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Google Shopping: suas principais dúvidas respondidas

É difícil pensar em uma área de tecnologia sem a presença do Google. A empresa americana, com seus diversos aplicativos e recursos, é parte integrante da vida de muitas pessoas. Isso também é verdade para donos de e-commerces, que podem contar com o Google Shopping para aumentar alavancar suas vendas.

Você sabe o que é o Google Shopping? Não? Pois então, confira, neste post, o que é o Google Shopping e quais são os benefícios dessa ferramenta!

O que é o Google Shopping?

A maneira mais fácil de entender a essa pergunta é imaginando a rotina de um shopping center tradicional: diversas lojas vendendo os mais variados produtos. A premissa do Google Shopping é a mesma: quando alguém faz uma pesquisa por um produto, ela consegue visualizar opções de diferentes lojas na página de resultados.

É óbvio que essa busca precisa ser realizada dentro do próprio Google, que vai mostrar os produtos de acordo com a correspondência desses com os termos buscados. E, assim como em shopping comum, a venda final é sempre realizada por cada loja. Portanto, é preciso ter um e-commerce ou uma loja física onde os clientes possam ir para finalizar a compra.

Como começar a usar o Google Shopping?

O primeiro passo para anunciar no Shopping do Google é incluir os produtos do seu comércio no Merchant Center. Depois de realizar esse procedimento, as atualizações no inventário do seu e-commerce ficarão vinculadas automaticamente por meio de um feed de produtos.

Entretanto, isso ainda não é tudo que precisa ser feito para aparecer nos resultados de busca. O Google Shopping é, em última instância, um sistema de publicação de anúncios. Portanto, é preciso conectar a conta do Merchant Center com a do AdWords antes de ter os produtos exibidos pela plataforma.

Uma vez dentro do Google AdWords, basta criar uma campanha de Shopping, escolhendo os produtos, orçamento, localização etc. Um detalhe importante é que esse modo de campanha não permite a escolha de palavras-chave, sendo as informações dos produtos as responsáveis pela ativação dos anúncios nas buscas.

Quais as vantagens em se usar o Google Shopping?

Alguns dos benefícios que uma empresa pode obter ao usar o Google Shopping são:

Maior visibilidade

Se você realizar uma busca do tipo “comprar TV” no Google, vai notar que os resultados do Shopping vão aparecer em destaque na parte superior da página. Além disso, esses anúncios têm imagem, descrição, preço e site — o que os tornam atraentes para o público.

Mais conversões

Os anúncios no Google Shopping tendem a ter um ROI (retorno sobre investimento) maior do que os outros tipos. Isso acontece porque, antes mesmo de clicar, o consumidor já está ciente do preço e tem interesse real em realizar a compra.

Acompanhamento de performance

O Google AdWords é uma ótima ferramenta para monitorar as performances das campanhas, facilitando a criação de relatório e visualização de resultados. Assim, quando os objetivos não estão sendo alcançados, é possível realizar mudanças rapidamente.

O Google Shopping é uma plataforma extremamente útil para comerciantes, permitindo a exibição de produtos relevantes para um público ativamente interessado em realizar uma compra. Ficou interessando no assunto? Baixe nosso e-book e aprenda a escolher a plataforma ideal para o seu e-commerce!