Você já parou para pensar que quando alguém chega para contratar seus serviços ou comprar seus produtos, ela passou por diversas situações que influenciaram ela chegar até alí?
Hoje eu vou falar sobre uma novidade que uma pessoa descobriu ao tentar aprender mais sobre como preparar um churrasco e, pode ter certeza, que essa descoberta tem tudo a ver com o marketing digital e com estratégias que podem ser ajudar você a vender mais.
Jornada de Compra
Estes são os primeiros passos práticos para gerar boas oportunidades para seu negócio através do marketing digital
Seu Cliente Ideal
Olhando para todos os clientes que você já atendeu, qual foi aquele que mais valeu a pena? Pense tanto nos benefícios que este cliente trouxe para seu negócio mas principalmente no valor que você conseguiu entregar a ele.
Com base neste cliente, responda:
Qual a dor, ou o que mais afligia seu cliente, quando ele te procurou pela primeira vez?
Anote essa como a maior dor de seu cliente ideal mas não fique só nisto. Faça uma lista de dores que seu prospecto provavelmente tem quando busca uma solução que você entrega, seja na forma de produto ou serviço.
Caso seu cliente não tenha “dores” é porque talvez você trabalhe com produtos ou serviços que atendam a desejos… por exemplo, quando alguém procura um serviço de alarme e monitoramento de residências, provavelmente sua maior motivação está no campo das dores, como o “medo” de ser roubado ou ter sua casa invadida.
Mas se você tem uma agência de viagens, então foque nos maiores desejos, como o de conhecer um determinado destino turístico.
Sobre a jornada de compra de seu potencial cliente
Com base no seu cliente ideal, rastreie o que gerou o despertar e o influenciou durante sua trajetória até que ele contratasse seu serviço e responda as perguntas.
Despertar
Quais informações você poderia divulgar para despertar as pessoas para a necessidade ou oportunidade de adquirir o seu produto ou serviço?
Reconhecimento
O que seu potencial cliente precisa saber para entender que um problema que você resolve pode estar acontecendo com ele, ou, um desejo que você atende está ao seu alcance?
Consideração
Quais as principais dúvidas e objeções seu potencial cliente precisa sanar antes de decidir finalmente adquirir sua solução?
Avaliação e compra
Depois que seu cliente já sabe o quer e já decidiu adquirir um produto ou serviço que você oferece, o que ele compara para escolher qual o melhor fornecedor para atendê-lo?
Liste tudo sempre por ordem de importância.
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