Estar presente no mundo digital atualmente é uma regra para quem deseja gerar mais oportunidades e expandir negócios. Se você é iniciante nessa área, saiba que é preciso dedicação para manter-se atualizado e aprender todas as estratégias.
Para te ajudar nessa jornada, preparamos um guia básico com conhecimentos que você precisa ter para começar no marketing digital. Continue lendo e confira:
Conceitos fundamentais de marketing digital
Antes de aprender e colocar em prática as técnicas e estratégias, você precisa conhecer alguns dos inúmeros termos que existem quando o assunto é marketing digital. Para iniciar do zero, foque em alguns conceitos fundamentais e vá aumentando o repertório aos poucos:
Persona
Um dos principais conceitos dentro do marketing digital é a definição de persona. No marketing tradicional trabalhamos com público-alvo, que é uma faixa da população para qual uma empresa cria seus produtos e serviços. Esses dados, porém, são muito amplos e não detalham bem com quem devemos nos comunicar. Já a persona é um personagem fictício baseado no seu consumidor ideal. Todas as definições dessa persona são específicas, detalhando seus hábitos e a sua rotina, a fim de acertar em cheio nas estratégias que serão usadas posteriormente e comunicar com mais precisão a mensagem da sua marca.
Lead
Lead é um termo básico e fundamental no marketing digital, ele representa um potencial cliente, alguém que pode se tornar uma oportunidade futura. O lead é um visitante do seu site que encontrou algum conteúdo relevante para sanar uma necessidade ou problema que ele tenha, ou seja, que já passou pela primeira etapa do funil de vendas, que falaremos a seguir.
Para acessar esse conteúdo – que pode ser um e-book ou infográfico, por exemplo – ele deixa um ponto de contato em troca, se tornando assim, um lead. Esse lead passa de ser um simples visitante para alguém que está ao seu alcance, ou seja, além dele demonstrar interesse no assunto do seu material, agora você pode se conectar novamente com ele.
É importante lembrar que isso não significa que o lead certamente irá comprar o seu produto, afinal, ele precisa entender o valor, compreender a necessidade e confiar no seu e-commerce. Para isso, utilizamos no marketing digital a estratégia do funil de vendas para analisar todo o caminho até conquistar a venda com esse lead.
Funil de vendas
O funil de vendas é utilizado para analisar as etapas de navegação desde a primeira visita a uma das páginas de um e-commerce, até o fechamento de compra. Essa ferramenta é muito importante dentro do marketing digital, afinal, ela é uma das estratégias mais assertivas para conquistar uma venda. O funil de vendas é dividido em 3 partes, e é muito importante entender cada fase do funil para conseguir captar, nutrir e converter um potencial cliente em suas estratégias.
Topo de funil
No topo do funil estão os seus visitantes que vão descobrir uma necessidade ou problema. Aqui, acontece o despertar sobre determinada dor da sua persona, portanto, é ideal oferecer conteúdos de valor que ajudem esse visitante a entender melhor sobre um assunto e solucionar uma dúvida, assim ele se torna um lead e pode partir para próxima etapa.
Vamos imaginar que uma pessoa quer começar a praticar um novo exercício, mas não gosta de fazer academia pois acha chato. Pensando nisso, você – um e-commerce de bicicletas – cria um conteúdo em que ela irá conhecer exercícios para pessoas que gostam de se movimentar e ser mais ativas, e neste conteúdo, você cita a prática de pedalar ao ar livre.
Meio de funil
Nessa fase do funil de vendas o lead vai começar a reconhecer a dor, ou seja, uma necessidade ou problema que ele possui, e claro, considerar uma solução para esse problema. Para fazer com que ele continue caminhando pelo funil, é necessário que nessa etapa você ajude-o na resolução, com dicas e técnicas para amadurecer e nutrir esse potencial cliente.
Lembra do visitante que se interessou pelo conteúdo de exercícios ao ar livre? Graças a esse conteúdo, ele despertou para a oportunidade de andar de bicicleta, contudo, agora ele está em dúvida sobre qual modelo de bicicleta escolher e quais acessórios ele deve ter.
Nesse momento os conteúdos meio de funil irão auxiliar esse lead a entender melhor como resolver esses problemas. Podemos criar e-books, infográficos ou outros materiais ricos que façam com que ele tenha certeza do que precisa. Lembre-se que você ainda não quer vender nada, apenas qualificar esse lead para que ele fique pronto para o último passo do funil de vendas.
Fundo de funil
Por fim, o fundo de funil é o momento onde os leads tornam-se oportunidades de venda, podendo ser abordados com uma oferta de compra, afinal, ele já está ciente sobre seu problema, as possíveis soluções, e certamente irá ver o seu e-commerce com confiança e credibilidade.
