Para gerar mais tráfego e escalar as vendas de um e-commerce, estar presente no Google Shopping é uma estratégia muito bem vinda. Essa mídia funciona como uma vitrine dentro das buscas do Google e é uma excelente forma de conectar o consumidor com a sua loja virtual.
Com capacidade para trazer ótimos resultados, anunciar no Google Shopping tem sido uma escolha crescente de muitas lojas online. Para conquistar um retorno positivo que aumente as vendas, você deve compreender o passo a passo de como ele funciona e o que é preciso para anunciar.
Continue lendo para entender tudo sobre essa ferramenta e aproveitar todo seu potencial no seu e-commerce:
O que é Google Shopping?
O Google Shopping, como o nome já deixa explícito, é um serviço oferecido pelo Google diretamente na plataforma de busca. Como já introduzimos anteriormente, ele funciona como uma vitrine dentro das buscas do Google: por exemplo, se você pesquisar por “calça jeans”, ele vai retornar uma espécie de vitrine de anúncios das mais variadas lojas.

Essa exibição de anúncios foi criada em 2011 com intuito de facilitar a busca de produtos, a comparação de preços e a compra. Além desse formato, o Google Shopping também possui uma página de busca exclusiva que funciona como uma marketplace onde o usuário pode buscar produtos por categoria, marca ou palavra chave.

A conversão de um e-commerce é em média 1,6%, já um produto anunciado no Google Shopping possui uma conversão média de 2,5%. Esses números já demonstram como a plataforma pode ajudar a alavancar vendas, por isso você precisa aprender a anunciar da forma correta se quer aproveitá-la!

Como anunciar no Google Shopping?
O primeiro passo para anunciar no Google Shopping e colher os frutos desse aliado incrível, é se cadastrar no Google Merchant Center. Essa ferramenta ficará responsável por coletar todos os dados dos seus produtos e disponibilizá-los nas campanhas.
1- Criando uma conta no Merchant Center
Acesse o site do Google Merchant Center e faça o login com a sua conta Google (preferencialmente a mesma conta que você utilizou no Google Ads).

2 – Cadastrando produtos no feed
Agora que você está dentro da plataforma, você irá adicionar seus produtos no feed do Merchant Center.
Vá até a aba “produtos” e selecione a opção “ver todos os métodos” para selecionar a forma como vai subir os produtos.

Agora, você poderá escolher um nome para o seu feed, além da forma de configurá-lo e conectar os dados ao Merchant Center. Existem 4 opções disponíveis:
- Por planilhas Google:
Você atualizará os dados do seu produto no Planilhas Google, e eles serão aplicados automaticamente à sua conta;
- Busca programada usando sua plataforma de e-commerce (mais recomendado):
Você hospedará um arquivo com dados no seu website com a possibilidade de definir um horário recorrente para o Google buscar atualizações. Elas serão aplicadas na sua conta somente quando ocorrer a busca;
- Por upload:
Você manterá um arquivo com dados no seu computador e fará o upload regular dele na sua conta por meio de SFTP, FTP ou do Google Cloud Storage, ou fará um upload manual;
- Por API Content:
A API Content for Shopping permite que você faça o upload das informações do produto automaticamente. Isso facilita a descoberta nos anúncios do Shopping.

3 – Vinculando o Merchant Center ao Google Ads
Para finalizar o processo, você precisa ter uma conta no Google Ads, com isso, dentro do Merchants Center, vá até as configurações e selecione a opção Vinculação de contas. Clicando em Vincular conta na aba do Google Ads você verá a alteração no status para vinculado.
Encerrando essas etapas, sua conta estará pronta para anunciar no Google Shopping dentro do Google Ads. Apesar da configuração ser relativamente simples (principalmente se você utilizar o método de busca programada), é muito importante lembrar que anúncios trabalham com custos variáveis e métricas que precisam sempre ser analisadas para otimizar as campanhas e buscar um retorno positivo do seu investimento. Por isso, vale contar com especialistas na hora de construir os anúncios do zero, evitando as chances de erros, e claro, de perder dinheiro também.
Melhores práticas dos especialistas para anunciar
Para ter sucesso na criação de campanhas do Google Shopping, não basta configurar e colocar investimento achando que as vendas vão aumentar em um passe de mágica. Como tudo no marketing digital, você precisa ter uma boa estratégia para aplicar com sabedoria nas campanhas. Determinar um objetivo é um dos principais fatores, e você pode começar escolhendo os melhores produtos para anunciar.
Defina com cuidado todos os produtos que serão anunciados
Não há necessidade de cadastrar todos os produtos no Merchant Center! Uma análise com atenção a variedade de estoque que você possui é essencial para ir bem nos anúncios.
Busque observar tendências do mercado e colocar foco nos produtos que carregam essas características, como também, aqueles que são o carro-chefe do seu e-commerce e podem ajudar na hora de aumentar o seu ticket médio.
Elabore muito bem cada anúncio
Se você quer atrair um volume de visitas para o seu e-commerce, saiba que é preciso desenvolver cada anúncio pensando na geração de visibilidade, isto é, o público precisa ver o anúncio e entender com clareza todas as informações sobre o produto, além de despertar o desejo de ir até o seu site e possivelmente, comprar.
Trabalhar títulos chamativos, que descrevem bem o produto em poucas palavras, sem ultrapassar o limite de caracteres é fundamental. Além disso, as fotos do anúncio precisam ser bem elaboradas. Procure usar imagens com boa resolução, cores e posições que destaquem o produto em cena.
Afinal, vale a pena anunciar no Google Shopping?
As vantagens de anunciar no Google Shopping são grandes diferenciais para alavancar o seu e-commerce, podendo aumentar o número de pedidos logo no início. Porém, para garantir o sucesso, é necessário avaliar alguns pontos importantes, como o seu site, que deve passar credibilidade e funcionar bem para dispositivos móveis, logo que a maioria das compras acontece no celular.
Outro fator essencial é entender os custos de anunciar nessa mídia e saber analisar as métricas, que são fundamentais para rentabilizar o investimento. Ter um acompanhamento com visão dos concorrentes, otimizando as campanhas e analisando a relevância das mesmas é muito importante para não fracassar nos anúncios do Google Shopping!
Também é importante lembrar que o Google Shopping é uma estratégia de retorno rápido, mas que não deve ser a única fonte de vendas do seu e-commerce. Para crescer com segurança e de forma rentável e escalável, é necessário trabalhar outras formas de alavancar vendas, pulverizando seus investimentos e utilizando estratégias em várias frentes do seu negócio.
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