Não há como duvidar do sucesso do marketing: segundo dados da Digital AdSpend 2017, o investimento em publicidade online cresceu 26% em relação ao ano anterior, gerando um faturamento de R$11,8 bilhões.
Com o boom da internet experimentado há alguns anos, os hábitos de consumo mudaram completamente. Hoje, a maioria ativa dos consumidores têm acesso à internet e pesquisam na rede em algum momento no processo de compra. E para atraí-los, nada melhor do que divulgar seus produtos e serviços no canal onde eles estão conectados, não é mesmo?
Mas as vantagens não param por aqui! Se a sua empresa ainda não marca presença online, confira agora as oportunidades que você está desperdiçando por não investir em marketing digital:
Possibilidade de mensurar os resultados
Um dos aspectos mais importantes do marketing digital é a possibilidade da mensurar os resultados com exatidão.
Há várias ferramentas disponíveis e até mesmo os próprios canais de divulgação fornecem métricas que ajudam a avaliar o retorno das ações. Desse modo, é possível analisar quando uma estratégia está dando certo ou se mudanças são necessárias para conquistar os resultados esperados.
Para te dar uma prévia das informações que você pode ter, a taxa de retorno — também conhecida como ROI — por exemplo, calcula o custo entre o investimento de uma campanha e o lucro que se obteve com essa ação. Assim, você consegue saber claramente o desempenho do seu investimento em suas estratégias.
Criação de relacionamento com o ciente
O marketing digital permite estreitar a relação empresa x cliente. São muitas possibilidades, desde as redes sociais até o contato por envio de newsletters, com o e-mail marketing.
Você pode conhecer o seu público melhor, tirar dúvidas, interagir, enviar conteúdos úteis, entre outras ações.
Para isso, um CRM (Customer Relationship Management) pode ser interessante nesse processo; já que esse tipo de software mantém um banco de dados detalhado de cada cliente, como o histórico de interações, ajudando a aprimorar e tornar o atendimento mais personalizado.
Oportunidade de ganhar reconhecimento
O reconhecimento de uma marca é a ideia de fazer com que seu negócio seja referência no mercado em que atua. E esse reconhecimento pode ser conquistado com o marketing digital. O inbound marketing, por exemplo, é uma estratégia que tem como base ganhar o interesse das pessoas em vez de comprá-lo.
Se você gera um conteúdo de valor, com o intuito de informar, resolver problemas ou entreter, utilizando uma linguagem próxima e a escolha certa da ferramenta de divulgação, é provável que se tenha mais engajamento do seu público, aumentando o valor da sua marca.
A ideia é simples: você cria um posicionamento adequado para sua empresa, colabora com seus clientes e potenciais clientes e, consequentemente, passa uma imagem positiva, melhorando sua reputação no mercado.
Probabilidade maior de alcançar o público certo
Suponhamos que você faça uma ação de panfletagem: você consegue definir exatamente para quem deve entregar os folhetos? Obviamente, não!
Até dá para entregá-los em um local estratégico, dependendo do seu produto ou serviço, como faculdades, escolas ou hospitais. Mas ainda assim, fatalmente o material será recebido por muitas pessoas que não têm nenhum interesse no que você está divulgando.
Outro aspecto positivo do marketing digital é o seu alto poder de segmentação. As ferramentas têm alternativas para que seja definido quem você quer que receba sua mensagem, com características como idade, sexo, localidade, preferências, etc. Isso quer dizer que além de atingir o público certo, o alcance de clientes e potenciais clientes é bem maior.
Agora que você entendeu a importância de investir em marketing digital, que tal continuar acompanhando outros conteúdos sobre o assunto? Assine nossa newsletter e seja o primeiro a receber as novidades do blog!