fbpx
Skip to content
E-commerce e Marketing Digital
E-commerce e Marketing Digital
E-commerce e Marketing Digital
E-commerce e Marketing Digital
E-commerce e Marketing Digital E-commerce e Marketing Digital
  • Cresça seu e-commerce
  • Escale seu negócio
  • Como contratar
  • Blog
  • Cresça seu e-commerce
  • Escale seu negócio
  • Como contratar
  • Blog
2020, feito pelo time e-Launch
  • FALE COM A GENTE
e-Commerce
7 minutos de leitura

Logística reversa: o que é e como aplicar e beneficiar seu negócio?

  • anselmobueno
  • Author
    anselmobueno
  • Published
    21 de setembro de 2018

Tendência pelo simples fato de que as questões relacionadas à proteção do meio ambiente estão cada vez mais em evidência, a logística reversa pode ser uma de suas principais aliadas no que se refere à sustentabilidade econômica e ambiental do seu negócio.

Como você sabe, a maioria das empresas acaba gerando resíduos ao vender seus produtos. Muitas vezes, não é dada a devida atenção aos impactos desses materiais na natureza e na sociedade.

E é justamente para reduzir esses efeitos que a logística reversa já se tornou uma obrigação em diversos tipos de organização. Neste artigo, apresentamos como é possível beneficiar seu negócio aplicando a logística reversa. Continue a leitura e confira!

Mas o que é logística reversa?

A logística reversa é, basicamente, o conjunto de meios e procedimentos que visa proporcionar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos gerados com a pós-venda ou o pós-consumo dos produtos.

Diante da sua importância para o bem-estar ambiental, o conceito ganhou força em agosto de 2010 com a publicação da Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em resumo, essa lei estabelece um acordo setorial que inclui importadores, fabricantes, distribuidores e comerciantes, fazendo referência à implantação de uma responsabilidade compartilhada do ciclo de vida dos produtos.

Dessa maneira, órgãos públicos e empresas privadas atuam como parceiros, promovendo ações que diminuam o volume de lixo no meio ambiente.

O papel da logística reversa, nesse caso, está no retorno dos materiais já utilizados no processo produtivo, objetivando o reaproveitamento ou o descarte apropriado: o foco principal é a preservação ambiental.  

Como funciona?

Quanto ao funcionamento da logística reversa, não há segredo algum, basta compreender suas três etapas: na primeira o consumidor faz a devolução do produto ou da embalagem ao comerciante/distribuidor. A segunda é quando o comerciante/distribuidor faz a remessa do produto ou da embalagem para o fabricante/importador. A última é a parte em que o fabricante/importador encaminha o produto ou a embalagem para reutilização, reciclagem ou descarte adequado.  

Quais são os benefícios de sua aplicação?

A aplicação da logística reversa não contribui apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a redução de custos nos processos produtivos.

É claro que essa segunda questão vai depender das realidades da organização. No entanto, por permitir a reutilização de materiais, por exemplo, é certo que muitos obtêm essa vantagem nos seus negócios.

Sob uma visão mais ampla, a logística reversa é fundamental para o processo de coleta seletiva, sendo parte inseparável em um sistema de responsabilidade compartilhada e que tem como propósito o bem-estar da sociedade como um todo. ​

Como aplicar a logística reversa?  

Considerando o ambiente comercial (distribuidoras, lojas físicas e lojas virtuais), tudo deve começar com uma política de devoluções.

No caso de equipamentos eletrônicos e/ou industriais, é preciso descrever o ciclo de vida dos produtos, incentivando os consumidores a devolvê-los em vez de descartá-los de forma errada.

Uma vez que os resíduos retornam, o próximo passo é definir qual tratamento será dado. Lembrando que a logística reversa é um processo que só termina na reutilização ou na reciclagem dos materiais.

Enfim, o ponto mais importante está na consciência ambiental, procurando incentivar que todos os envolvidos façam a sua parte.

O que achou deste artigo. Gostou? Então veja como melhorar a logística de uma loja virtual!

Categorias

  • Agência In-House
  • Bom Negócio
  • e-Commerce
  • Marketing Digital
  • Missão
  • Planejamento
  • Quinta Digital

Conteúdos relacionados

e-Commerce Marketing Digital
6 minutos de leitura

Funil do E-Commerce: Conheça essa ferramenta prática de análise de conversão e tomada de decisão

Para quem tem um e-commerce com vendas ativas, dedicar tempo para uma...

Read More
e-Commerce
9 minutos de leitura

Remarketing x Retargeting: como aplicar ambos em seu e-commerce para vender mais

As estratégias de remarketing e retargeting podem trazer muitos benefícios ao seu...

Read More
  • E-commerce e Marketing Digital
  • Onde estamos?

    Mogi Guaçu – SP
    Rua José Badam, 244 – Jd. Cruzeiro
    +55 19 3831-1664

    • Cresça seu e-commerce
    • Escale seu negócio
    • Como contratar
    • Nossa equipe
    • Cases
    • Seja um e-Launcher
    • Blog
  • Receba conteúdos personalizados

    2020, feito pelo time e-Launch