e preparação de encomendas) e sobretudo pela má organização das atividades de logística interna.
Quer entender como tornar a gestão de estoque no e-commerce mais eficiente? Veja algumas dicas indispensáveis para otimizar sua loja virtual:
Quais os principais tipos de estoque?
Em linhas gerais, o estoque se refere aos materiais a serem comercializados por uma empresa ou marca. Existem diferentes características e tipos que atendem o perfil do negócio, e isso requer formas distintas de administração e controle. Veja os principais tipos:
Estoque físico único
É o estoque convencional (em galpão, sala, armário, etc.) administrado pela empresa, geralmente prevendo uma futura demanda. Nele somente estão armazenados os produtos de um só e-commerce. Permite a gestão única de produtos, mas, em contrapartida, exige um controle maior para evitar perdas e atrasos na entrega.
Compartilhado
É o estoque de produtos que servem tanto para abastecer a loja física quanto a loja virtual, utilizado por empresas que atuam nos dois canais. Apesar de gerar mais economia por ser um mesmo espaço, o estoque compartilhado requer a integração da gestão para evitar que o mesmo produto (que pode ser o último) seja vendido nas duas lojas.
Terceirizado
É o estoque em que um terceiro é o responsável por armazenar. Pode ser um fornecedor ou distribuidor, mas há diferenças. A primeira ocorre quando o fornecedor é o responsável pelo armazenamento, controle e entrega, chamada de dropshipping.
Na segunda, o fornecedor é responsável apenas pelo armazenamento e controle, cabendo ao vendedor entregar o produto, chamada de cross docking.
Descentralizado
É semelhante ao estoque físico, só que há mais de um ponto físico em que os produtos são armazenados conforme os critérios e necessidades da empresa. A vantagem é que podem ser formados de acordo com o perfil do cliente daquela região, facilitando a entrega.
Pode aumentar os custos e a atenção com a integração. Contudo, pode trazer bons resultados se a estratégia for bem executada.
Consignado
O estoque consignado é mantido por terceiros, a exemplo do fornecedor que envia diretamente para o seu cliente quando você efetua uma venda. Ele é gerido por distribuidores, clientes, entre outros. O processo de separação, guarda e envio é pré-definido em acordo.
Como definir uma boa estratégia de gestão de estoque no e-commerce?
Agora que já conhece os principais tipos de estoque, é o momento de iniciar a estratégia. Para isso, é importante:
Defina o tipo de estoque
Estabelecer o tipo de estoque da loja virtual vai ajudar bastante na sua gestão. Para isso, é importante conhecer a fundo a empresa, a sua proposta, produtos que comercializa, seu público e seu sistema de funcionamento.
A escolha vai impactar diretamente as decisões de gestão, o que influenciará pontos como o volume ocupado pelos produtos, orçamento, como tratar o aumento e diminuição da demanda, entre outros aspectos.
Mantenha o controle
A gestão eficiente exige controle para não perder a noção, além de avaliar quais produtos têm maior saída e quais não têm. Dessa forma, é possível fazer pedidos conforme a demanda, evitando que os pedidos não sejam atendidos. Também ajuda a fazer promoções e saldões para escoar produtos parados ou para renovar o estoque.
Por essa razão, todas as saídas e entradas devem ser contabilizadas, utilizando planilhas ou um CRM de gestão.
Mapeie o fluxo do estoque
Mencionamos a prática de picking, para a separação e embalagem para dinamizar a saída dos produtos. Além dessa prática, é indispensável ter uma noção clara dos seus itens. Isso se faz com a análise do histórico de vendas, permitindo considerar e prever os períodos sazonais como Natal e dias das mães.
Como você viu, manter a gestão de estoque no e-commerce requer atenção e controle rígido. Gostou desse post e quer continuar acompanhando outras novidades sobre o assunto? Siga nosso perfil no Facebook, LinkedIn e Youtube e não perca nenhum conteúdo!