Na nossa analogia, depois de descobrir qual o modelo ideal de bicicleta, saber quais itens comprar e outros pontos importantes, nosso lead certamente já sabe o que precisa e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.
Durante o processo, você o ajudou com informações relevantes e com certeza ele lembra do seu e-commerce como uma referência no assunto, o que te coloca em grande vantagem para converter esse lead em uma venda!

Jornada de Compra
Baseada no conceito do funil de vendas, a jornada de compra representa o comportamento humano até a compra de um produto. Ela é um mapeamento essencial para entender melhor a sua persona e criar conteúdos assertivos para cada etapa que a mesma passa, até chegar a conversão final. A jornada de compra é dividida em 4 etapas:
1- Aprendizado e descoberta
No primeiro estágio, o consumidor ainda não sabe muito bem que possui um problema ou necessidade, e ainda está despertando o interesse para algum determinado tema.
No exemplo que citamos, quando o visitante descobre que existem exercícios que servem para pessoas que gostam de se movimentar mais, ele se encontra na fase de aprendizado e descoberta.
2- Reconhecimento do problema
Aqui, o consumidor já se aprofundou um pouco mais no tema e percebeu que possui um problema ou oportunidade.
Quando nosso visitante entende que pedalar ao ar livre pode ser algo interessante, ele está na etapa de reconhecimento do problema, pois passou a cogitar a ideia de realizar esse tipo de ação.
3- Consideração da solução
Depois de entender qual problema ou oportunidade ele possui, o consumidor começa a buscar por alguma forma de solucionar esse problema.
Ao buscar qual tipo de bicicleta é a ideal, nosso visitante está considerando a solução, tentando entender o que ele precisará comprar.
4- Decisão de compra
Ao ter todas as informações necessárias, o consumidor analisa as opções disponíveis e toma, enfim, uma decisão.
Ao validar qual o melhor modelo de bicicleta adquirir, nosso visitante agora irá analisar as opções disponíveis e, de fato, realizar a ação de comprá-la.
A jornada de compra deve ser detalhada a fim de enxergar os passos claramente e as objeções de cada etapa que um potencial cliente pode passar, levantando questões e considerando pontos importantes que deverão ser tratados dentro da estratégia de marketing digital.
Estratégias para começar a fazer Marketing Digital
Agora que você já tem em mente alguns conceitos básicos, vamos falar sobre algumas das inúmeras estratégias disponíveis dentro do marketing digital. Se você está iniciando, é importante contar com muito estudo e especialização para gerar resultados positivos e completos. Conheça algumas das estratégias iniciantes:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é utilizado para atrair o público através de conteúdos relevantes. Nessa estratégia é preciso que sejam muito bem definidos tanto a persona, quanto o funil de vendas, afinal, todos os conteúdos criados devem ser baseados em uma estratégia adequada para a jornada de compra do seu potencial cliente. O principal canal do marketing de conteúdo é o blog, que pode trazer artigos com pautas que resolvam as dores da persona.
Otimização dos mecanismos de busca (SEO)
O SEO é uma tática fundamental no marketing digital, principalmente para e-commerces, afinal, o objetivo dessa estratégia é otimizar o site para que ele se posicione melhor nos mecanismos de busca, como o Google, aumentando o tráfego de visitas e possibilitando mais oportunidades de vendas.
Essas otimizações podem acontecer em duas vertentes: on-page e off-page:
Na primeira, utilizamos técnicas para analisar palavras-chave sobre o seu negócio e qual o volume de buscas das mesmas. Feito isso, tratamos de incluí-las em títulos, descrições, cabeçalhos e todos os conteúdos disponibilizados no site da sua loja online para fazer com o Google a encontre de maneira mais fácil.
Já o SEO off-page reúne técnicas que vão além do seu site, como por exemplo, o uso de link building, que acontece quando outros sites e blogs fazem menção e direcionam para o seu e-commerce.
Marketing de Performance
O marketing de performance é uma estratégia com base em análise de dados e retorno de investimento. Nele, mensuramos os investimentos feitos em mídia paga – ou seja, quando você paga para que seus anúncios apareçam para o público – sempre analisando e ajustando o ROI (o retorno sobre investimento feito por você) para que ele seja positivo. Um ROI positivo significa que, quanto mais você investir em mídia, mais retorno você terá, possibilitando que esse investimento se torne escalável.
Todos os conceitos e estratégias podem ser trabalhados de maneira complementar a fim de aumentar os resultados do seu e-commerce, por isso, ao iniciar seu marketing digital, é muito importante contar com uma equipe especializada que consiga unir os benefícios de cada tática para seu negócio.
Entre em contato conosco e saiba como podemos, juntos, escalar as vendas da sua loja virtual e começar com o pé direito!