fbpx

Hábitos de consumo: para onde foram os consumidores das lojas físicas?

Com o avanço da tecnologia e do acesso à informação, os consumidores estão cada vez mais seguros e dispostos a efetuar compras na internet. O mercado de e-commerce cresce a cada ano e investe em melhorias para tornar a experiência de compra online cada vez melhor.

Neste artigo, vamos abordar as mudanças nos hábitos de consumo e como você pode aproveitar a transição dos clientes para o ambiente online para aumentar suas vendas. Acompanhe!

E-commerce: a escolha do brasileiro no momento de gastar

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos Connect, os brasileiros investem mais em compras online no que nas lojas físicas. Enquanto os entrevistados afirmaram gastar, em média, R$ 229 por mês em compras no shopping, o ticket nas lojas virtuais gira em torno de R$ 428.

É possível destacar alguns motivos que explicam a preferência pelo e-commerce:

Economia de tempo

As horas parecem cada vez mais curtas diante de tantas atividades no dia a dia. Ter um tempo livre para ir às compras é algo raro para muitas pessoas, que preferem a comodidade de receber os produtos em casa.

Preços baixos

Os preços encontrados em alguns e-commerces costumam ficar abaixo dos valores do mercado, o que obviamente conquista a atenção do consumidor. É comum que as pessoas verifiquem os preços em lojas físicas, mas optem por realizar a compra online.

Reviews

Muitas lojas virtuais disponibilizam comentários de clientes que já fizeram negócio no site. A opinião de terceiros pode influenciar muito a decisão de compra do consumidor, que não consegue fazer o mesmo tipo de pesquisa em uma loja física.

Comparação de produtos

O consumidor atual apresenta um forte comportamento de pesquisa no Google. Com poucos cliques, é possível visitar várias lojas virtuais e comparar preços e qualidade do serviço.

A importância de ir ao encontro dos novos hábitos de consumo

Diante dessas mudanças, os lojistas que estão fora do ambiente online correm o risco de ver suas vendas diminuírem consideravelmente. Mesmo com essa ameaça, muitos podem pensar: “Abrir um e-commerce fará com que os clientes abandonem minha loja física e terei prejuízo”.

Esse é um pensamento comum, mas que não corresponde à realidade por dois motivos:

Primeiro, seu cliente, que já está habituado com a loja física, verá no e-commerce uma facilidade a mais no relacionamento com a sua empresa. Você pode oferecer opções como retirada do produto na loja ou até mesmo troca, estimulando a compra de outros itens no local.

Segundo, ter um canal online vai aumentar o alcance de clientes por meio do Google, o que fará com que sua marca seja mais conhecida e aumentando o número de vendas. Para isso, é fundamental investir em estratégias de marketing digital.

Principais vantagens do e-commerce

Flexibilidade

Com uma loja virtual, o lojista pode gerenciar seu negócio de qualquer lugar, basta ter acesso a um PC e à internet. Além disso, não existe a limitação do horário comercial: a loja funciona 24h por dia, 7 dias por semana.

Baixo custo inicial

Por mais que sejam exigidos investimentos com plataforma, marketing digital, layout e logística, o custo ainda é menor do que o de abrir uma loja física. Além da economia com o aluguel de um espaço físico, você pode atuar com uma equipe reduzida.

Auxílio de profissionais especializados

Por ter se tornado uma ótima opção de negócio, existem no mercado diversas empresas e profissionais especializados em e-commerce que podem contribuir com o crescimento do seu negócio. Dessa forma, você pode iniciar o investimento com segurança e suporte.

A mudanças nos hábitos de consumo é uma realidade que deve ser encarada por todo lojista. Apostar no ambiente online é a melhor maneira de se adaptar às mudanças e conquistar novos negócios. Estude as opções para a sua empresa e comece o quanto antes a investir em uma loja online!

Lembre-se, se um cliente de sua loja física mudar o hábito de compra e passar a comprar no ambiente online, é melhor você estar lá com sua loja virtual, pronto para atendê-lo. Caso contrário, fatalmente ele irá comprar em seu concorrente.

Restou alguma dúvida ou gostaria de compartilhar alguma experiência? Deixe seu comentário aqui no post!