Os consumidores de hoje estão cada vez mais aversos às propagandas invasivas. O motivo é óbvio: ninguém gosta de entrar em um site e dar de cara com um pop-up imenso escondendo o conteúdo, certo? Por isso, o Inbound Marketing para e-commerce tem se mostrado algo bastante vantajoso para os e-commerces.
É claro que às vezes é necessário investir em algumas ações publicitárias para gerar reconhecimento de marca ou anunciar novos produtos. No entanto, depender apenas de campanhas pagas é insustentável em longo prazo: o ideal é não ser imediatista e abraçar uma estratégia que dê retorno constante à sua loja online.
Quer conhecer os principais motivos para investir em Inbound Marketing para e-commerce? Confira nossa lista!
1. Suas chances de ser encontrado aumentam
Para que o Inbound Marketing funcione, é necessário criar conteúdos com certa frequência. Dessa forma, você consegue incluir diversas palavras-chave e aplicar outras técnicas de SEO para ser encontrado nos mecanismos de busca, como o Google. O blog é o canal ideal para a publicação desses materiais.
Caso você queira aumentar o tráfego com mais agilidade, pode investir em anúncios patrocinados nas redes sociais ou pelo Google AdWords. Você define o orçamento da campanha e paga apenas pelos cliques que seus anúncios receberem.
2. Você conquista autoridade em seu segmento
Outra vantagem de publicar conteúdos com frequência é conquistar autoridade no seu ramo de atividade. Entretanto, é preciso que esses conteúdos sejam relevantes e ajudem os usuários em suas dores. Ao atender esses requisitos, os visitantes retornarão sempre que precisarem de mais informações.
Vamos supor que o seu e-commerce venda peças automotivas e, assim que o usuário digita “como trocar a correia do alternador” no buscador, encontra um artigo explicando o passo a passo. Logo, ele se dá conta que o seu blog tem vários outros artigos e, então, você vira referência no assunto.
3. O custo de aquisição de clientes diminui
Como dito anteriormente, no Inbound Marketing, você não impacta os consumidores com propagandas intrusivas — eles chegam naturalmente até você. Todas essas ações para alimentar os seus canais com conteúdos custam menos do que as campanhas comerciais que vemos no marketing tradicional.
4. A taxa de conversão é maior
Além de atrair o público para os seus canais, o Inbound Marketing é excelente para converter leads e clientes. As landing pages, também conhecidas como páginas de conversão, são ideais para capturar os dados dos usuários em troca de um agrado, como um e-book. Desse modo, você consegue uma base maior de contatos para trabalhar em sua estratégia de e-mail marketing.
A equipe de vendas também é beneficiada pelo Inbound. Ao contrário das ligações frias, em que você não tem ideia se os contatos precisam dos seus produtos, nesse caso, você sabe quem demonstrou interesse e o perfil de cada um. Ou seja, o atendimento é personalizado.
5. Os resultados são mensuráveis
Uma das grandes diferenças entre o Marketing Digital e o tradicional é que, no ambiente online, temos à disposição diversos dados das ações executadas. É possível saber quantas pessoas entraram em seu site, o desempenho dos anúncios, o retorno sobre o investimento, entre outras métricas. Sendo assim, você sabe exatamente quais canais e campanhas dão os melhores resultados e otimiza as suas ações.
Como você pôde perceber, o Inbound Marketing para e-commerce possibilita a atração de pessoas com o perfil desejado e auxilia na conversão. Após algum tempo de execução, você consegue diminuir o gasto com anúncios patrocinados e outras ações pagas.
Como você viu, o Inbound Marketing é um investimento que traz enormes benefícios para os e-commerces em médio e longo prazo. Quer se manter atualizado sobre as melhores estratégias para o seu negócio? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades do blog!